sábado, 30 de junho de 2007

DERROTA DE 1993 É PARA ESQUECER

A fatídica derrota de 1993 para Colômbia por 5-0 não deixou de ser comentada na coletiva de imprensa de hoje à tarde. Naquela época, Alfio Basile era o treinador da Seleção, mas não comentou sobre a ocasião. No entanto, um dos atletas respondeu com angustia aquele momento, mesmo não estando em campo naquela situação.

“Acho que nenhuma pessoa gosta de perder por 5-0, mas creio que isso já passou. Naquela partida, a Argentina nada pode fazer, já que eles saíram com tudo. Acredito que todos aqueles que estiveram em campo naquela tarde tentaram fazer o impossível para ganhar, mas não deu”, lamentou o experiente Javier Zanetti.

Outro assunto bastante comentado pelo próprio lateral foi o reconhecimento da regular exibição contra os Estados Unidos na última quinta-feira, na vitória por 4-1. “Somos conscientes que podemos dar mais de nós. Sabemos que a equipe tenta de ir do menos ao maior porque está é uma competição curta e os erros se pagam caro”, enfatizou o Zanetti que ainda completou: “Espero que contra a Colômbia podemos fazer um bom resultado jogando da melhor maneira”.

ARGENTINA FICA NO ZERO NA ESTRÉIA DO MUNDIAL SUB-20

Diferentemente da Seleção principal, o plantel Sub-20 deixou algumas dúvidas para o restante da competição. Repleto de muito individualismo de sues atacantes, a estréia contra a Republica Tcheca não saiu do zero.

É fato que os chicos dominaram a partida. No entanto, com o egocentrismo exagerado de Mauro Zárate, Sérgio Agüero e Maxi Moralez, os defensores tchecos não tiveram problemas em desarmar.

Outro defeito argentino foi o excesso de jogadas pelo centro. Em poucos momentos os hermanos utilizaram as laterais para fazer algumas jogadas, salvo, obviamente, em escanteios.

Hugo Tocalli, comandante da celeste y blanca, terá vários problemas para ajustar a equipe e controlar a personalidade e ansiedade dos garotos. Nos próximos dois jogos, contra Coréia do Norte e Panamá, a Argentina não deve encontrar muitos problemas. Ambas as seleções empataram em 0-0. A Única equipe vencedora do dia foi a Polônia, que na abertura do Mundial venceu o Brasil por 1-0. No outro jogo da chave, outro empate entre Coréia do Sul e Estados Unidos, este em 1-1

Ficha técnica
ARGENTINA
Sergio Romero; Gabriel Mercado, Federico Fazio, Matías Cahais, Emiliano Insúa; Claudio Yacob, Ever Banega, Alejandro Cabral (Pablo Piatti); Maxi Moralez (Lautaro Acosta); Mauro Zárate e Sergio Aguero
Técnico: Hugo Tocalli

REPÚBLICA TCHECA
Radek Petr; Jakub Dohnalek, Lukas Kuban, Jan Simunek, Ondrej Mazuch; Jiri Valenta, Jakub Mares, Petr Janda (Tomas Micola), Marek Strestik (Tomas Pekhart), Ondrej Kudela; Martin Fenin (Tomas Oklestek)
Técnico: Miroslav Soukup

VENEZUELA 2-0 PERU [MELHORES MOMENTOS]

SURPREENDAM-SE: VENEZUELA É LIDER

Em uma partida movimentada desde o início, tanto com chances reais de gol como por algumas faltas que resultaram uma expulsão, Venezuela x Peru fizeram uma partida atípica do Grupo A. O fator ‘mando de campo’ incentivou os donos da casa a criarem as melhores chances de gol do embate. Tanto que qté chegaram a um gol bem anulado pela arbitragem após cobrança de falta de Rey, característica principal do jogador.

Diferentemente da Seleção Argentina, que até o momento mostrou a melhor qualidade técnica da competição, os peruanos não conseguiram demonstrar a superioridade, aquela obtida contra o Uruguai. Tanto que a raça e a vontade, roubaram o espaço no embate, algo normal nesta Copa América. Isso por conta da vitória inesperada da Venezuela, com um pouco de culpa de Pizarro, que sequer subiu para evitar o gol de cabeça. Um dos discípulos de Roberto Carlos...

E como tinha de ser, todo comentarista tem que queimar a sua língua, ao menos um pouco. Isso porque eu declarei após o embate de estréia dessa equipe que nem com um golpe político os venezuelanos se classificariam. Ok, eles ainda não passaram para as quartas-de-final, mas venceram uma partida contra um dos favoritos ao titulo da chave, o que já é incrível. Ainda mais por 2x0, com um golaço de Arismendi, após terem um jogador venezuelano expulso.

E mais surpreendente do que a vitória, a Venezuela é líder do Grupo A com quatro pontos, seguido por Peru e Uruguai com três. Os peruanos têm vantagem no saldo de gols (1x-2), quanto no confronto direto. Essa foi a segunda vitória venezuelana em toda história da competição. Na próxima partida enfrenta os urguais, donos de um péssimo futebol na competição. Se cuida, Uruguai!

URUGUAI 1-0 BOLÍVIA [MELHORES MOMENTOS]

BEM AO RITMO DO GRUPO A

Assim como na primeira rodada, Uruguai e Bolívia fizeram uma péssima partida. As minhas previsões de um jogo nervoso e com muita correria só se fizeram valer na primeira situação. Tanto que no primeiro tempo não houve nenhuma finalização certa, o que mostra como a partida foi ruim. Outras características do embate foram o número alto de passes errados e as faltas violentas.

Apesar do gol uruguaio na segunda etapa, o nível técnico continuou o mesmo, principalmente porque a Bolívia não conseguiu finalizar por conta da forte marcação dos adversários. O maior defeito do Uruguai, a meu ver, é o alto número de jogadas aéreas, sempre a procura de Forlán. Em poucos momentos ocorreram jogadas pelo meio ou chutes de fora da área, um dos pontos fortes dos nossos rivais, ao menos nos últimos anos e nos dois momentos que aconteceram os uruguaios tiveram a capacidade.

O resultado, mesmo magro, é mais que obrigação para uma seleção tão tradicional. Tudo bem que o velho ditado “quem vive de passado é museu”para é bem válido para a fraca seleção uruguaia, que provavelmente classificará para as quartas-de-final mas não deve chegar muito longe, somente no caso se terminar na primeira colocação da chave, algo improvável.

SCALONI ACERTA COM A LAZIO

Após uma temporada regular no Racing Santander, o meio campista Lionel Scaloni acertou com a Lazio por cinco anos, de acordo com a Gazzeta dello Sport, jornal mais influente de esportes da Itália.

A contratação foi facilitada por conta da nacionalidade italiana tida pelo argentino, uma vez que a federação do país proibiu os clubes de jogarem com mais de um extra-comunitário na temporada 2007-2008. Anteriormente, o atleta gostaria de renovar com o clube espanhol.

Está é a sétima equipe em que o atleta jogará. Além da Seleção, no qual defendeu no último mundial, o argentino jogou pelo Newell`s Old Boys, Estudiantes LP, Deportivo La Coruña (ESP) e West Ham (ING).

TÉVEZ AGORA QUER JOGAR NO REAL MADRID

Após declarar amores pela Internazionale e ser renegado por Massimo Moratti, presidente e acionista do clube italiano, Carlos Tévez mudou totalmente o discurso ao dizer que deseja vestir a camisa do Real Madrid, mesmo não tendo recebido nenhuma oferta.

Não prefiro ir a Inter. É mentira. Isso não saiu de minha boca, não é verdade, porque não tenho nada firmado com os italianos e com ninguém. “Estou esperando ofertas e vendo qual é o melhor para mim”, disse em entrevista a uma rádio local.

Pelo que tudo indica, o ex-Boca continuará, ao menos até o final do ano no West Ham, clube no qual Apache ajudou a salvar do rebaixamento. Mais uma novela que se inicia...

BERGESSIO FAZ DURAS CRÍTICAS AO RACING

A ganância por atuar no futebol europeu atacou mais um jovem revelado pelas bases do clube de Avellaneda. Gonzalo Bergessio, que assinou com o Benfica as escondidas do Racing Club, não mediu palavras ao embarcar para Portugal na manhã de hoje. Em entrevista a rede TyC Sports, o atacante falou tudo o que sentia.

“Até agora não havia falado e queria explicar a todos que o mau não sou eu. Eles disseram muitas mentiras, mas a gente não é burro e sabe como são as coisas. Saíram dizendo que me haviam oferecido fortunas quando a mim não puderam pagar um contrato que não era dos mais altos”, atirou Bergessio. “Todo esse tempo não só pagaram só a mim, como ao dono do meu passe. Eles vivem enganando muita gente. O Racing merece o diretor que tem”, referindo-se a Fernando De Tomaso.

Antes de embarcar, o atacante do Benfica deixou clarou que sua intensão não era deixar a equipe, mas sim ficar por mais seis meses. “Queria ficar até o fim do ano, mas para isso havia dito não aos clubes mais importantes que jogarão as Copas. Mas, por tudo o que fizeram, eu me vou. Espero seguir minha carreira no exterior”, finalizou.

CHICOS COMEÇAM A LUTA PELO TÍTULO

Após dois anos da conquista quinto título mundial, a Seleção Sub-20 da Argentina estréia hoje como uma das favoritas ao campeonato. Ao comando de Hugo Tocalli, os chicos enfrentam a República Tcheca, às 20h15, horário de Brasília. O embate será transmitido pelo SporTV2, às 20h15, ao vivo.

A celeste y blanca está em Ottawa, cidade do embate, desde a última segunda-feira, mas somente na quarta contou com todo plantel, uma vez que Federico Fazio e Mauro Zárate foram liberados pelos seus respectivos clubes as vésperas da competição, mas mesmo assim são titulares absolutos.

Os destaques da equipe campeã em 1979, 1995, 1997, 2001 e 2005, contam com dois jogadores que poderiam estar na seleção principal. Um deles é Zárate, ex-Vélez, que nos últimos dias acertou com um clube do Catar. Outro é Sérgio Kun Agüero, revelação do Independiente vendido ao Atlético de Madrid no início do ano.

Ficha técnica
ARGENTINA
Sergio Romero; Gabriel Mercado, Federico Fazio, Matías Cahais, Emiliano Insúa; Claudio Yacob, Ever Banega, Damián Escudero; Maxi Moralez: Mauro Zárate y Sergio Aguero
Técnico: Hugo Tocalli

REPÚBLICA TCHECA
Radek Petr; Jakub Dohnalek, Lukas Kuban, Jan Simunek, Ondrej Mazuch; Jiri Valenta, Jakub Mares, Petr Janda, Marek Strestik, Ondrej Kudela; Martin Fenin
Técnico: Miroslav Soukup.

