quarta-feira, 31 de maio de 2006

O suspeito corte de Edmilson

Estava acompanhando a minha lista de e-mail e recebendo a resposta que o Virando a Casaca não vai poder fazer a cobertura do Porão do Rock (por não sermos conveniados ao sistema Globo...), ouvi nesta mesma emissora que Edmilson foi cortado da seleção brasileira. Na mesma hora veio os lances que o volante e o atacante Adriano protagonizaram durante os treinos em Weggis, Suíça. No mesmo momento, mudei de canal e acompanhei a coletiva aonde Runco, médico da seleção afirmou que foi um problema no joelho.

Algo curioso é que o volante não sentiu absolutamente nada no ‘jogo’ de ontem, pelo contrario, após apartida, juntamente como os atletas que entraram no segundo tempo, Edmilson correu no gramado como se nada tivesse acontecido. Tanto é que a Folha de São Paulo publicou nada menos uma possível micose no dedão do pé de Ronaldo. Até parece que não tinham nada para falar. Soltaram um ‘furo’ com gosto de barrigada. Mas enfim, o que aconteceu mesmo é que o volante do Barcelona foi cortado da seleção por conta de uma contusão no menisco do joelho... Ou séria pela briga com Adriano nos últimos treinos?! O fato é que Mineiro vestirá a número 18 na seleção e, provavelmente, não irá jogar

terça-feira, 30 de maio de 2006

Adversário de Mentirinha

Como estou meio que de folga hoje, tirei o dia para assistir mais um jogo treino da seleção brasileira. Anteriormente, eu havia apoiado amistosos contra seleções fracas, mas Lucerna já é demais! O Brasil não fez mais que obrigação de ter goleado esta equipe suiça (sim, equipe. O time acabou de vencer a segunda divisão do país e não é uma seleção, acho que isso todos virão por 8 x 0.

O destaque na partida foi de Kaká(foto a esquerda), que participou dos três primeiros gols da seleção, sendo que marcou o primeiro, na minha opinião, em posição irregular. Mas como era amistoso contra um timinho, não fez diferença, isso quando era o Brasil, pois Lucerna teve duas oportunidades legais que foram impedidas pelo árbitro de continuar.

A partida estava tão ruim, que Lúcio teve a oportunidade de marcar um gol no primeiro tempo, mas como é zagueiro errou. Depois na segunda etapa, o zagueiro que jogou no Guará(DF), marcou o quinto gol. Os demais gols foram de Adriano (2), Juninho e Robinho.


El Gordo
Não sei como o fenômeno (foto) tem a coragem de dizer que não esta gordo. Tá bom, ele está "fininho", assim como disse os próprios colegas na última sexta-feira, como divulgou o site UOL (Clique aqui para ler a matéria completa). Independente disso, Ronaldo conseguiu correr para marcar o terceiro gol da seleção na partida de hoje e depois mais um no segundo tempo. Como ele disse "A cada gol que eu erro eu engordo 2kg a cada gol que eu faço eu emagreço 4 kg". Só hoje foram 8kg, mas não aparentou nenhum pouco...

Argentina
Os hermanos conseguiram uma vitória conta uma seleção que estará no Mundial. Não tão importante, mas que merece mais respeito do que Lucerna. Com gols de Maxi Lopes e Sórin (foto) , a seleção albiceleste derrotou Angola por 2 x 0. Este foi o último amistoso da Argentina antes da Copa. Quem quiser assistir esta partida, poderá acompanhar logo mais, às 19h, na Sportv, para quem tem Sky ou Net.

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Mera Coincidência ?




Os italianos estão passando por uma crise que está abalando o seu país e que pode rebaixar principais equipes de divisão, como Milan, Juventus, Lázio e tantas outras. Um dos grande envolvidos com essa malandragem do escandalo do apito é o próprio treinador Marcelo Lippi e o goleiro Buffon. Porém, mesmo assim, a seleção italiana esta querendo voltar a erguer uma taça, algo que não acontece desde 1982, quando bateu os alemães na grande final.

Porém, vale lembrar que naquele ano também aconteceu algo parecido na Itália, só que com as loterias. Um dos envolvidos foi o atacante Paolo Rossi, aquele que marcou três gols no Brasil. Depois disso, tudo foi deixando de lado na Itália. Este ano, as duas seleções poderão voltar a se encontrar, pois é muito díficil os italianos ficarem em primeiro da sua chave (em toda história foram só três vezes), algo que aconteceu em 82.

Será que os italianos baterão de novo o futebol-arte? Bem, saberemos se isso irá acontecer se as duas seleções se enfrentarem no dia 27 de junho ou em uma nova final, já que os matematicos apontaram as duas seleções no dia 9 de julho e com a taça para os italianos... Faltam 12 dias para o início da Copa do Mundo da Alemanha.

domingo, 28 de maio de 2006

Massacration é Brasil na Copa

O site Virando a Casaca teve a oportunidade exclusiva de entrevistar o grupo cômico de Metal, a banda Massacration, criada por Hermes e Renato na MTV. Hoje com um CD (de verdade) gravado e outros 20 nunca visto nas lojas, o grupo de Metal é um dos mais adorados e odiados do Brasil. Tudo por conta das palhaçadas que eles fazem em palco.