Estádio: Estádio Frank Clair, em Ottwa - Canadá

Horário: 20h15
Árbitro: Carlos Amarilla (SUE)
Transmissão: SporTV2

Jogos de Hoje
Grupo D
15h15 Polônia x Brasil
18h00 Coréia do Sul x Estados Unidos

Grupo E
17h30 Coréia do Norte x Panamá
20h15 ARGENTINA x República Tcheca

PERU JOGA PELA CLASSIFICAÇÃO

Mesmo sem a tão esperada vitória na estréia, os venezuelanos entram motivados para a partida de hoje contra a líder Peru, que surpreendeu os uruguaios na estréia ao fazer 3-0. O embate começa às 19h20, com transmissão da ESPN Brasil. A primeira meta do país de Hugo Chavez é conquistar é a vitória, algo só conseguido uma vez, há 48 anos, quando venceu os bolivianos.

Dá mesma forma, os peruanos entram em campo pela classificação, já que uma vitória garante a vaga à próxima fase, e caso a partida preliminar termine empatada, um triunfo dos comandados por Julio César Uribe garante até mesmo a liderança da chave A, com antecedência, apesar da fraca equipe.

A única modificação em relação a partida passada é na Venezuela. O defensor Jorge Rojas, que não joga mais na primeira fase por conta de lesão, cede o lugar para Andrés Rouga ou Edder Pérez.

El seleccionado local sufrirá la modificación obligada del defensor Jorge Rojas, quien se perderá el resto de la primera fase por lesión, y su lugar sería ocupado por Andrés Rouga o Edder Pérez, algo que aún no definió el entrenador Richard Páez, quien confía en mejorar el nivel mostrado en el debut.

VENEZUELA
Renny Vega; Héctor González, Alejandro Cichero, José Manuel Rey, Jorge Rojas (Andrés Rouga ou Edder Pérez); Luis Vera, Miguel Mea Vitali, Ricardo David Páez, Juan Arango; Giancarlo Maldonado e Fernando de Ornelas
Técnico: Richard Páez.

PERU
Leao Butrón; Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete, Miguel Villalta; John Galliquio, Walter Vílchez, Juan Carlos Bazalar, Pedro García, Jefferson Farfán; Paolo Guerrero e Claudio Pizarro
Técnico: Julio César Uribe.

Estádio: Estádio Puerto Nuevo, em San Cristóbal
Horário: 19h20
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Transmissão: ESPN Brasil

NECESSIDADA DA VITÓRIA

Após a péssima estréia na última terça-feira, os uruguaios voltam a campo para enfrentarem a Bolívia e jogar as suas vidas na competição. Caso sejam derrotados, a ‘celeste olímpica’ pode dar adeus a Copa América ainda na primeira fase. Por outro lado, uma vitória ainda pode colocá-los no posto, em caso de tropeços de seus algozes na primeira rodada. A partida abre a 2ª rodada, às 17h.

Praticamente da mesma forma, a Bolívia vai para o embate em busca de um resultado positivo, principalmente por conta do empate na última rodada contra os donos da casa, apesar do melhor futebol. Por conta das situações citadas, o que se pode esperar é um embate cheio de desespero e correria.

Em relação à estréia, apenas o Uruguai deverá vir com modificações. O meia Álvaro Recoba, da Internazionale de Milão, pode estrear na competição. No entanto, Oscar Tabárez treinou com duas formações, substituindo Canobbio e Estoyanoff pelo veterano. Já Erwin Sánchez não fará mudanças.

Ficha Técnica
URUGUAI
Fabián Carini; Carlos Diogo, Diego Lugano, Diego Godín, Darío Rodríguez; Diego Pérez, Pablo García, Fabián Canobbio; Fabián Estoyanoff; Diego Forlán e Vicente Sánchez
Técnico: Oscar Tabárez.

BOLÍVIA
Sergio Galarza; Miguel Hoyos, Ronald Raldes, Juan Manuel Peña, Lorgio Alvarez; Leonel Reyes, Gualberto Mojica, José Vaca, Ronald García; Jaime Moreno e Juan Carlos Arce
Técnico: Erwin Sánchez.

Estádio: Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal
Horário: 17h05
Árbitro: Baldomero Toledo (EUA)
Transmissão ao vivo: ESPN Brasil e SporTV2

PEQUENOS PROBLEMAS

Alguns pequenos problemas com dois de seus meio-campistas preocupam Alfio Basile. Juan Sebastián Verón, sentiu novamente a lesão que o tirou de boa parte do Torneo Clausura, mas, de acordo com os médicos, não é dúvida para o embate de segunda-feira ante os colombianos. Já Pablo Aimar, autor do gol que concretizou a vitória argentina, acordou com dores no joelho. Em um momento da partida, os americanos pegaram com vontade o meia do Zaragoza. Por conta disso, Payaso trabalhou de maneira diferenciada.

Assim como os dois atletas citados acima, os jogadores da Seleção não tiveram folga em Maracaibo. Poucas horas depois da goleada aplicada sobre os Estados Unidos, os argentinos treinaram com mente na partida ante a Colômbia. Os onze iniciais deram apenas voltas ao redor do campo e participaram de um mini-rachão. Os demais treinaram normalmente.

Um destes jogadores foi Carlitos Tévez. O ex-Boca reconheceu ter plana consiencia de que deve ganhar o posto de titular na Seleção por conta do tento obtido. “Desde que me chamaram sabia que teria que ganhar meu lugar. Aqui há grandes jogadores”, amenizou. “Quero jogar sempre. Estou contente pelo gol que fiz, já que é um prazer marcar com a camiseta argentina. Quero dar tudo por ela”, reconheceu Tévez.

MARADONA: “ESTÁ DEVERIA TER SIDO A SELEÇÃO DA COPA”

Diferentemente do povo brasileiro, toda Argentina se cala quando o mais importante jogador da seleção nacional fala em publico. Em um momento cada vez melhor após os atuais sustos, Diego Maradona voltou a falar a respeito da celeste y blanca. E elogios não faltaram. “Esta é a equipe que deveria ir ao Mundial. Não só eu que falo isso, a maioria dos argentinos diria o mesmo”, declarou El Diez em entrevista a TyC Sports.

E não parou por ai: “Temos uma boa equipe. A maioria dos garotos estão bem. Temos Verón com Riquelme e Messi, e um Crespo matador”, elogiou Maradona, que não deixou de elogiar o comando de Alfio Basile, seu comandante em 1994. As únicas críticas foram em relação ao esquema tático da equipe. “Não gosto que a bola fique tanto la atrás. E um momento em que a equipe fica apática e lenta, diferente do futebol argentino”, concluiu.

ARTILHEIRO NATO

O centro-avante da Seleção Argentina e da Internazionale, Hernán Crespo, entrou para história do futebol nacional. Com os dois gols de quinta-feira sobre os Estados Unidos, o atacante chegou aos 34 gols na seleção principal, alcançando Diego Maradona. Peça importante no esquema de Alfio Basile, no qual o quer na Copa de 2010, Crespo esta há 12 gols do principal artilheiro da celeste y blanca na história: Gabriel Batistuta.

“Estou feliz, sobretudo pela vitória. Ser um dos artilheiros da Seleção é um grande orgulho. Foi um trabalho de muitos anos”. Desde que vestiu pela primeira vez a Camiseta, o atacante assumiu a responsabilidade de substituir Batistuta. “Foram gols importantes, a equipe necessitava e por sorte, pude converter, disse Crespo, que se contar com os gols pela Sub-23 chegaria aos 53 gols

Apesar de querer assumir a artilharia da albiceleste, Crespo quer primeiramente ajudar seu país a ganhar títulos. “Ajudarei os meus companheiros em qualquer momento para chegar ao gol. O importante é que a equipe ganhe”, concluiu.
Colaborou: Aaron Tawil

DETALH€S SEPARAM GABI MILITO DA JUVE

Assim como a situação de Saviola para a próxima temporada é um incógnita, a vida de Gabi Milito segue pelo mesmo caminho. Isso porque a Juventus de Turim não quer pagar o exigido pelo Zaragoza, algo em torno de € 18 milhões. A diferença é de pouco mais de € 2 milhões.

Fontes do clube italiano, deram entender a imprensa locar que a diferença é mínima e que o presidente da Giovanni Cobolli acredita que a situação parece mais favorável ao clube, apesar da divergência nas transações. Isso porque o Barcelona, outro clube interessado no zagueiro da Seleção, pode adquirir nas próximas horas Christian Chivu, da Roma.

AGENTE DE LAVEZZI DÁ COMO CERTA TRANSFERÊNCIA PARA O BOCA

No último semestre, a transferência de Ezequiel Lavezzi para o River Plate era quase certa. No entanto, a pedido de Ramón Díaz, o atacante ficou na equipe, mas não descartando a possibilidade de um acerto com o Millonarios. No entanto, as palavras de Eduardo Rosseto, representante do jogador, indicaram outro caminho: “Há algo entre Lavezzi e Boca”, admitiu.

Por enquanto, trata-se de uma especulação não confirmada pelo Boca Juniors. Mas, Rosetto, que também representa o goleiro reserva xeneiza, Pablo Migliore, jurou que há um interesse do campeão da Libertadores e já imagina o seu atleta sendo armado por Juan Román Riquelme.

ENTRE E SAI (9)

HURACÁN
Recém promovido para primeira divisão nacional, o Huracán trata de manter os melhores jogadores no seu plantel para não passar uma vergonha na mesma. E hoje, dos atletas renovaram com o Globo, por no mínimo uma temporada. Hugo Barrientos, cujo passe pertence ao Atlético de Rafaela, e Cláudio Ubeda acertaram com a diretoria a sua continuidade.

No entanto, Milano se despediu de seus companheiros e dos diretores do clube após anunciar o acerto com o Asteras Trípolis, do Grécia. O clube recebeu € 120 mil para transferência. Outros dois nomes anunciarão a sua permanência em duas semanas. Um é o lateral Christian Díaz, pretendido por vários clubes da B Nacional, e do técnico Antonio Mohamed.

RACING
O atacante Facundo Sava terá de ficar mais um fim de semana a ansioso. Isso porque o seu representante, Gustavo Mascardi, e o presidente da branquiceleste, Fernando De Tomaso, adiaram para segunda-feira o acordo final. No entanto, é muito difícil que Sava não permaneça na equipe. O adiamento principal foi por conta da transferência de Gonzalo Bergessio para o Benfica, de Portugal. Outra perda: as negociações com Domingo Salcedo esfriaram por conta de propostas vindo da Europa.

NEWELL’S
Aos poucos, o Newell’s Old Boys começa a reestruturar o plantel. Com a saída do seu principal atacante e seu goleiro, alguns jogadores começam a chegar. Um dos atletas que assinaram por empréstimo de uma temporada foi o goleiro Diego Baretto, cujo passe pertence ao Almeria, da Espanha. O arqueiro foi titular da seleção paraguaia nos Jogos Olímpicos de Atenas, quando perdeu o ouro para a Argentina.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

EDIÇÃO DE 2011 PODE SER NA ARGENTINA

Dia de folga na Copa América 2007. E as especulações sobre a próxima edição já é cogitada. O ano finalmente já foi definido: 2011, um ano após a Copa do Mundo. E assim será nas próximas edições. No entanto, falta a escolha da sede. Chile, México e Argentina lutam por essa vaga. Os mexicanos possivelmente não serão escolhidos por ser apenas convidado da Conmebol. Então, são argentinos e chilenos.

De acordo com a Traffic, dona dos direitos de promoção e transmissão do evento, a cronologia, criada em 1987, seria retomada. Sendo assim, a Argentina é sede a competição continental. Não só por isso: De acordo com o diário Olé, Mark Schwarezelberg, diretor de negócios da Traffic preferiria o país do tango como sede. Argentina 1-0 Chile.

SHUSTER TAMBÉM QUER CONEJO

A novela Saviola continua. Mesmo com a saída de Fabio Capello, do Real Madrid (anunciada há dois dias pela imprensa internacional), as especulações da polêmica transferência continuam. Os periódicos espanhóis declararam que o novo comandante madrileno, o alemão Bernd Shuster, ex-Getafe, quer um ‘poker de reforços. Dos quatro atletas pretendidos, Javier Saviola se encontraria na lista.

Outro nome que segue sendo especulado é o de Carlos Tevez. A esquerda da diretoria corintiana declarou, após o retorno da Inglaterra, que o argentino ‘já acertou com o maior clube do mundo. Não vou dizer o nome, pois todos vocês sabem’. Os valores foram estimulados em € 60 milhões. Amanhã, em definitivo, termina o contrato de Conejo com o Barcelona.


BILLARDO VEM AI

Campeão do Mundo como treinador há exatos 21 anos, Carlos Billardo declarou o seu desejo de presidir a Associação de Futebol Argentino (AFA). E as chances de vencer, por incrível que pareça, são enormes. Isso porque Julio Grondona se afastará do cargo e a apoiaria o ex-comandante.

“Tenho o apoio do grupo de Grondona, como eles tiveram todo apoio possível de meu grupo durante toda sua gestão. É uma questão gerencial”, explicou. No entanto, o ex-comandante não oficializou a candidatura. Além disso, Billardo respondeu as questões a respeito de sua frustrada candidatura a presidência da nação. “Isso é distinto do futebol. Aquilo era e é extremamente complexo”.

Caso seja eleito, Billardo será o primeiro técnico pós-Grondona, que já dura 27 anos.

Colaborou: Maria Gastambide

ENTRE E SAI (8)

BOCA
O técnico argentino Américo Gallego, do Tigres, do México, declarou aos jornais do país que Guillermo Marino, do Boca Juniors é o novo reforço para sua equipe. De acordo com a página do clube, a primeira opção era Gastón Fernandez, mas como a negociação não andou, contratou o meia xeneize como segunda opção. O atleta se apresentaria na segunda-feira.

SAN LORENZO
Após muitas especulações, Jonathan Bottinelli acertou em definitivo com o Genova, da Itália. O defensor de 22 anos aceitou uma proposta de US$ 4 milhões para defender o clube europeu. Bottinelli marcou apenas oito gols nos 104 jogos. Um dos tentos foi convertido no épico embate ante o Independiente, por 4-3.

BELGRANO
O presidente do Barcelona de Guayaquil, Galo Roggiero, declarou ontem em coletiva à imprensa a contratação de Marcelo Delgado. O veterano atacante participou da campanha do rebaixamento do Belgrano de Córdoba. O ex-Boca Juniors jogará como polêmico goleiro Gastón Sessa.

JÁ ERA HORA

Depois de seis meses segurando seus melhores jogadores, o campeão do Apertura não resistiu as propostas dos clubes europeus por seus atletas. José Sosa, que já havia assinado com o Bayern de Munich no início do ano, se apresentou hoje ao clube alemão.

Também hoje, Mariano Pavone, responsável pelo título ante o Boca Juniors, assinou como o Betis, da Espanha. O Pincha receberá US$ 7 milhões pela contratação. Para finalizar, outros dois jogadores deixarão a equipe. Calderón, que pode ir para o México e Lugüercio, atacante no qual tem varias propostas de clubes europeus não revelados pelo clube.

ARGENTINA 4-1 ESTADOS UNIDOS - GOLS

PARAGUAI 5-0 COLÔMBIA [GOLS]

quinta-feira, 28 de junho de 2007

PRIMEIRO DEVER: CUMPRIDO

Menos de dez minutos de jogo e pênalti para os Estados Unidos. O malandro e artilheiro Jonhson, caiu ao trombar com Gabi Milito. Indiscutível. Susto e gol. Isso quando os toques de bola no meio campo argentino eram perfeitos. Mas, não demorou muito para que a resposta, que veio após uma cobrança de falta ensaiada iniciada por Riquelme e Verón e concluída com a finalização de Crespo.

É verdade que após o empate, aquele toque de bola tradicional argentino não foi mais visto. O meio campo ficou muito dependente da maestria de Román, que só reapareceu ao fim da primeira etapa, assim como Verón e Crespo. Os laterais Zanetti e Heinze subiram pouco, o que era de se esperar do zagueiro do Manchester, mas não do atleta da Intenazionale. Lionel Messi soltou suspiros dos torcedores no início, no entanto a boa marcação não deixou o astro argentino jogar, o que é de se esperar para toda competição. Uma fotografia mal tirada no primeiro tempo.

Já no segundo tempo, a coisa foi outra. A entrada de Pablo Aimar deu mais movimentação para equipe. Messi encontrou espaços, tanto que participou do lance do gol da virada, em um passe na medida para o centro-avante Crespo, que por sinal participou do lance do terceiro, do pequenino Pablito, de cabeça (ou seria uma tijolada). Outro suplente que anotou o seu gol foi Carlitos Tévez, que entrou no lugar do jogador do Barcelona. Literalmente um banco de luxo esse, não?

A aqueles que ridicularizaram o resultado. Disseram que não jogamos bem, além de ter um meio campo lento, sem um jogo bonito pretendido por toda imprensa mundial por conta do plantel. Mas, do que se adianta um time encher os olhos e não vencer, como Colômbia, Brasil e Equador. O que vale é o resultado. Fizemos quatro sobre os reservas americanos. Tomamos susto, mas temos poder de reação, imediato por sinal. E conseguimos o objetivo do futebol: vencemos.

COLÔMBIA GOLPEADA

Do que adianta jogar bem, criar as melhores chances, ter os melhores jogadores, mas não ter capacidade para vencer uma determinada partida ou conquistar campeonatos. Se citarmos o número de equipes ou seleções a lista será extensa. Um dos bons exemplos é a Colômbia, que mais uma vez decepcionaram apesar da boa qualidade individual dos jogadores. Mesmo jogando bem durante toda partida, os colombianos perderam por 5-0 para o Paraguai.

Nos melhores momentos (que poderá ser visualizado no VirandoaCasaca.com daqui a pouco) as melhores chances foram obtidas pelo país cafeteiro. Mas, assim como na partida de ontem do Brasil, a falta de eficiência e vontade foi culminante para a derrota. Após o pênalti defendido e desperdiçado pelo goleiro Justos Villar, do Newell’s Old Boys, os paraguaios entraram no jogo, tanto que marcou o primeiro gol em seguida.

Os outros dois gols de Roque Santa Cruz, agora artilheiro isolado da Copa América, saíram em contra-ataque. Um aos 30 segundos e outro de cabeça, quando o clube sofria uma pressão enorme. Após a saída do artilheiro, outro matador entrou e marcou mais dois. Ele é Salvador Cabanas, melhor marcador na Copa Libertadores que em menos de quinze minutos marcou dois tentos.


VITÓRIA É OBRIGAÇÃO

Após as derrotas dos sub-favoritos ao título da Copa América (Uruguai e Brasil perderam na estréia) a pressão aumenta sobre a Argentina que hoje estréia na competição sul-americana ante os Estados Unidos, campeões da Copa Ouro no último domingo. Uma derrota ou até mesmo um empate coloca um ponto de interrogação na celeste y blanca, uma vez que chega a Venezuela como franca favorita por ter em seu plantel recheado de ótimos jogadores.

Nesta primeira partida, Alfio Basile coloca uma equipe ofensiva com Sebastián Verón, Román Riquelme e Lionel Messi como esperanças de gols, sem esquecer de Hernán Crespo como ponto de referência no ataque. Como opção de banco, Coco ainda tem Pablo Aimar, Carlos Tévez, Diego Milito dentre outros. (E ainda dizem que não temos bons jogadores...)

Os yankees, sem os seus principais jogadores, ainda crêem em uma classificação para a próxima fase, mesmo com apenas dois jogadores campeões no último domingo, um deles Benny Feilhaber, autor do gol do título contra o México.

No entanto, o retrospecto contra nossos primeiros adversários em Copa América não é muito bom. A única partida, em 1995, no Uruguai, os Estados Unidos nos venceram por 3-0. Todavia, nos outros seis embates, apenas uma derrota e cinco vitórias. O último jogo foi em 2003, em Miami. Triunfo por 1-0.

Para finalizar, não poderia deixar de destacar os comentários de toda imprensa brasileira a respeito do legado negativo de 14 anos sem vencer um torneio oficial (já que não se contam as Olimpíadas, por ser Sub-23). Ora, mas não se pode esquecer que os cinco vezes campeões mundiais ficaram na fila por 19 anos, uma vez que não levantaram nenhuma taça de 1970 a 1989, quando venceram a Copa América em casa... Por não jogarem nada, a única coisa a fazer é secar-nos.

Ficha técnica
ARGENTINA
Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Roberto Ayala, Gabriel Milito, Gabriel Heinze; Juan Sebastián Verón, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso; Juan Román Riquelme; Lionel Messi e Hernán Crespo
Técnico: Alfio Basile

ESTADOS UNIDOS
Kasey Keller; Marvell Wynne, Danny Califf, Jimmy Conrad, Drew Moor; Sacha Kljestan, Benny Feilhaber, Justin Mapp, Ricardo Clark; Eddie Johnson e Hérculez Gómez
Técnico: Bob Bradley

Estádio: José Pachencho Romero, em Maracaibo
Horário: 19h35
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Transmissão TV Fechada: ESPN Brasil e SporTV2

EXPERIÊNCIA + RENOVAÇÃO

O embate que abre as atividades do Grupo C da Copa América promete um bom futebol. Colômbia e Paraguai juntam a experiência com a renovação para se darem bem na competição. A renovação, por sinal, não é por conta do pedido de dispensa de seus craques, mas sim obrigatória. O embate será transmitido pela ESPN Brasil e SporTV2 a partir das 19h35, horário de Brasília.