Perguntado sobre a espectativa da seleção da Copa, o Massacration, com muito humor e irreverência deram os seus pitacos.
"Iremos assistir a Copa em nossa ilha em MetalLand. Temos algo parecido com o Ibirapuera mas dentro do mar. Então assistiremos os jogos debaixo da água em um telão de 151 polegadas", bricou os membros que ainda completou: "O Brasil com a seleção que tem irá chegar longe, ainda mais por quê é aquela seleção de Pelé, Garrincha e ainda tem o Casagrande na frente. Infelizmente o nosso país não está no Mundial, então iremos torcer para os melhores, porque não".

Em relação ao RockGol, torneio entre banda criado a doze anos pela MTV, a banda participa pela primeira vez da competição, junto com as bandas 'Falamansa, Supla, Sonic Jr e Lucas Santanna' pela equipe de Pirulândia. "Desta vez a MTV decidiu abrir os cofres para a nossa participação. Sobre a onde chegaremos, vocês terão de esperar o torneio até o fim", completou.

* Está matéria foi concedida exclusivamente ao Virando a Casaca na noite de ontem (27/05/2006) no Centro Comunitário da UnB.

sábado, 27 de maio de 2006

Diabos Ingleses




Os ingleses estão com o diabo no corpo, principalmente se lembramos de uma tal de seleção brasiliera. Ninguém como a Inglaterra quer tirar o hexa do Brasil. A equipe de Ericksson, mesmo sem a possível ausência de Ronney nas primeiras partidas da seleção na primeira fase, contará com jogadores que poderão desequilibrar uma partida. Nomes como Gerrard, Lampard, Beckham e Owen, serão a arma de uma seleção que passa por uma crise dos shekes que abalaram o povo inglês, que já tirou o comandante de sua seleção depois da Copa.

Em um grupo onde facilmente poderá ficar em primeiro lugar, está seleção deverá pegar nas oitavas-de-final, uma seleção fraca: Polônia ou Equador. Depois disso, nas quartas, terá uma parada mais díficil, pois pegarão Portugal, México ou alguma seleção do Grupo da Morte. Caso seja a Argentina, este poderá ser uma das melhores partidas do Mundial. Lembrando que nas duas últimas Copas, as duas seleções se enfrentaram. Empate, com vitória nos pênaltis, em 1998, e vitória por 1 x 0, em 2002. Se passar, a próxima fase, fica a uma vitória de fazer uma possível final com o Brasil, o que está sendo esperado pelos ingleses para vingar a derrota de 2002, nas quartas-de-final. Faltam 13 dias para o início da Copa

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Laranjas Prodígias




O que podemos esperar dessa reformulada Laranja Mecânica sem três dos seus principais astros? O técnico Van Basten foi audacioso em deixar de lado estrelas como Seedorf, Davids e Roy Makaay. Concordei com as duas primeiras, até porque ambos os jogadores não fizeram uma boa temporada em suas equipes. Bom para quem conquistou a suas respectivas vagas.

Muitos não acreditam nos holandeses, que nesta Copa serão uma incógnita, principalmente por não terem disputado na Coréia/ Japão. Isso já pesou na escolha dos cabeças-de-chave, antes do sorteio, o que deixou a Laranja nada menos que no ‘Grupo da Morte’. Acredito que esta seleção renovada e a Argentina passem juntas as oitavas-de-final, principalmente pelo futebol apresentado pelos outros dois adversários.

Se passar mesmo, pegará México ou Portugal. Está última que tirou a vaga nas finais da Eurocopa 2004 dos holandeses. Se esse confronto acontecer o coro vai comer. Para um bom admirador do futebol, torço para que isso aconteça! Faltam 14 dias para a Copa da Alemanha

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Díficil missão para os franceses




Depois de duas Copas distintas, os franceses querem mostrar que não é uma seleção que só ganha torneios no seu país. Quem não se lembra do torneio passado, quando a França chegou à Copa de 2002, como franca favorita ao bi, e voltou para casa sem marcar sequer um gol. E isso em um grupo taxado como fácil (Dinamarca, Uruguai e Senegal). Será que neste Mundial, com Zidade em ‘boa forma’ (pelo menos não está contundido), a França pode chegar, pelo menos, na final?

Com um trio fenomenal que tem nada menos que Zidade, que disputará o último mundial, Henry, vice-campeão pelo Arsenal na Liga dos Campeões, e Trezeguet, atual bi-campeão pelo Juventus, na Itália, está seleção tem tudo para chegar longe. O grande problema é que os franceses podem pegar nada menos que a Ucrânia, que na minha concepção, irá chegar pelo menos nas quartas-de-final. Então, fica uma incógnita. Se passar pegará o 1° do F ou o 2° do E. Nada menos que uma Rep. Tcheca ou Itália, duas favoritas a irem longe nesta Copa. Não será nada fácil para a França, mas, como muitos dizem “Copa do Mundo nunca é fácil, pois tem os melhores do Mundo disputando”. Então, é esperar. Faltam apenas 15 dias para a abertura da Copa.

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Novidades em breve

Estamos esperando resposta de um evento que ocorrerá em Brasília para que possamos trazer algo diferenciado para o público deste divertidissimo site. Torçam por nós!

Será que desta vez vai?




Todos admitem que a Espanha têm um dos melhores torneios de futebol nacional do mundo. Porém, o fato do país nunca conquistar nada nos torneios continental e mundial, deixa o país sempre em segundo plano. O fato é que a Espanha sempre é a cabeça-de-chave dos Mundiais, por estar em uma colocação boa no ranking da Fifa, e sempre chega como uma das favoritas a levantar, finalmente, o caneco pela primeira vez.