Com o desfalque dos principais jogadores dos Estados Unidos, ambas as seleções vêm a chance de se classificarem para a próxima fase sem muita dificuldade, já que os melhores terceiros lugares se classificam para as quartas-de-final, isso em uma hipotética liderança argentina, favorita ao título por estar com os seus principais jogadores.

Apesar de serem coadjuvantes na seleção, vários jogadores que atuam pela seleção paraguaia pertencem a clubes argentinos, ou pertenceram. Justo Villar (Newell’s), Aureliano Torres (San Lorenzo), Oscar Cardozo (Newell’s) são alguns dos nomes que hoje serão titulares. Mas Gerardo Martino – que por sinal é natural da Argentina – pode contar com Morel Rodriguez (Boca), Aldo Bobadilla (Boca), além do argentino naturalizado guarani Jonhatan Santana. Sem levar em conta nomes de peso como Roque Santa Cruz, Salvador Cabanas e Nelson Cuevas.

Por outro lado, mesmo sem jogadores atuantes no futebol argentino, os colombianos chegam com força para a competição. Nomes como Hugo Rodallega (Monterrey), Edixon Perea (Bordeaux), Ivan Córdoba (Internazionale), Mario Yepes (PSG), Fabián Vargas (Internacional), podem tirar os ‘cafeteiros’ do marasmo. Vale lembrar ainda que vários jogadores que atuaram pelo Cúcuta, semifinalista na Copa Libertadores, estão presentes nesta equipe, que apesar das últimas partidas, merecem respeito.

Ficha técnica
PARAGUAI
Justo Villar; Julio Cáceres, Paulo Da Silva, Julio Manzur e Carlos Bonet; Edgar Barreto, Christian Riveros, Aureliano Torres e Julio Dos Santos; Roque Santa Cruz e Oscar Cardozo
Técnico: Gerardo Martino

COLOMBIA
Miguel Calero; Gerardo Vallejo, Iván Ramiro Córdoba, Mario Alberto Yepes e Edixon Perea; Jhon Viáfara, Fabián Vargas, Alvaro Domínguez e David Ferreira; Martín Arzuaga e Hugo Rodallega
Técnico: Jorge Luis Pinto

Estádio: José Pachencho Romero, em Maracaibo
Horário: 19h35
Árbitro: Jorge Larionda (ARG)
Transmissão TV Fechada: ESPN Brasil e SporTV2

ENTRE E SAI (7)

BANFIELD
Assim como antecipou o VirandoaCasaca.com, Juan Manuel Llop acertou como Banfield. Comandante do Godoy Cruz na última temporada começa a trabalhar em sua nova equipe a partir de julho e possivelmente com novos jogadores. José Devaca, que trabalhou com Llop no clube de Mendonza é um dos nomes, assim como Diego Torres, do Quilmes.

TÉVEZ
Sem dúvida, Tévez se colocou em uma sinuca ao declarar a imprensa que prefere jogar na Inter ao no clube madrileno. No entanto, Massimo Moratti, presidente e acionista do clube italiano, afirmou que Carlitos não o interessa para a próxima temporada. “Tévez não é nosso objetivo, uma vez que nosso ataque está muito bom”.

BOCA
O atacante Martín Palermo surpreendeu em aparecer na Casa Amarela apesar da folga recebida após o duelo ante o Grêmio e o fim do Clausura. Motivos? Renovação. O atacante acertou com o clube por, pelo menos, mais um ano.

No entanto, Daniel Días tem o interesse do Getafe, mesmo clube de Abbondanzieri. De acordo com o diário espanhol Marca, ainda hoje o atleta pode acertar com o clube espanhol. O representante do jogador, Gerardo Nolan, assumiu que existe uma proposta do Getafe e outra do Feyenoord, da Holanda. “A do Getafe é superior”, declarou.

MÉXICO 2-0 BRASIL [MELHORES MOMENTOS]

PRIMEIRA VEZ

A três dias da estréia do Mundial, a seleção argentina Sub-20 realizou seus primeiros treinamentos com o plantel completo em Ottawa, Canadá. A equipe dirigida por Hugo Tocalli estréia no sábado, contra a Republica Tcheca.

Em um mini-coletivo com dois tempos de vinte minutos, os titulares venceram os reservas por 2-0, gols de Sergio Agüero e Gustavo Cabral. Na formação de ontem, a equipe vencedora jogou com: Sergio Romero; Gabriel Mercado, Leonardo Sigali, Matías Cahais, Emiliano Insúa; Damián Escudero, Ever Banega, Claudio Jacob, Alejandro Cabral; Sergio Agüero e Mauro Zárate.

ENTRE E SAI (6)

Arsenal de Sarandi
Após perder os seus dois atacantes para o futebol sueco, o Arsenal de Sarandi começa a buscar novos reforços, não só para área que ficará defasada, quando para outros setores.
Ontem se apresentou Sebastían Carrera, ex-Argentinos Juniors. O passe do atleta pertence ao Murcia, que não contara com o meio-campista para a próxima temporada e resolveu cedê-lo a um clube de seu país. O Estudiantes LP pretendia o atleta.

Estudiantes LP
E por falar em Pincha... José Luis Calderón está cada vez mais próximo de um acerto com o próprio clube citado a cima, o Arsenal de Sarandi. O atacante dispensou as ofertas do Colorado Rapids, dos EUA, já que pretende disputar a Libertadores.

Como não é titular no esquema de Diego Simeone, o atacante pode suprir Mauro Obolo e Lucas Valdemarín, que deixara o clube de Sarandi na manhã de hoje. Por outro lado, Iván Moreno y Fabianesi, acertou com o Estudiantes por três temporadas. O meia estava no Vélez.

Independiente
A notícia mais quente do dia é o provável retorno de Juan Pablo Sórin ao futebol argentino. A pedido de Pedro Troglio, comandante do Rojo, os diretores começaram a correr atrás do atleta que tem muita vontade de retornar ao país. Cria do Argentinos Juniors, o lateral está atualmente no Hamburgo, onde passou por várias contusões no inicio da temporada, mas se acertou ao fim da mesma.

Enquanto Juan P não chega, os dirigentes do clube de Avellaneda garantiram que já acertaram com Mariano Donda, do Nueva Chicago. Hoje pela manhã, o meio campista fará os últimos testes e será apresentado a imprensa.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

E AINDA QUEREM SER CAMPEÕES...

Em um dia de ócio, estava eu acompanhando o treino da seleção brasileira no SporTV. Treinamento de chutes a gol. O mais obvio séria vermos atacantes marcando. No entanto, somente o zagueiro Juan anotou. E na estréia dos brasileiros na Copa América, a história se repetiu. Tudo bem, aconteceu um gol, de Diego, mal anulado. Mas, nas quatro partidas do torneio, este foi o terceiro tento invalidado. Não é desculpa.

Os mexicanos, com uma péssima saída de bola, ainda sim conseguiram marcar dois gols, sendo o primeiro um golaço. Como apreciador do futebol, odiei ver o Brasil recuando-se mesmo com o placar adverso. Por outro lado, como criador de um site argentino e torcedor da celeste y blanca achei fenomenal, principalmente quando a torcida vaiou a tão gloriosa seleção cinco vezes campeão.

Assim como declarou o Paulo Calçade, comentarista da ESPN Brasil, é incrível que uma seleção que chega como favorita ao titulo seja derrotado por uma equipe que caiu ante Honduras e sofreu para vencer a Guatemala. E mais: chegou em crise por conta da derrota na final da Copa Oro, para os Estados Unidos, nossos adversários de amanhã. Em nenhuma partida da competição organizada pela Concacaf, os mexicanos venceram por mais de dois gols de diferença.

O mais ridículo foi ver ao final do primeiro tempo o zagueiro Juan olhando torto para o meia mexicano após uma tentativa de um cruzamento de letra. Ora, quando é um brasileiro fazendo é lindo, futebol arte, mas quando vem de outras seleções é menosprezo. Por favor, vamos abaixar a bola porque vocês não têm mais a moral que tinham antes. Quando vocês conseguirem jogar o que jogavam há dez anos, quem sabe possam falar alguma coisa, ou olhar torto.

CHILE 3 - 2 EQUADOR [GOLS]

MALDITO PRAGMATISMO

Finalmente a Copa América começou. Depois de duas partidas com um nível técnico baixo, Equador e Chile fizeram um bom duelo na abertura do Grupo B. É verdade que a zaga de ambas as seleções são muito veneráveis. Em compensação do meio para frente, vale o ingresso ou o tempo em frente a televisão.

Não digo isso só número de gols, mas pela eficiência técnica das duas equipes. Os chilenos mostraram que pode dar trabalho, não nesta competição, mas daqui a alguns anos, ou quem sabe, nas próprias Eliminatórias, apesar da vitória por 3-2(Quando digo longe, digo semifinais ou final).

Por outro lado, os equatorianos ainda aproveitam a boa década. Mesmo com Tenório jogando no futebol do Catar, seu futebol nada mudou. Tanto que a marcação ficou em cima dele dando espaço para os bons jogadores Valencia e Benitéz fazerem suas jogadas individuais. Apesar disso, o pragmatismo de Luis Suarez, comandante do Equador, fez com que a equipe perdesse a partida, no segundo tempo.

Como os equatorianos citados a cima não apareceram, abriu-se mais espaços para os chilenos, que aproveitaram o desinteresse equatoriano, obtiveram mais chances e chegaram aos gols com Suazo, até o momento, artilheiro da competição com dois gols, e Villanuelva, conhecido da torcida do River Plate. Vitória merecida de uma equipe que não desistiu do jogo em nenhum momento.

SEM COMPARAÇÕES

Há muito tempo não acompanhamos uma seleção argentina tão ofensiva como veremos na Copa América. Juan Román Riquelme, Lionel Messi, Hernán Crespo como principais homens de frente além de Sebastián Verón e Esteban Cambiasso que apesar de jogarem mais recuados, avançam com muita freqüência, além do Javier Zanetti, que nesta competição será improvisado como lateral, pelo menos no papel, já que avança muito.

No papel, porque não temos um lateral esquerdo, uma vez que Gabriel Heinze será improvisado, o deixando transparecer que o único que subira com freqüência é Zanetti. Ou seja: o zagueiro do Manchester um pouco preso com Roberto Ayala e Gabi Milito na defesa trocando o 4-3-1-2 inaugural, para 3-2-2-1-2.

Confuso? Eu também fiquei um pouco. Mas confira a lógica... Os três zagueiros citados acima, seguidos por Javier Mascherano e Verón como meias de contensão. Zanetti pela direita e Cambiasso pela esquerda, seguido de Román. Por fim, Crespo e Messi. Não faz sentido? Mais ofensivo ainda seria a entrada de Aimar no lugar de Cambiasso, o que foi treinado recentemente em Maracaibo. Perigo? Sim, mas ao menos atacamos.

Alguns chegaram a comparar este plantel com o de 1994, o que é uma lástima, uma vez que não temos Maradona, Cannigia, Redondo, Simeone, Balbo... E não só eu acho errônea essa comparação. O próprio Alfio Basile, também comandante daquela seleção, tratou de apagar essa injusta afirmação. “Esta [seleção] começou recentemente e tem o pé no chão. Mas jogar como o time de 1994 é difícil. Aquela seleção tinha Diego, que se não tivesse acontecido o que aconteceu, ganharíamos outras duas Copas América”, declarou.

É fato que não teremos aquela seleção mágica tão cedo. Mas, que poderemos ver essa equipe jogando bonito (apesar de ser patrocinado pela Adidas) e de acordo com Coco: “ganhar jogando bem”, já nos anima muito. Que o roteiro siga até o fim e que conquistemos o título, como em 1993.

INCÓGNITA

Nos últimos nove anos chilenos e equatorianos trocaram de papeis. No Mundial de 1998, por exemplo, ao comando de Ivan Zamorano e Marcelo Salas, o Chile chegou até as oitavas-de-final, eliminado pelo Brasil. Após a aposentadoria de Bam-Bam, o futebol desta seleção entrou em decadência, dando oportunidade para outras seleções.

O Equador, de Delgado e Tenório (em 2002, reserva), aproveitaram à oportunidade e conseguiram vagas para as duas últimas Copas. No entanto, quando se trata de Copa América, nenhuma seleção ofereceu muito perigo aos demais. Tanto que entram em campo hoje querendo apagar essa fama. O embate começa às 19h35, com transmissão do SporTV e ESPN Brasil.

Além da árdua missão de conquistarem o primeiro titulo, as duas seleções querem começar a mostrar o que realmente podem fazer nas próximas eliminatórias. Os chilenos, com a base de atletas do Colo-Colo e do argentino Matías Fernández, querem se reencontrar no futebol sul-americano. Se levarmos em conta o rendimento na Copa Libertadores, não podemos esperar algo esplendido dos mesmos.

Por outro lado, o Equador chega com a mesma base do Mundial da Alemanha, quando foi eliminada pelos ingleses. O grande destaque continua sendo Carlos Tenório. No entanto, por jogar em um país onde o futebol é fraco (Al-Saad, do Catar), a de se ficar preocupado com o rendimento de um dos destaques da Copa passada. Incógnita, dura incógnita.

Ficha técnica
CHILE
Claudio Bravo; Alvaro Ormeño, Jorge Vargas, Pablo Contreras, Mark González; Arturo Sanhueza, Rodrigo Meléndez, Jorge Valdivia, Matías Fernández; Humberto Suazo e Reinaldo Navia
Técnico: Nelson Acosta

EQUADOR
Cristián Mora; Ulises de La Cruz, Iván Hurtado, Giovanni Espinoza, Neicer Reasco; Edwin Tenorio, Segundo Castillo, Edison Méndez, Antonio Valencia; Carlos Tenorio eCristián Benítez
Técnico: Luis Fernando Suárez

Estádio: Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz
Horário: 19h35
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Transmissão TV Fechada: ESPN Brasil e SporTV

CONTRA A CRISE

Após duas partidas surpreendentes na abertura da Copa América (derrota do Uruguai e empate dos Venezuelanos), tudo se pode esperar dos confrontos de hoje à noite. Principalmente se lembrarmos os recentes vexames da seleção brasileira ante os mexicanos, uma das partidas de hoje. Apesar de não contarem com os seus principais jogadores, ambas as equipes prometem um bom futebol. Quatro emissoras transmitem a partida (vide ficha técnica) a partir das 21h45.

A crise maior é no lado do México. Após a derrota na final da Copa Oro no último domingo para os rivais norte-americanos, três jogadores se recusaram a disputar o torneio (Carlos Salcido, Pavel Pardo e Ricardo Osório). Jared Borgetti foi cortado hoje pela manhã por conta de uma lesão na perna direita. E André Guardado só saberá se tem condições de jogo antes da partida.

E mais: alguns atletas que foram para Puerto Ordáz, sequer conversam com o técnico Hugo Sánchez. Rolam rumores que esses jogadores ligam diariamente para Ricardo La Volpe, ex-comandante mexicano e atualmente no Vélez, solicitando ajuda de como se encaixar na equipe do ídolo daquele país.

Menos conturbados, os brasileiros sem Ronaldinho, Kaká e Zé Roberto, querem aproveitar essa crise dos adversários e provar ao povo brasileiro que pode chegar longe na competição. Robinho, Diego e Elano, campeões pelo Santos em 2002 e participantes do vexame da eliminação no pré-olímpico em 2004, retomam as atenções para si. Nos últimos sete anos, o Brasil venceu apenas uma vez os rivais da noite de hoje.

Ficha técnica:
BRASIL
Doni; Maicon, Juan, Alex, Gilberto; Elano, Gilberto Silva, Mineiro; Diego; Robinho e Vágner Love
Técnico: Dunga

MEXICO
Oswaldo Sánchez; Israel Castro, Rafael Márquez, Jonny Magallón, José Rodríguez; Alberto Medina, Gerardo Torrado, Jaime Lozano, Ramón Morales; Cuauhtémoc Blanco e Nery Castillo
Técnico: Hugo Sánchez

Estádio: Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz
Horário: 21h50
Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG)
Transmissão TV Fechada: ESPN Brasil e SporTV
Transmissão TV Aberta: Globo e Bandeirantes

ARSENAL PERDE ATACANTES PARA SUÉCIA

A ascensão do Arsenal de Sarandi começa a render frutos, mas não muito bons. Isso porque dois jogadores do atual plantel acertaram com o AIK, da Suécia. Até ai, tudo bem. Mas o clube não receberá nada pela transferência, uma vez que estavam na equipe por empréstimo. Os atletas são Mauro Obolo e Lucas Valdemarín, que assinaram por três anos com o clube sueco. Seus passes pertenciam ao Vélez.

ATLÉTICO DE MADRID TAMBÉM QUER RIQUELME

O Boca Juniors teria mais um concorrente para adquirir Juan Román Riquelme para a próxima temporada. O Atlético de Madrid, dos argentinos Maxi Rodriguez, Kun Aguero, dentre outros, deseja contar com um armador argentino na próxima temporada, logo, se pensa no meia Xeneize.

Como o Villareal, dono do passe de Román, não contará com o atleta na próxima equipe, deseja-o negocia-lo. O atual campeão da América pretende renovar até o fim do ano, para que Riquelme jogue o mundial de clube. Outro clube interessado no argentino é a Juventus, da Itália.

Na apresentação de mais um jogador para a próxima temporada, o presidente do Villareal, Francisco Roig, negou que recebeu propostas para emprestar ou vender o argentino.

VENEZUELA 2-2 BOLÍVIA [GOLS]

terça-feira, 26 de junho de 2007

NEM COM LOBBY POLÍTICO

Na partida que abriu, de fato, a Copa América 2007, o que mais chamou a atenção foram as presenças de Diego Armando Maradona ao lado de Evo Morales e Hugo Chavéz (foto), presidentes da Bolívia e Venezuela, respectivamente. Além disso, a abertura contagiou os mais de 40 mil espectadores em San Cristóbal, algo raro no país sede, apaixonado pelo Beisebol. O ídolo argentino deu o pontapé inicial da competição.

A falta de costume com o futebol é tanto na Venezuela, que a maior parte da torcida já gritava olé antes dos 30’ da primeira etapa, quando vencia por 1-0, o gol de número 30 na história de todas as Copas Américas. O meia Juan Arango, muito bem marcado, abriu mais espaços para outros jogadores. Um dos que souberam aproveitar foi Giancarlo Maldonado, autor do primeiro tento. Para o futebol venezuelano um ótimo jogador, mas para a Argentina...

Os bolivianos – superiores tecnicamente do que os donos da casa – mantiveram o mesmo ritmo de jogo apesar do gol sofrido. Apesar da correria, a Bolívia chutou muito a gol. É verdade que muitas vezes ela nem chegava a veta de Renny Veja, mas, ao menos, arriscavam (algo que os uruguaios pouco fizeram na partida preliminar). De tanta insistência, o gol saiu. No segundo tempo, a Venezuela até mostrou um melhor futebol, mesmo com o time recuado. Conseguiram desempatar, mas o pragmatismo venezuelano voltou a aparecer, cedendo mais uma vez a igualdade.

Apesar de toda festa promovida por Hugo Chavéz, o futebol do país continua o mesmo. As palavras do presidente da Venezuela de que sua seleção conquistaria a Copa sobre o Brasil, sem dúvidas começaram a ser repensadas - isso, se ele pensou ao dizer aquilo. Para ser campeões, necessitam vencer e depois passar a próxima fase, ambas as situações tão complicadas quanto a renovação da concessão da RCTV. E digo mais: Nem um lobby político colocaria essas duas seleções nas quartas-de-final, só mesmo se o Uruguai e Peru amarelarem.

PERU 3-0 URUGUAI

URUGUAI ABATIDO

Após o primeiro embate dos uruguaios, que chegaram com pompa de campeões, posso confirmar que Argentina e Brasil serão as únicas duas seleções a darem trabalhos na competição. É certo que muitos já davam isso como certo, mas nada como uma partida para esclarecer todas as pequenas dúvidas ou apagar as devidas pretensões.

Mas, e os peruanos? Apesar do 3-0 (com direito a um golaço de Mendoza) não dará muito trabalho para as favoritas, principalmente se argentinos e brasileiros fizerem uma marcação especial em Fafán e Pizarro – hoje reserva – os únicos bons peruanos.

Apesar de ter um bom matador como Forlán, o Uruguai não consegue chegar aos gols. E por um motivo obvio: nenhum meia de armação de qualidade. Estoyanoff até chuta bem de fora da área, mas só. Apesar da idade, Recoba até se encaixaria bem naquele miolo, mas as contusões não permitiram que atleta da Internazionale entrasse em campo.

Por conta da tabela e de seu grupo, é muito provável que os uruguaios se classifiquem para a próxima fase, já que os dois melhores de cada chave além dos dois melhores terceiros colocados se classificam. Caso não passem por Venezuela e Bolívia, é melhor esquecer, até mesmo, a antiga escola uruguaia dos ídolos José Leandro, Alcides Ghiggia e Obdulio Varela... Um desastre para o futebol mundial.

DUELO POLÍTICO

Desde que foi anunciada a tabela da Copa América, no dia 15 de fevereiro, todos os famintos por teorias da conspiração disseram: “Foi tudo armado para a Venezuela”. Isso porque as donas da casa caíram na chave mais fácil (?) do torneio ao lado de um Peru em reforma e além de enfrentar a única equipe que já venceu na competição, que por sinal, é o adversário de hoje: a Bolívia. A partida começa às 21h50 com transmissão da ESPN Internacional e SporTV.