Porém, é sempre bom lembrar que a seleção do lendário atacante Raul, do Real Madrid, só chegou a uma semifinal há 56 anos, na Copa de 1950, aqui mesmo no Brasil. Mesmo assim, foi eliminado pela seleção brasileira, na famosa partida que a torcida cantou “As touradas de Madrid”, depois de uma goleada por 6 x 1. O que podemos esperar da Espanha nesta Copa é mais uma decepção com Xavi, Xabi Alonso, Joaquín entre outros, ou surpreender o Mundo e deixar a fama de azarão de lado. Faltam 16 dias para o início da Copa da Alemanha.

terça-feira, 23 de maio de 2006

Prontos para uma nova estrela




Faltando 17 dias para o inicio do Mundial, hoje irei falar sobre a seleção admirada por todos. Sim, estou falando do Brasil, de Carlos Alberto Parreira, que já está na Suíça se preparando para o Mundial da Alemanha. O seu principal ponto forte, com certeza, é o quarteto mágico e a indisciplina tática dos principais jogadores da equipe: Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

Favorita absoluta, a seleção brasileira vem passando por uma superexposição absurda, o que pode deixá-los muito abalados. Mas o próprio treinador afirmou que isso é bom, mas se precisar sair desse incomodo eles sairão. Há muito tempo o Brasil não vai tão confiante para o Mundial. Nem em 1998 foi desse jeito. E quando a coisa anda desse jeito, alguma coisa de ruim poderá acontecer no decorrer dos treinamentos.

Além do mais, a responsabilidade de ganhar uma Copa pode pesar para os jogadores “novatos” pode pesar e muito. O fato é que a seleção brasileira chega à Alemanha como a grande favorita e com a obrigação de ganhar, coisa que não é ruim com o time que tem, mas isso pode ser muito perigoso, pois a obrigação aumenta ainda mais. Porém, com jogadores e uma comissão técnica excelente, o Brasil pode e deve superar isso.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Uma incógnita chamada Argentina




O que podemos esperar de nossos hermanos no Mundial? Será que desta vez eles irão pipocar, igual na Coréia e no Japão? Estas respostas nós só teremos somente após a primeira partida da Argentina na Copa. Mas uma coisa é certa: Mesmo que muitos não queiram, os hermanos estão mais humildes do que antes. Mas, a confiança... bem, isso é algo que é uma incógnita, principalmente depois de elogiarem a seleção brasileira.

O fato é que, estando em um grupo da morte, tudo poderá acontecer. De uma eliminação precoce, com quatro pontos, ou até mesmo uma classificação com três empates. Não acredito fielmente que a Argentina será a líder de seu grupo, mesmo torcendo muito para que isso aconteça. Mas, uma coisa é certe. Pelo menos uma vitória os hermanos terão neste mundial, mesmo que seja com um gol de mão aos 47’ do segundo tempo.

domingo, 21 de maio de 2006

Cuidado com os anfitriões

A partir de hoje, o Virando a Casaca irá fazer uma análise dos dez times com mais chances de levar a taça do mundo. Cada dia uma seleção diferente. Faltando 19 dias para o inicio da Copa do Mundo, nada melhor do que iniciar com a anfitriã, ALEMANHA.




Muitos não estão acreditando nos alemães neste Mundial. Porém, temos que dar um crédito a esta seleção, pois além de ser a dona da casa, é a atual vice-campeã do Mundo, fato que muitas pessoas esqueceram de mencionar. Algo que está intrigando todo povo alemão é a não convocação de Kevin Kuranyi na lista definitiva de Jürgen Klinsmann. Além disso, a não presença do comandante da Alemanha no país e os treinamentos físicos parecidos como passos de balé, deixaram muitas pessoas irritadas.

Se formos acompanhar os 23 atletas que irão disputar a Copa em casa, poucos são tão renomados. O grande destaque é Ballack, recém contratado pelo Chelsea. Kahn, o melhor jogador do Mundial passado, pela Fifa, foi para o banco de reservas. No seu lugar entrou Lehmann, arqueiro expulso na final da Liga dos Campeões. Porém, é bom ficar de olho em alguns jogadores que podem dar trabalho aos defensores. Schweinsteiger, do Bayern de Munique e Podolski, do rebaixado Colônia, que se destacaram neste campeonato alemão e deverão dar trabalho aos seus adversários. Muitos dizem que este último pode sofrer com a pressão, mas somente o Mundial poderá afirmar isso.

Enfim, a Alemanha é uma das seleções menos cotadas nas bolsas de apostas para levar o troféu para casa. Mas, como uma anfitriã é sempre muito bom tomar muito cuidado. Lembrem-se da Copa passada e vejam até onde a Coréia do Sul chegou.

sábado, 20 de maio de 2006

Um novo torcedor brasileiro

Depois de aplaudir Pelé por ter falado que o Brasil se não tomasse cuidado, cairia, irei criticar um dos meus maiores ídolos: Diego Armando Maradona. Um dos maiores criticou a ausência de Lux no Mundial da Alemanha. "Isso é repugnante e vejo manipulação por trás de toda essa história. Não se pode impedir que nós contestemos essa seleção e o fato de ele não ter sido escolhido para estar entre os 23 jogadores”. Vale lembrar que Lux é o goleiro que toda seleção brasileira quer, principalmente em partidas contra o Brasil. Ele foi o arqueiro que jogou no 4x1 na Copa das Confederações.

O estranho é que o presidente da Federação Argentina, Julio Grondona, que antes da declaração de Maradona, havia dito que gostou da convocação de Pekerman. O que faz uma crítica de um ídolo do país. Vale lembrar que em um Mundial é muito complicado um goleiro reserva entrar, algo que séria Lux. E na minha concepção, Franco, do Atlético de Madrid, esta muito acima dele. Mas, convenhamos depois que Maradona vestiu a camisa da seleção brasileira, parece que o fez mal. Até o goleiro que não evitou um massacre brasileiro ele está querendo. É melhor parar de chamar Maradona de cheirador e começa-lo a chamar de torcedor... da seleção brasileira!!!

As cartas a favor do Fenômeno

Só faltam 20 dias para o inicio do Mundial. Eu não estou tão ansioso quanto antes por conta de trabalhos de faculdade que estão me deixando maluco. Mas quando alguém fala ou toca no simples fato de Copa, eu já fico maluco, começo a dar os meus palpites e a discutir sobre o assunto. E um desses assuntos é Ronaldo Fenômeno. Estive conversando com um tarôlogo ontem e ele me disse o seguinte: “Ele vai ser o dono do mundo. É um grande jogador que faz um diferencial em Mundiais. Ele é nada mais, nada menos, que um protótipo do futebol”.

Felizmente, para a seleção brasileira, parece que o Ronaldo guarda o seu futebol para jogar de quatro em quatro anos, principalmente na época do Mundial. Podemos dizer que dos 23 de Parreira, ele é o menos exausto, principalmente por não ter jogado a Copa das Confederações. Isso pode ser um diferencial para um fenômeno. Mesmo não jogando praticamente nada do Real, ele vai dar muitas alegrias para os brasileiros e para o povo em geral, mesmo com aquela barriguinha.

Acredito fielmente que Ronaldo pode voltar a ser o que ele era, mas só não vai superar um craque. Ronaldinho Gaúcho, que tem tudo para mostrar o que ele realmente é em um campeonato onde todos param para assistir. Vocês torcem fielmente para que eles joguem bonito e eu, como admirador do futebol, também, não contra a Argentina... Ou melhor jogue bem, mas que perca, mas que não seja na final, pois daí posso ser linchado após o jogo...
Ontem, excepcionalmente, não tive a oportunidade de soltar mais um artigo no blog, mas hoje, irei me redimir e lançarei dois artigos! Haja criatividade...

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Aplausos a Pelé

Alguns jornais soltaram hoje criticas ao “maior jogador do século” por ter falado que o Brasil tem que se cuidar para não sair precocemente da Copa do Mundo. Trata-se de Pelé, que só mandou um recado dizendo do favoritismo excessivo que a seleção está levando para a Alemanha. Não se trata de uma declaração infeliz, mas sim de um aviso, somente isso, de um cara que foi tricampeão mundial, foi a quatro Copas do Mundo e é considerado o melhor jogador do mundo por muitos.

Sinceramente, essa foi uma das declarações mais corretas de Pelé (que muitos nessa hora o chamam de Édson Arantes do Nascimento, por só falar coisas sem coesão). Os exemplos dele foram simplesmente a França, em 2002, os hermanos em 90 e 2002, o Brasil, em 82 e 98, entre outros. O mais engraçado é que todos estão falando isso nos bastidores, mas como se trata de seleção brasileira, ninguém tem a coragem de soltar isso, tanto na internet quanto no jornal impresso.

Então, por mais uma vez, aviso a todos os brasileiros que, o Brasil só será hexacampeão do mundo quando levantar o troféu, depois de ter ganho a final em cima de qualquer seleção. Mas para isso acontecer, a nação terá de torcer para que não ocorra a mesma coisa na Copa das Confederações, quando o Brasil sofreu para passar pelos os seus fracos adversários e só passou pela ajuda da arbitragem contra o Japão. Vale lembrar que os japoneses estão no grupo do Brasil. Espero que vocês passem sem uma ajudinha extra, pois isso séria vergonhoso.

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Os melhores levam a Europa

Há poucos instantes, o Barcelona mostrou que é verdadeiramente o melhor time da atualidade do futebol mundial. Após estar perdendo de 1x0 (tudo bem, o árbitro não deu a vantagem para o gol do Ronaldinho e decidiu expulsar o Lehmann) injustamente, o clube catalão chegou ao empate com Eto’o, que infelizmente não está na Copa e com o brasileiro Belletti, que não sei como fez um gol.

Como uma decisão tinha que ser, ela foi dramático de inicio ao fim. Com Henry quase fazendo um gol no começo do jogo e Valdéz fazendo belíssimas defesas. E claro, com o gênio Ronaldinho armando a equipe do Barça. Um título mais do que merecido para a torcida espanhola que estava no palco onde o Brasil caiu para a França, em 1998.

Eu torço para que isso não aconteça no Mundial, pois, indiscutivelmente, o Brasil tem o melhor time no papel e no campo, mas definitivamente ficaria sem graça mais um título da seleção brasileira, principalmente para as outras seleções. Para nos torcedores não queremos saber do resto e sim de nós mesmos. E temos razão. Mas como um bom secador, irei torcer para que o Brasil perca a Copa, até mesmo antes da final, pois quero saber como fica o povo depois de uma derrota como esta. Então... Até lá! Faltam 23 dias para o início da Copa do Mundo da Alemanha.

terça-feira, 16 de maio de 2006

Adeptos argentinos criticam Pekerman

Após a convocação de Pekerman, várias pessoas que são adeptas ao futebol argentino, criticou a seleção que irá para Alemanha. As maiores criticas foi a não convocação de Javier Zanetti, da Inter de Milão, nome certo na boca dos torcedores. “Não sei o que um técnico tem na cabeça, por preferir a moleza do Scaloni ao invés do Zanetti. A barata tonta do Milito, do que o Samuel, e ainda deixar de fora K.Gonzales.í pra que convocar o J.Cruz. Já repararam q a seleção quase não tem laterais”, disse Marcos Cândido, da comunidade Argentina rumo ao tri.