O estranho é dizer que a tabela favorece os venezuelanos. Ora, como citei acima, essa seleção venceu apenas uma partida nas 42 edições do torneio além de ter um saldo negativo de 120 gols. Além do mais, tem os uruguaios na chave, que apesar do futebol de hoje em dia, merece todo respeito necessário. Mas, com Hugo Chavéz como presidente do país cede, tudo se pode esperar, até mesmo a paralisação da competição.

Por falar em Chavéz, outro presidente, Evo Moralez(foto), da Bolívia, estará no estádio Pueblo Nuevo para a abertura da competição. Isso, de fato, amarga a presença de Diego Maradona no chute inicial, pouco retratado pelos meios de comunicação. Isso porque Dieguito sequer pode aparecer, dando a ‘honra’ do chute inicial a um dos presidentes. Um looby da organização contra o veto das partidas na altitude. Ao menos é isso que se especula...

Você deve estar perguntando: “E sobre os times, não falará nada?”... O que posso dizer é: assista o embate e saberás o porquê não há nada de especial sobre as duas seleções, a não ser pelo atacante Juan Arango, destaque venezuelano (para você ver o nível do jogo).

FICHA TÉCNICA
VENEZUELA
Renny Vega; Héctor González, Alejandro Cichero, José Manuel Rey, Jorge Rojas; Luis Vera, Miguel Mea Vitali, Ricardo David Páez, Juan Arango; Giancarlo Maldonado e Fernando de Ornelas
Técnico: Richard Páez.

BOLÍVIA
Sergio Galarza; Miguel Hoyos, Ronald Raldes, Juan Manuel Peña, Lorgio Alvarez; Leonel Reyes, Gualberto Mojica, José Vaca, Ronald García; Jaime Moreno e Juan Carlos Arce
Técnico: Erwin Sánchez.

Estádio: Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal
Horário: 21h50
Árbitro: Mauricio Reinoso (EQU)
Transmissão ao vivo: ESPN Internacional e SporTV
VT: Bandeirantes, às 23h30

MOVIDOS PELA TRADIÇÃO

Hoje começa o torneio de futebol mais importante das Américas. É verdade que o embate que abrirá a 42º edição não será dos mais empolgantes, ao menos pelo plantel. Se levássemos em conta a história da competição, ai sim, Uruguai e Peru fariam uma das partidas mais aguardadas da competição. A partida, valida pelo Grupo A, será transmitida pela SporTV e ESPN Brasil a partir das 19h, horário de Brasília.

Sem sombra de dúvidas, os uruguaios entram como favoritos para vencer a partida, além do seu próprio grupo. Diego Forlán(foto), responsável por 14 gols nas ultimas 13 partidas do Villareal, certamente levará a equipe nas costas, como já fez por muitas vezes, uma vez que Álvaro Recoba está contundido. Obviamente, não se pode esquecer do bom zagueiro Diego Lugano, ex-São Paulo.

Se os destaques do maior campeão da competição ao lado da Argentina – 14 canecos – têm destaques em cada setor do campo, o Peru aparece com o melhor de seus atacantes. O recém reforço do Chelsea, da Inglaterra, Cláudio Pizarro, além de Paolo Guerrero, aguardam fazer uma boa apresentação na partida de hoje, conquistando no mínimo um empate, já que os dois próximos adversários são inexpressíveis (apesar de um deles serem os donos da casa).

O comandante uruguaio, Oscar Tabáres, espera retornar ao alto escalão do futebol sul-americano, hoje dominado somente pela rival Argentina e os fregueses brasileiros. “A preparação foi ótima, mas em uma competição como esse é difícil de jogar. No entanto, temos a intenção de ser um dos protagonistas da competição”.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI
Fabián Carini; Carlos Diogo, Diego Lugano, Diego Godín, Darío Rodríguez; Diego Pérez, Pablo García, Fabián Canobbio; Fabián Estoyanoff; Diego Forlán e Vicente Sánchez
Técnico: Oscar Tabárez.

PERU
Leao Butrón; Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete, Miguel Villalta; John Galliquio, Walter Vílchez, Juan Carlos Bazalar, Pedro García, Jefferson Farfán; Paolo Guerrero e Claudio Pizarro
Técnico: Julio César Uribe.

Estádio: Estádio Metropolitano, em Mérida
Horário: 19h05
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Transmissão: ESPN Brasil e SporTV

LIGUE JÁ

O atual presidente do Boca Junios, Pedro Pompilio, assumiu que irá fazer o máximo para que Juan Román Riquelme continue na equipe por mais seis meses, até o Mundial de Clubes. Para isso, toda ajuda é necessária. Até mesmo um concorrente ao posto de principal diretor do clube está disposto a ajudar com ajuda dos torcedores.

Juan Carlos Crespi, em carta encaminhada à diretoria e aberta a imprensa, declarou que o Boca teria que juntar US$ 3 milhões, sendo que um terço dessa parte viria do clube, já a outra de um serviço 0300 (na Argentina é 0-600), onde os torcedores doarão uma pequena quantia para ajudar a pagar o empréstimo de Riquelme. “Creio que esse dinheiro será suficiente. Até eu irei ligar”, declarou Crespi ao Diário Olé.

O aumento em US$ 1 milhão é devido às propostas de clubes europeus. O Villareal quer € 14 milhões pelo passe do atleta. Em 2001, o então presidente Macri ter a idéia do 0-600. “Eram outros tempos. Román estava em conflito com a instituição por não ter recebido uma proposta de renovação. Os hinchas depositaram alguns pesos e ele pode ficar por mais um ano, depois de se transferir para o Barcelona, em 2002”, destacou o tablóide argentino.

ENTRA E SAI (5)

ESTUDIANTES
O chileno David Henríquez, do Colo Colo, é o novo alvo do Estudiantes de La Plata para a próxima temporada. De acordo com o próprio jogador, existe uma oferta do clube argentino que o interessa, mas ainda aguarda um sinal final de um clube brasileiro. A própria imprensa do país da como certa a transferência para o Estudiantes até 2008. Henríquez joga como zagueiro e já defendeu clubes do México e Portugal.

ARSENAL
O Catania acertou com mais um argentino para a próxima temporada. Após adquirir o goleiro Bizarri (ex-Nástic), o clube italiano recém promovido a Série A contratou o meia Cristian Llama, meio campista autor de seis gols nas últimas 56 partidas pelo clube de Sarandi. O argentino, que era pretendido pelo San Lorenzo, assinou por quatro anos com o Catania.

QUERO O MELHOR, QUERO A INTERNAZIONALE

O atacante argentino Carlos Tévez, reserva na atual seleção, declarou a imprensa que prefere jogar na Internazionale de Milão a no Real Madrid. “Existe uma possibilidade certa de que na próxima temporada eu seja transferido para lá. Meu representante sabe o que penso: o melhor é a Inter”, assegurou.

De acordo com o diário italiana La Gazzetta dello Sport, o ex-Boca e Corinthians agradeceu o interesse ao Massimo Moratti, presidente do clube italiano. No atual plantel da seleção, Apache – como é conhecido pela imprensa argentina – tem ao seu lado Hernán Crespo, Javier Zanetti, Esteban Cambiasso e Javier Burdisso. Responsável por salvar o West Ham do rebaixamento na Premier League, Tévez revelou que de fato, existe uma proposta do Real Madrid.

ARGENTINA SUB-20 CHEGA COMO FAVORITA NO CANADÁ

Graças ao esdrúxulo calendário da Conmebol, três importantes competições dividirão as atenções da mídia. Dentre elas está o Mundial Sub-20, que começa no próximo sábado, no Canadá. A seleção argentina chegou ontem ao país como uma das favoritas ao título, principalmente por ser o detentor do título e por ter Mauro Zárate, Kun Agüero e Federoco Fazio, que venceu a Copa del Rey no último sábado, com o Sevilla.

O comandante Hugo Tocalli garante que o ex-atacante do Independiente, que no inicio deste ano se transferiu para o Atlético de Madrid, terá um bom rendimento tanto no Mundial da categoria, quanto na próxima temporada no Campeonato Espanhol. “Sou consciente de que Kun não pode oferecer todo o que pode, mas é normal. Ele é garoto e acabou de começar em uma Liga muito competitiva. Esse ano de adaptação foi bom e não tenho dúvidas de que ele irá explodir no próximo campeonato”, apostou.

Na primeira fase, a Argentina jogará contra a Republica Tcheca (sábado), Panamá (terça) e Coréia do Norte (dia 06). O VirandoaCasaca fará toda a cobertura do Mundial da categoria, assim como a Copa América e o torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos, a partir do dia 15 de julho (mesmo dia da final da competição continental).

SURPRESA NO TREINAMENTO

Quando tudo parecia definido na Seleção Argentina para a estréia da Copa América na próxima quinta-feira, contra os Estados Unidos, o técnico Alfio Basile surpreendeu ao escalar Pablo Aimar dentre os titulares no treino de ontem à noite. No inicio do coletivo de 45 minutos, Cambiasso começou entre os prováveis titulares, mas cedeu lugar ao jogador do Zaragoza na terceira parte do treino.

Após o coletivo, Coco Basile conversou por vários minutos com Pablito, autor de um dos gols do treino (o outro foi de Crespo), abrindo uma incógnita para a definição dos onze titulares. A entrada do ex-River Plate, dá mais velocidade a equipe, mas deixa algumas brechas na marcação.


ENTRA E SAI (4)

ARGENTINOS JUNIORS
Ricardo Caruso Lombardi segue perdendo jogadores para a próxima temporada. Após a saída de Leonel Núñez para o futebol grego, Gonzalo Choy e Juan Pablo Avendaño anunciaram ontem que atuarão em clubes do Catar. Ambos não declararam os seus respectivos clubes, mas já se sabe que não será o Al Sadd, entidade que contratou Mauro Zárate.

O comandante do Bicho já pediu alguns nomes como: Héctor Bracamonte, Carlos Luna e Martín Andrizzi. A diretoria pretende ainda segurar Pablo Barzola e Gonzalo Abán que pretendem deixar a entidade.

DANÇA DOS TÉCNICOS
Após a derrota do Godoy Cruz para o Huracán, que sacramentou a queda para B Nacional do clube de Mendonza, o técnico Juan Manuel Llop renunciou o seu cargo para a próxima temporada, além de admitir uma proposta do Banfield.

COLÓN
O defensor Ariel Garcé, do Rosário Central, está cada vez mais perto de retornar ao Colón de Santa Fé. De acordo com o presidente do clube, em manifesto ao site Notifé Deportivo, resta apenas a desvinculação do atleta do clube rosalino. Quem pode chegar ao clube é o chileno Sebastián González, atualmente no futebol mexicano. Sixto Peralta, do Racing. No entanto, o atacante Cláudio Bieler acertou com o Atlético de Rafaela.

FLAMENGO
O clube carioca anunciou hoje a contratação do atacante argentino Maximiliano Biancuchi, de 22 anos, do Deportivo Luqueño, do Paraguai. Indicado pelo técnico Valdir Espinosa, Biancuchi é primo de Lionel Messi, do Barcelona. Ele marcou oito gols no Torneio Apertura, conquistado pelo clube após 57 anos de jejum.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

SANTANA SERÁ TITULAR NO PARAGUAI

O argentino nacionalizado paraguaio, Jonathan Santana foi confirmado pelo compatriota Gerardo Martino como titular para primeira partida na Copa América contra a Colômbia. No último amistoso contra a Bolívia, o ex- Nueva Chicago, San Lorenzo e River Plate foi titular durante os 20 minutos finais, convencendo Martino. Outros conhecidos do futebol argentino também foram confirmados na equipe principal. São eles, Justo Villar, Oscar Cardozo (Newell’s).

CATANIA CONTRATA GOLEIRO ARGENTINO

O arqueiro Albano Bizarri, que na última temporada defendeu o rebaixado Gimnástic, da Espanha, acertou hoje com o Catania, da Itália. O goleiro de 29 anos firmou contrato por um ano com possibilidade de renovação. Este é a quinta equipe de Bizarri, revelado pelo Racing. Nos últimos nove anos jogou no Real Madrid, Valladolid, além do Nástic.

"Joguei nove temporadas na Liga Espanhola, mas desejava ter uma experiência no futbeol italiano. Quando chegou a oferta do Catania, não pude dizer não. Se trata de um novo desafio para mim”, disse.

TRISTE FIM

O final da temporada não poderia ser pior para o futebol argentino. Na última partida válida pela primeira divisão – repescagem valendo o acesso – entre Tigres, de Victoria, e Nueva Chicago, a partida foi encerrada por completo. O triunfo da equipe visitante (2-1), que garantiu o retorno a principal liga argentina após 27 anos foi amargada pelos torcedores do Torito, que revoltados com a queda, invadiram o gramado, roubaram os jogadores e enfrentaram os policiais.

Por já passar dos 30 minutos da segunda etapa, o arbitro da partida deu a partida por encerrada por conta do tumulto, o que revoltou ainda mais os hinchas. Os atletas saíram em disparados para os vestiários, mas devido a grande presença de baderneiros em campo, alguns não conseguiram voltar os seus devidos uniformes. Alguns torcedores mais enfurecidos partiram para cima dos jogadores do clube visitante.

Um desses simpatizantes do Tigre foi pego por trás. Vários torcedores do Nueva Chicago o golpearam até a chegada dos policiais, que eram poucos no local. Por volta das 19h o mesmo foi dado como morto. Fora do estádio, a batalha aumentou, chegando há cinco quadras de onde começaram os incidentes. De acordo com o chefe de policia, Cláudio Marcelo Stábile, 75 torcedores foram detidos. Dez policiais e vários torcedores foram levados aos hospitais mais próximos do estádio, que deverá ser interditado.

PREOCUPADO, PORÉM CONFIANTE

Artilheiro nato dentro da área, o agora careca Hernán Crespo demonstra-se ansioso para a estréia da seleção argentina na Copa América, na próxima quinta-feira. Titular absoluto na formação de Alfio Basile, o atacante da Internazionale quer o título para sair da fila, que já dura 14 anos. “Não ganhamos nada desde 1993 e a pressão é muito grande. Mas, se ficarmos tranqüilos sairemos campeões”, confessou.

Em relação à titularidade conquistada, Crespo não deixou de elogiar seus companheiros. “Sempre temos que competir com grandes jogadores e agora não foi diferente. Em minha carreira, fiquei emocionado quando perdi ou ganhei a vaga. Por isso, o tema da titularidade é muito relativo. Ir ao banco de reservas em um time onde a qualidades dos atacantes é muito boa, como aqui, não é tão grave”, explicou.

Além de Crespo, Coco definiu a equipe titular que entrará em campo na para enfrentar os Estados Unidos. Nenhuma surpresa em relação à equipe que praticou o coletivo no último sábado, inclusive com Roberto Ayala como titular. O defensor havia dado um susto no treino, reclamando de dores nas pernas, mas foi confirmado até mesmo como o capitão.

Estados Unidos
Assim como noticiou toda imprensa internacional, os Estados Unidos venceram ontem a Copa Oro ao bater o México por 2-1, de virada, em Chicago. Até mesmo os diários norte-americanos, que abordam pouco o soccer, deram destaques nas páginas principais. No entanto, Basile não se mostra preocupado como os yankees, principalmente porque não jogarão com a mesma equipe que foi campeã. “Eles mesmos, nos próprios jornais, retrataram muito pouco a Copa América”, disse.

MESSI: “GOSTARIA DE UMA REVANCHE DO 3-0”

Em entrevista ao programa Estúdio Fútbol, do canal argentino TyC Sports, Lionel Messi falou a respeito do favoritismo da seleção argentina na Copa América, que começa para nossa seleção a partir da próxima quinta feira, além de nossos principais rivais e outros temas. Confira na integra:

Argentina: Agora temos que começar a ganhar, estamos tranqüilos e com muita confiança no plantel que temos. Pelos nomes, o Brasil é a única seleção mais poderosa que a nossa.

Título: Argentina e Brasil, por ter os jogadores que tem, sempre são favoritos. Por isso, eles são os rivais a vencer. Gostaria de uma revanche por aquele 3-0 do ano passado.

Basile e Pekerman: A diferença é que Coco me deixa jogar mais solto, me pede que arranque pela direita, como no Barcelona, mas é mais tranqüilo que quando estava com Pekerman.

Verón: Ter Verón do meu lado é muito bom. Ele sempre devolve a bola nos pés, pode quebrar obstáculos além de ter muita experiência.

Barcelona: Não me gostaria de sair do clube. As pessoas me tratam muito bem, não tenho problemas com os diretores... tenho tudo. Agora, algum dia, quando puder, seria magnífico jogar na Argentina, porque essa era meu sonho de criança.

La Liga: O nível de clubes, posso dizer que é o mesmo que na Argentina. Nos fuzilam por todos os lados quando perdemos um tornei , o que é certo quando confiamos demasiadamente.

Newell´s: Sou muito grato pelo clube. Fizeram tudo para que eu ficasse mas as coisas não saíram do jeito que eles queriam. Mas, gostaria muito de jogar um clássico contra o Rosário Central.

Fama: É algo que carrego muito bem. Trato sempre de ser amável, é uma forma de agradecer o carinho. Não me privo de nada, sigo tendo uma vida normal.

TIGRE VENCE CHICAGO E RETORNA A PRIMEIRA DIVISÃO

Os vinte clubes para a temporada 2007/2008 já estão definidos. O Tigres, de Victoria, voltou a vencer o Nueva Chicago, desta vez por 2-1, e garantiu o acesso para a primeira divisão. Os gols foram de Torres e Galmarini, para os visitantes. Higuaín descontou para o Torito.

Desta maneira, Olimpo de Bahia Blanca, San Martin, Huracán e Tigres sãos as equipes que subiram para a primeira divisão, dando lugar a Quilmes, Belgrano, Godoy Cruz e Nueva Chicago que disputarão o martírio da B Nacional.

ENTRA E SAI (3)

RIVER PLATE
O goleiro da seleção argentina, Juan Pablo Carrizo, recebeu uma proposta do Zaragoza, da Espanha, para um contrato de cinco anos, a partir do fim deste ano. De acordo com o canal TyC Sports, o clube espanhol ofereceu € 8 milhões.

No entanto, o Millonarios não pretende liberar o atleta para discutir o contrato por menos de US$ 10 milhões líquidos.Outros clubes europeus também querem o passe do atleta. Manchester, Milan, Internazionale e Lazio, seriam esses clubes, mas somente os romanos fizeram uma oferta oficial.

SAN LORENZO
As especulações de que Gastón Fernández poderia deixar o San Lorenzo, foram excluídas pelos dirigentes do clube campeão argentino. “E muito difícil que sai Gata, porque ele entrou no coração dos torcedores e porque é o principal ídolo do plantel”, disse Rafael Savino a rádio La Red, que declarou também que Lavezzi não sairá do Ciclón pelos US$ 4 milhões propostos pela Atalanta.

No entanto, Jonathan Bottinelli, outra grande jóia, pode ir para a Genova, da Itália, no qual fez uma boa oferta pelo atacante. A boa notícia é que Diego Galván, do River Plate, terá uma reunião com Ramón Díaz amanhã para discutir o contrato.

RACING
O técnico Gustavo Costas pediu a Fernando De Tomaso para entrar em negociações com o atacante Federico Higuaín, recém rebaixado com o Nueva Chicago para a B Nacional, cujo passe pertence ao River Plate. O clube de Avellaneda já contratou dois estrangeiros, ambos vindos do Paraguai e teria o aval do clube de Buenos Aires, que pretende emprestá-lo por mais uma temporada.

VÉLEZ
O técnico Ricardo La Volpe já conta com o segundo reforço para o Torneo Apertura 2007. Trata-se do paraguaio Jorge Núñez, campeão pelo Sportivo Luqueño está temporada no futebol guarani. A aquisição do meio campista foi de 100%. A nova meta do Fortín é um goleiro. O principal nome é de Germán Montoya, do Belgrano, que não quer cedé-lo pela quantia proposta pelo Vélez.

BOCA
O atual campeão da América pode perder mais um jogador para a próxima temporada. Após as transferências de Clemente Rodríguez com o Espanyol, e a difícil renovação do empréstimo de Juan Román Riquelme, o Boca pode perder também Matías Silvestre para a Lazio, que ofereceu US$ 2.5 milhões por 80% do passe.

EUROPA
Por fim, Luciano Galletti deixará mesmo o Atlético de Madri para defender o Olimpiakos, da Grécia. O valor da transação chegou aos € 2,5 milhões, onde o atacante receberá cerca de €1,2 milhões nas próximas três temporadas.

PELLEGRINI DIZ QUE NÃO TEM ESPAÇO PARA RIQUELME

O comandante do Villareal, Manuel Pellegrini, descartou a possibilidade de Juan Román Riquelme voltar a equipe espanhola na próxima temporada. “Temos os três lugares extras comunitários ocupados”, eliminando as chances de o argentino retornar ao Submarino Amarelo.

No entanto, Pellegrini não quis assumir a responsabilidade. “Minha decisão está de acordo com a Comissão Diretiva. É um tema encerrado, assim que não vale a pena seguir dando voltas. Já faz seis meses que ele não joga no clube”, comentou o chileno.

Riquelme tem mais dois anos de contrato com o Villareal. Após a Copa América da Venezuela, o jogador se reapresentará ao clube para dar fim a esta novela.