O pessimismo está do lado de Diego Fabris, da comunidade Eu torço para Argentina, e daí?, em relação a convocação do treinador argentino. “Cadê Zanetti,e o Samuel, o Véron, o Killy, D’Alessandro? Tem 20 anos que a gente num ganha a copa e ele começa a inventar com essas convocação? Argentina te amo pra sempre, mas esse ano num vai”, lamentou.

Explicando a não convocação dos jogadores, Zanetti, Samuel e Killy não foram pois não mostraram o seu melhor futebol. Véron não foi por conta da rixa que tem com Sórin, homem de confiança de Pekerman e D’Alessandro, bem, esse eu não sei dizer muito. Quem sabe pela brincadeira fora de hora na Copa América... As minhas criticas já foram expostas ontem, no intertitulo da convocação brasileira e não irei tira-las. Agora é esperar o mundial começar e torcer para o sucesso dos hermanos e dos brasileiros, pois uma final entre esses dois países, vão deixar qualquer um louco.

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Definida as listas. Que venha a Copa

Hoje demorei, e muito, para atualização do blog. Mas tem um grande motivo. Eu, como torcedor assíduo da Argentina, teria que esperar a convocação de Pekerman para escrever este artigo. Mas como estou no Brasil, primeiro vamos analisar está seleção que parte para a Alemanha no domingo em busca do hexa campeonato.

No gol, prevaleceu à lógica da convocação de Rogério Ceni para o gol no lugar de Marcos, machucado. Cheguei a cogitar hoje pela manha, que o convocado sério o Gomes, do PSV, principalmente da rixa que Rogério e Zagallo têm. Graças a Deus isso não aconteceu. Como muitos amigos sabem, estava torcendo pelo arqueiro do São Paulo. Para que eu torça pela seleção brasileira, só falta uma coisa: Dida for para o banco. Mas como isso será difícil, ficarei com a minha Argentina mesmo.

Já na zaga, Cris, do Lyon, rendeu um bom futebol na França e foi taxado como o melhor zagueiro europeu, segundo os críticos. Admiro muito o seu futebol, principalmente por ser um “carniceiro”, mas preferia o Alex, do PSV e ex-Santos. Na lateral, gostei muito da convocação de Gilberto, que jogou muito na Copa das Confederações. Não gostei nenhum pouco do Ricardinho ser relacionado. O Alex, ex-Cruzeiro e Palmeiras, era o meu predileto, depois de Rivaldo, que foi eleito o melhor jogador da Grécia e que arrebentou nos dois últimos mundiais.

Argentina
Para minha surpresa, dois jogadores experientes, mas que estão em má fase, não foram convocados por Pekerman. Samuel e Zanetti foram riscados da lista do comandante, além do sabonete, digo, o goleiro Lux, aquele que deixou passar quatro gols contra o Brasil. O quadrado argentino foi confirmado com as convocações de Tevez, Messi, Riquelme e Aimar, além de ter como outras opções como Saviola e Crespo. Gostei, principalmente do corte de Lux, mas ao invés de Palacio, para o ataque, convocaria o astro Agüero, que recentemente foi para o Atlético de Madrid. O atacante de 17 anos estava na mira do Corinthians e tinha vinculo com o Independiente.

domingo, 14 de maio de 2006

Escândalo da arbitragem da título a Juventus (ITA)

O Campeonato Italiano se encerrou hoje, pelo menos dentro dos gramados. Por conta do escândalo da arbitragem daquele país, o torneio pode ter outro campeão, para minha alegria, já que a Juventus, do meia brasileiro Emerson foi campeã com suspeitas de fraude, já que o manipulador dos resultados do torneio faz parte da diretoria da equipe alvinegra. Caso isso aconteça, o Milan dos brasileiros Kaká, Amoroso, Serginho, Dida e Cafú, levarão o caneco para Milão, deste e do ano passado.

Para piorar a situação, um dos árbitros que participaram desse esquema estava relacionado para a Copa do Mundo. Felizmente, a federação italiana de futebol enviou um pedido a Fifa para retirá-lo do quadro de arbitragem que apitaria o Mundial. Até onde isso irá acontecer? No ano passado esse tipo de esquema estava no Brasil e na Alemanha, com uma passagem discreta pela Série B italiana. Agora, já está na primeira divisão.

Infelizmente, um país onde teve um dos melhores árbitros do mundo (Molina, o carequinha que apitou a final de 2002) pode passar por esse tipo de esquema. Isso é algo que estraga o futebol. É bom ficarmos de olho neste Mundial, pois do jeito que a coisa anda, pode acontecer isso, de novo, na Alemanha, já que em 2002, Itália e Espanha foram prejudicadas em partidas contra os anfitriões coreanos.

Olho no Gaúcho
Vale lembrar que o brasileiro Simon, que irá para a sua segunda Copa, marcou um impedimento na saída de um lateral, na partida entre River(ARG) x Libertad (PAR).Para quem não sabe, nas cobranças de escanteio e lateral, não existem impedimentos. Há quatro anos, o mesmo árbitro deu o título da Copa do Brasil para o Corinthians. Então, é bom todo mundo ficar de olho nesse e nos demais árbitros que apitarão o Mundial para que ele não prejudique nem Brasil e nem Argentina e as outras 30 seleções. Faltam 26 dias para a Copa do Mundo da Alemanha e um para a convocação de Parreira. Será que vêm surpresas?

sábado, 13 de maio de 2006

Polêmica nas escalações de Croácia e Austrália

A seleção croata teve uma perda tanto que inexplicável nesta semana. O técnico Zlatko “Cico” Kranjcar, desistiu de convocar o brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva para o Mundial. Tanto o seu clube como torcedores e a imprensa do país, ridicularizou Cico pela não convocação de Eduardo, artilheiro do Dinamo de Zagreb com 20 gols em 25 jogos. "Eu já havia dito que chamaria os jogadores que disputaram boa parte das eliminatórias. Tinha uma idéia muito clara de quem selecionar há muito tempo”, disse o técnico. Vale lembrar que o brasileiro participou de todas as partidas das eliminatórias.

Eduardo chega a ser comparado com Romário de 1998, quando foi cortado do mundial, só que naquela ocasião foi por conta de uma contusão que ele conseguiu se recuperar. Desta vez, foi uma questão de perseguição ridícula. "Kranjcar deu uma facada na carne do Dinamo e vai sofrer as conseqüências pelo resto da vida", queixou-se Zdravko Mamic, vice-presidente do clube. Ele se mostrou triste e indignado com a ausência do brasileiro na lista. O treinador convoca o seu filho, Niko Kranjcar, mas deixa uma peça importante fora do Mundial. Depois da Copa, esse será mais um técnico que deixará o cargo após a competição.

Austrália
Já pela seleção de Guus Hiddink, a polêmica é pela convocação de um jogador que está contundido. Trata-se de Tim Cahill, do Everton. O técnico do time Inglês, afirmou que a decisão de liberá-lo para o Mundial, séria dele, já que o passe do atleta é do clube. "Ele não irá para a Copa do Mundo a não ser que nós achemos que tem condições." Outro contundido que foi lembrado por Hiddink, foi o goleiro Mark Schwarzer, do Middlesbrough, que recentemente sofreu uma fratura em um osso da face e passou por uma cirurgia.

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Até onde os últimos anfitriões chegarão?

Depois da façanha de 2002, a Coréia do Sul provavelmente não irá repetir a mesma campanha da última Copa por dois motivos. O primeiro é a torcida, que ajudou ardentemente em todas as partidas. A outra é pela não presença de Guus Hiddink no banco de reservas, que é mestre em levar as suas seleções para as semifinais (como a Holanda em 1998 e a Coréia em 2002), que está treinando a Austrália neste mundial

Já o Japão, outro país-sede da Copa passada, pode surpreender até mesmo os brasileiros, principalmente se jogarem como na Copa das Confederações, no ano passado, quando o time treinado pelo ex-flamenguista Zico, foi absurdamente roubado pelo árbitro daquela partida.

Contudo, os japoneses terão que se esforçar muito para chegar a próxima fase, principalmente por não terem a sua torcida neste mundial. Mas vale lembrar que o Japão não soube aproveitar este fator na Copa passada e caiu logo nas oitavas-de-final, para a Turquia (1x0). Mas com o Galinho no comando, pode ser que o Japão passe a próxima fase, principalmente se aproveitar as bolas paradas.

Se formos analisar a fundo, as duas seleções têm um grupo forte, principalmente por terem os dois últimos campeões mundiais (França e Brasil respectivamente). E se levarmos em conta que a Austrália, mesmo tendo Hiddink no comando, não irá chegar longe e no outro grupo, Togo que é uma incógnita, é bem possível que ambas as seleções passem a próxima fase. Torço para o Japão, principalmente pelo Zico. Quem sabe se os japoneses derem um susto na seleção brasileira, isso séria muito bom, pelo menos para mim.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Walcott: o nome da discórdia de Eriksson

O técnico Sven-Goran Eriksson, da Inglaterra, parece estar mesmo chateado com a sua seleção após o escândalo dos jornalistas que se disfarçaram de shakes árabes e acabaram tirando o cargo dele após o Mundial. Tanto que convocou um jogador sequer jogou a Premier League, a primeira divisão da Inglaterra. Trata-se de Theo Walcott, de 17 anos, que pertence ao Arsenal.

O atacante foi contratado junto ao Southampton quando ainda tinha 16 anos. Foi considerada a transação mais cara do futebol inglês (O passe do atleta era de 5 milhões de libras). O jogador se destacou na seleção sub-17, quando marcou um gol de voleio na vitória de 3 x 1 sobre a França.. Porém, Walcott ainda só vem treinando desde o inicio do ano, quando foi contratado pelo Arsenal.

Séria um pouco de precipitação de Eriksson, quando afirmou que queria colocá-lo como garoto prodígio, assim como Owen e Ronney? Temos que levar em conta que estes dois últimos jogadores, já atuavam por equipes medianas para cima, diferente de Walcott, que jogava em uma equipe de segunda divisão e não tem ritmo de jogo a um bom tempo.