TÉVEZ DESCONTENTE COM A RESERVA

O atacante Carlos Tévez se mostra demasiadamente triste por não ser o titular da seleção argentina na primeira partida contra os Estados Unidos, na próxima quinta-feira, às 21h45, horário de Brasília. No entanto, o jogador do West Ham United, adiantou que apoiará sempre qualquer um dos companheiros que ingressarão a titularidade.

“Dói-me não ser titular porque creio que rendi o meu melhor. Sou jogador e sempre quero estar, mas apoiarei os meus companheiros porque sempre fui assim”, explicou Carlitos aos repórteres argentinos.

Em relação ao favoritismo para a Copa América, o ex-Boca foi contundente. “Se não chegarmos a final será um enorme fracasso. Temos que ser responsáveis e aproveitar a qualidade dos jogadores que temos”, finalizou.

DE PRIMEIRA!

Os torcedores do Huracán podem festejar. Após quatro ocasiões desperdiçadas (Gimnasia Jujuy e Instituto em 2004/2005 e Argentinos na última temporada além do San Martin no último sábado), o mítico clube do Parque dos Patrícios voltou a primeira divisão do futebol argentino ao derrotar o Godoy Cruz por 3-2, jogando fora de casa.

A partida foi eletrizante. O Globo parece que entrou sozinho em campo no primeiro período. Tanto que abriu 1-0 naquela etapa, com um gol de Sanchez Prette, obrigando os mendocinos a sair para o jogo, já que precisariam de três gols para permanecer na divisão principal.

Mas, Mauro Milano, aos 7 do segundo tempo, aumentou a vantagem para o Huracán. O gol deixou o Godoy Cruz ainda mais desorientado. Mas, com a entrada de Arzuaga o time melhorou. Os dois gols do colombiano foi questão de minutos, colocando em desespero Mohamed. Quando estava próximo de virar a partida, surgiu uma falta na entrada da área. Raúl Gordillo mandou para o fundo das redes garantindo a equipe na primeira divisão. Parabéns Huracán, de volta a Primeira!

domingo, 24 de junho de 2007

CONTRA UM NOVO TROPEÇO

Em instantes, uma importante partida determinará a terceira equipe que disputará a próxima temporada na próxima divisão. Em Mendonza, o Godoy Cruz precisa reverter os 2-0 sofridos pelo Huracán na primeira partida, na última quarta-feira. A partida começa às 15h, horário de Brasília.

Os gols de Gastón Coyette e Joaquín Larrivey na primeira partida dão uma boa vantagem para o Globo nessa partida de volta, uma vez que um empate ou uma derrota pelo placar mínimo garante o retorno da equipe a primeira divisão após quatro anos. No entanto, tanto os torcedores como os próprios jogadores evitam falar em facilidade, uma vez que perdeu a vaga direta para o San Martin após estar com o jogo nas mãos, no último sábado, quando sofreu a virada no final da partida.

Para a partida, o técnico Antonio Mohamed ainda não decidiu se optará pelo retorno de Gerardo Solana, expulso na partida em San Juan, ou se continua com Cristian Sánchez Prette, titular na última partida assim como no coletivo final.

Pelo lado dos donos da casa, Juan Manuel Llop não contará com José Cárdenas por conta do quinto amarelo sofrido na partida passada, além de Gustavo Pinto, expulso. Em seus lugares entram Marcos Barrera e Esteban Buján, respectivamente. O artilheiro Martín Arzuaga, que nas últimas partidas não rendeu o esperado, foi substituído por Osvaldo Miranda.

GODOY CRUZ:
Mariano Torrico; Marcos Barrera, Juan Manuel Herbella, José Devaca, Darío Salomón; Enzo Pérez, Esteban Buján, Mariano Torresi, Diego Villar; Mauro Poy e Osvaldo Miranda.
DT: Juan Manuel Llop.

HURACAN:
Leonardo Díaz; Paolo Goltz, Claudio Ubeda, Christian Díaz; Cristian Sánchez Prete o Gerardo Solana, Hugo Barrientos, Christian Cellay, Federico Poggi; Walter Coyette; Mauro Milano e Joaquín Larrivey.
DT: Antonio Mohamed.

CASTROMÁN ACERTA COM O AMÉRICA MEXICANO

Entre ambas as partes ainda não existe um confirmação, mas tudo indica que o atacante Lucas Castromán jogará mesmo no América do México. De acordo com o diário local, o Ovaciones, assegura que o artilheiro do Vélez Sarsfield chegaria amanhã no país asteca e séria apresentado juntamente com Federico Insúa, argentino recém contratado pelo futebol alemão.

Em um primeiro momento, o próprio jogador declarou que não tinha muita vontade em vestir a camisa de um clube mexicano, uma vez que pretende um oferta vinda da Argentina. No entanto, as propostas parecem ter mexido com o atleta.

GUSTAVO LÓPEZ NEGOCIA CONTINUIDADE NO CELTA

Apesar do rebaixamento no Campeonato Espanhol, o argentino Gustavo López pretende continuar no Celta de Vigo na próxima temporada. No entanto, muitos veículos de imprensa da Argentina apostam que o atletas pode vestir novamente a camisa do Independiente,

O contrato com a equipe galega termina no próximo sábado, e ambas as equipes já estão negociando um novo vinculo. A diferença crucial é que a equipe espanhola pretende pagar a Lopéz apenas por cada partida, algo que o argentino não quer.

MAXI LÓPEZ NÃO SEGUIRÁ NO MALLORCA

O futuro do atacante argentino Maximiliano López é incerto. Reserva em boa parte da temporada no Mallorca, quando esteve por empréstimo, o jogador deve retornar ao Barcelona, onde não rendeu o esperado quando foi transferido para aquela equipe em 2003. O ex-River Plate deve ser cedido a outra equipe para o próximo campeonato.

Atualmente com 22 anos, Maxi conquistou cinco títulos na equipe catalã, nos três anos que esteve presente na equipe. No Mallorca, o atacante não conseguiu render o esperado ao lado dos compatriotas Jonas Gutiérrez, Guillermo Pereyra, quando ficou apenas na 12° colocação, com 49 pontos.

SUB-20 SÓ EMPATA COM TIME DA TERCEIRA DIVISÃO

O último jogo preparatório na Argentina para a seleção Sub-20, que disputará o Mundial da categoria no Canadá, a partir do dia 30, não agradou muito. Com boa parte dos titulares que enfrentarão a Rep. Checa na estréia da Copa, a equipe dirigida por Hugo Tocalli ficou apenas em um empate sem gols nos 65 minutos (se dividiu em dois tempos: um de 40 e um de 25 minutos) com o Deportivo Morón, atualmente na Primeira B Nacional.

A equipe titular foi formada por Sergio Romero; Gabriel Mercado, Matías Cahais, Leonardo Sigali, Emiliano Insúa; Maximiliano Moralez, Ever Banega, Claudio Yacob; Damián Escudero; Angel Di María e Sergio Agüero. Na segunda etapa entraram Bruno Centeno, Matías Sánchez, Germán Voboril, Alejandro Cabral, Alejandro Gómez e Lautaro Acosta.

NEWELL’S CONTRATA LATERAL DO CHACARITA

A pedido de Pablo Marini, a diretoria do Newell’s Old Boys contratou um lateral direito para a próxima temporada. Paulo Aguilar, que defendeu o Chacarita Juniors, na B Nacional, chega ao clube de Rosario por empréstimo de um ano com possibilidade de compra.

O atual comandante do clube rubro-negro vinha utilizando o zagueiro Nicolás Spolli na posição, por conta das atuais brigas com Carlos Araujo, Cristian Ansaldi e Germán Rivera, três laterais que tinha no plantel.

Perda
Por outro lado, Sebastián Arrieta, titular nas últimas partidas da temporada, acertou com o Olimpo de Bahía Blanca, um dos recém promovidos a primeira divisão. Os valores de ambas as transações não foram revelados.


DE TOMASO PROMETE SURPRESAS

Apesar de satisfeito pelas recentes contratações, o presidente do Racing Club, Fernando De Tomaso ainda não se contentou com Marcos Cáceres e José Salcedo, ambos ex-Cerro Porteño. Um novo atacante é a próxima meta do dirigente, apesar de já ter assegurado Bergessio, que de acordo com a imprensa portuguesa, já assinou com o Benfica.

No entanto, o De Tomaso recusa-se dizer o nome do jogador. Com um bom humor, disse que as iniciais começam com S.E: “Pode ser Samuel Etó, já que compraram o Henry. Ele é um dos atletas que queremos negociar”, esquivou-se. Os nomes cogitados pelo Racing eram os de Santiago Salcedo (do Jaguares, de México) e Rodrigo López (Libertard, do Paraguai), ambos guaranis, cujas negociações esfriaram.

CAVENAGHI: “PENSO EM RETORNAR, MAS NÃO COM ESSE TÉCNICO”

Fernando Cavenaghi negou-se em comentar uma possível negociação com o Vélez Sarsfield, como noticiou o VirandoaCasaca.com. Muito pelo contrário. O ex-River em entrevista ao Diário Olé, falou do desejo em retornar ao seu clube de coração, desde que uma pessoa saia do atual plantel. Seu nome? Daniel Passarella.

Tudo porque no final do ano passado, o artilheiro passou no Monumental de Núñez para cumprimentar os seus antigos companheiros. No entanto, Kaiser expulsou Cavenaghi do vestiário. Hoje, apesar de um pouco mais aliviado, o atcante do Bordeaux (FRA), não esconde a sua frustração com o atual comandante. “Tenho vontade de retornar ao River Plate, mas não creio que por agora. Mas não com esse técnico no comando”, declarou.

MAXI CONSEGUE O MELHOR APROVEITAMENTO EM GOLS NA LIGA

Mesmo inativo em boa parte da temporada, o argentino Maxi Rodriguez, do Atlético de Madrid, conseguiu um prêmio importante para a sua carreira futebolística, e porque não, um consolo para a péssima temporada, por conta da contusão que o tirou seis meses dos gramados.

Com seis gols nos 627 minutos em que esteve em campo, o argentino alcançou o melhor aproveitamento na temporada, em saldo, já que marcou um gol a cada 104’. O artilheiro do campeonato espanhol, Kanouté, do Sevilla – ontem campeão da Copa del Rey – fez 21 gols nos 2.567 minutos, um saldo de 122’em cada gol.

Além dessa marca, Maxi Rodriguéz chutou 30 vezes ao gol, uma aproveitamento de 20%. Completam a classificação em saldo Van Nistelrooy – um gol a cada 126 minutos – e Ronaldinho, um tento a cada 130 minutos.

Galetti
O argentino Luciano Galetti, que atua no mesmo clube que Maxi, pode deixar a equipe espanhola. Isso porque o Olimpiakos, da Grécia, pretende adquirir o passe do atleta, onde faria companhia a Leonel Núñez.