Com a convocação deste atacante, o treinador decidiu tirar a vaga de Darren Bent e Jermain Defoe, que vinham sendo utilizados nas eliminatórias. Será que vale a pena? A resposta teremos quando ele jogar (e se jogar) na primeira partida da Inglaterra na Copa, dia 10 de junho, contra o Paraguai. Faltam 29 dias para o inicio da Copa do Mundo.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Indisciplina tática: A arma brasileira

O meia Zé Roberto, um dos discípulos de Parreira, afirmou hoje que o Brasil só perde se a em caso de um indisciplina tática. Então, se formos levar a sério o que Zé Roberto disse, podemos automaticamente colocar a seleção brasileira como uma das eliminadas na primeira fase. O fator essencial do Brasil é essa indisciplina, de Ronaldinho Gaúcho, de Ronaldo, que nunca ficam na mesma posição. Isso faz com que a seleção brasileira se diferencie das demais.

Técnico de Portugal, o brasileiro Luis Felipe Scolari, disse recentemente em uma entrevista no Sportv que queria jogadores indisciplinados taticamente em sua equipe. “O Cristiano Ronaldo chega a ser um cara como estes, mas nada igual o que o Brasil tem”, disse o treinador. Qualquer seleção que tenha dois ou mais jogadores que tenham uma indisciplina tática, é favorita, principalmente se tiver um elenco bom.

É obvio se todos os jogadores partirem para a bola, qualquer seleção iria sofrer e muito. Mas como isso acontece em peladas de final de semana ou campeonatos amadores, isso não irá acontecer. Para que o Brasil ganhe, tem que dar liberdade para todos do quadrado, pois é assim que eles jogam. Se isso acontecer, vai ser ótimo para seleção, pois qualquer defensor fica perdido, principalmente em uma marcação mano-a-mano, típica dos europeus. Mas se deixa-los presos, bom para os adversários, que sairão felizes de campo.

terça-feira, 9 de maio de 2006

Craques indisciplinados podem ficar fora da Copa

A indisciplina no futebol já é algo normal, principalmente pelas estrelas. Dois jogadores que irão para o Mundial, se envolveram, de domingo para cá, com problemas com os seus treinadores. O primeiro é o atacante Ruud Van Nistelrooy, que discutiu com o técnico do Manchester United, Alex Fergusson pela não escalação na equipe titular nas últimas partidas. O jogador explodiu no domingo ao não ser relacionado no lugar de Wayne Rooney, para a partida contra o Charlton, pela rodada final do inglês.

Por enquanto, o técnico da seleção holandesa, Marco Van Basten, não falou sobre o assunto. Vale lembrar que o treinador da Holanda já sacou de sua seleção nomes com Edgar Davids, Clarence Seedorf e Roy Makaay. Mas do jeito que ele adora sacar jogadores experientes, Nistelrooy pode ser o próximo a dar adeus ao Mundial, o que eu acho um absurdo caso aconteça.

Já pelo lado sul-americano, o problema está com o astro argentino, Huan Román Riquelme. Ele foi relacionado para um “retiro” com José Pekerman e mais 17 jogadores que irão à Alemanha, mas está na Argentina. Segundo o meia, a viagem sem explicações foi para apoiar o seu amigo e também jogador, Marcelo ‘Chelo’ Delgado, do Boca Juniors, cujo pai morreu recentemente.

O assistente de Pekerman, Hugo Tocalli, confirmou que a ida de Riquelme para a Argentina foi autorizada por ele e pelo seu clube e que isso não abalará a seleção para o Mundial. Boatos nos bastidores diziam que Román estaria insatisfeito pela não convocação de Pablo Aimar para o retiro, em Valencia, na Espanha.

O hermano, mesmo que tenha conflitos com o seu treinador, só séria cortado da seleção em caso de contusão, pois como já afirmou o presidente da AFA, Julio Grondona, a convocação só será divulgada depois da lista passar pela mão dele, e o chefão argentino não séria maluco de tirar o seu principal craque. Mas a resposta será só na segunda, quando a lista definitiva de todas as seleções será divulgada. E aguardar. Faltam 31 dias para a Copa do Mundo.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Africanos são uma incógnita para este Mundial

Nos últimos mundiais, as seleções africanas sempre deram trabalho para as taxadas grandes. Foi Camarões em 1990, que derrotou a Argentina, a então campeã, por 1 x 0 e quase tirou a vaga da Inglaterra, nas quartas-de-final. A Nigéria, em 1994, que terminou em primeiro na sua chave e só caiu para Itália, de Baggio. Em 1998, novamente a Nigéria, que caiu pela soberba nas oitavas-de-final, para a Dinamarca. E na Copa passada o Senegal, que bateu os franceses na abertura da Copa e só caiu no gol de ouro, para a Turquia, nas quartas-de-final.

Mas neste Mundial, será que os africanos podem dar algum trabalho para as demais seleções. Vejamos: A Costa do Marfim é considerada a maior das cinco seleções da África neste Mundial. Porém, caiu no grupo mais complicado deste mundial, com Sérvia, Holanda e Argentina e perdeu a Copa das Nações Africanas para o Egito, no inicio do ano. Os angolanos já tiveram a proeza de eliminar a Nigéria e não deve passar a próxima fase, ainda mais com Portugal e México na chave. Pode até ganhar do Irã, mais isso não será suficiente.

Já Gana tem um retrospecto bom, pelo menos nos mundiais de Juniores (sub-17, sub-20, sub-23); Pegou um grupo razoavelmente fácil, eliminando a África do Sul, seleção que irá sediar a próxima Copa. Vai dar trabalho para a Itália, que na maioria das vezes sofre para vencer os africanos. Togo chega neste Mundial como aquela que eliminou a sensação de 2002: Senegal. Tem jogadores experientes, mas, igual a Angola, já chegou longe no Mundial. Teve a sorte de cair em um grupo fácil. E a Tunísia, pelos mundiais passados, vai ficar só como coadjuvante, mesmo tendo dois brasileiros no plantel.

Acredito que neste Mundial, estas seleções terão mais dificuldades de passar a próxima fase, pois pegaram chaves complicadas. Três das cinco seleções têm grandes chances de passar ao Mundial: Costa do Marfim, Gana e Togo, porém pegaram grupos difíceis. Mas, como elas são as chatas das Copas do Mundo, pode ser que Holanda, Argentina, Republica Tcheca, Itália e França, possam ficar fora da segunda-fase. De qualquer forma, acredito que somente no próximo Mundial é que os africanos poderão chegar a uma semifinal ou final. Neste, chegar nas oitavas será lucro.

domingo, 7 de maio de 2006

Deixando de lado o favoritismo

Assim como eu, o presidente da Associação de Futebol Argentina, Julio Grondona afirmou que os hermanos não tem a responsabilidade de levar este mundial, como na Copa da Coréia e do Japão. "Temos que superar o resultado do último Mundial“, declarou Grondona à rádio FM 101.1, de Buenos Aires.

Naquele ano, chegamos a ganhar praticamente tudo que tinha pela frente. Levamos o simbólico título das eliminatórias e só não conquistamos a Copa América por conta do boicote que a maioria dos paises fizeram de não jogar na Colômbia, em 2001 (naquele torneio o Brasil foi eliminado por Honduras, lembram-se?).

Recordar é viver
E bom que lembra que na última Copa, a França foi outra seleção que sofreu com a eliminação na primeira fase. Da mesma forma que a seleção brasileira, os franceses conquistaram alem do Mundial o torneio continental e da Copa das Confederações. Será que isso pode acontecer? Pela chave do Brasil, acredito que eles não caiam na primeira fase, igual aos franceses, mas acredito que está seleção, pela alta estima exagerada da mídia e de si próprios, vão perder no inicio da segunda fase. Veremos isso somente daqui a 33 dias, quando começará a Copa do Mundo

sábado, 6 de maio de 2006

A verdade da Copa de 98

Quem não se lembra do dia 12 de julho de 1998? A data não é familiar a você? Tudo bem, vou ajudar mais um pouco: 3 x 0. Bem, se ainda não descobriu, foi o dia da final entre Brasil e França na Copa de 98, quando a seleção de Zagallo era a franca favorita. Na véspera da partida, um dos melhores jogadores do mundo (Ronaldo), se sentiu mal, teve uma convulsão, foi comprado pela Nike. Uma dessas opções que acabei de citar, esta nas cabeças de qualquer torcedor ou jornalista que acompanha futebol.

Sim, jornalistas.... Eles não sabem o que realmente aconteceu naquele 12 de julho. Como todos acreditavam que a seleção brasileira iria ganhar aquela partida, nenhum repórter se preocupou em ir ao castelo onde os brasileiros estavam hospedados. Um excesso de confiança de todos fez com que o Brasil perdesse a Copa. Logo nós (jornalistas), que nos sentimos donos do mundo, fizemos isso com a seleção. Se a verdade fosse dita em um boletim da Copa, por qualquer um canal, todos poderiam ficar mais despreocupados, ou até mesmo mais conformados com a perda da Copa, pois saberíamos o que tinha acontecido verdadeiramente naquele dia.

A mesma coisa pode ter acontecido também na última Copa do Mundo, só que do lado alemão, pois, depois da final, muitos jornais da Alemanha afirmaram que Oliver Kahn tinha tido um corte na mão as vésperas da partida. Imprudência da imprensa? Falta de vontade? Não sei, mais espero que um Mundial não possa ser manchado por culpa da gente (jornalistas). Espero que possamos fazer o nosso trabalho com dignidade, sem preguiça e sem um otimismo surreal, pois no futebol, tudo pode acontecer, até mesmo o Brasil ganhar só de 3 x 0 de Andorra, como nas vésperas do deste mesmo Mundial da França....

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Falta inútil pode tirar craque da Copa

E só viajar para algum lugar que as bombas começam a explodir. Fui para o Rio de Janeiro e fiquei esses últimos quatro dias sem publicar uma coluna que Rooney, um dos destaques do futebol inglês, se machuca gravemente e pode não ir ao mundial da Alemanha, daqui a 35 dias. Tudo por conta de uma violência inútil de um jogador do Paulo Ferreira, do Chelsea, a Copa pode perder um craque. Gerard, meia do Liverpool e da seleção inglesa, acredita que sem Wayne Rooney a Inglaterra não pode ganhar a Copa.

O que uma falta desnecessária – o Chelsea já vencia o Manchester e era o Campeão Inglês – fez com que um jogador que poderia mudar o mundial ficasse de fora. Porque essa violência toda? Não somente com os ingleses, todos, principalmente Ronaldinho, Riquelme que são muito habilidosos estão propícios a uma contusão grave como esta. Para a Inglaterra chega a ser pior, pois o campeonato termina neste final de semana, tudo para todos os jogadores estarem descansados e se concentrarem antes dos demais.

Está é uma grande perda para o England Team. Mas, vale lembrar que o Rooney está fazendo tratamento com uma câmara de oxigênio para disputar a Copa. Se não for, “bom” para os zagueiros que não terão de sofre com as jogadas do craque inglês.