quarta-feira, 31 de outubro de 2007

RIVER SOFRE, MAS SE GARANTE NAS SEMIFINAIS

Apesar de jogar em casa, o River Plate sofreu para garantir a segunda vaga argentina nas semifinais da Copa Sul-Americana. O empate em 0x0 contra o Defensor, de Montevidéu, veio com um sofrimento. A tranqüilidade esperada, de fato não aconteceu. Passarella (de novo) não montou uma equipe perfeita, deixando o caminho livre para os atletas uruguaios. Por sorte e competência de alguns atletas argentinos, a derrota não veio. Pode-se ler, definitivamente, Carrizo, que obteve a melhor atuação desde o impasse de sua transferência para Itália.

É fato que o Defensor viria para ganhar, já que um empate em 3x3 era praticamente improvável. Na escalação, Da Silva, técnico do clube uruguaio, escalou três atacantes, todos com gana de derrotarem o rival. Cristian González por pouco não marcou ao início do jogo após uma linha de impedimento mal feita pela defesa Millonaria. Por pouco os 40 mil não se calaram.

O nervosismo cresceu no decorrer de toda partida. Vários momentos que deixaram a torcida atônita. Mas, mesmo com os três atacantes o Defensor não chegou ao tento, o que os deixaram nervosos ao fim da partida. Tanto que Martínez e Ferrari foram expulsos. Mas, o que interessa é a classificação do River Plate para as semifinais da competição sul-americana. O adversário é o Arsenal de Sarandí. O vencedor desse confronto argentino enfrenta na final ou América do México ou Millonarios na Colômbia.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

O QUE ESPERAR DA COPA 2014

Recentemente, fui ao Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Pan-Americanos, evento esse que me desestimulou para o andamento do blog, já que tive pouco acesso aos computadores no local onde estive além do inapto tempo para tal. Com exceção do preconceito, da xenofobia freqüente, da desorganização nas filas, o não respeito dos acentos nos locais de jogos, o evento foi “um sucesso”. Vários elefantes brancos (como a Arena Multiuso, o Velódromo os parques aquáticos, dentre várias outras coisas) foram construídos e deixados para a população fluminense.

E hoje inicia mais um processo para novos elefantes brancos. É verdade que o futebol é a alegria do povo brasileiro, mas alguns estádios não serão tão utilizados após o torneio da Fifa, em 2014. Um bom exemplo é o Mané Garrincha, em Brasília, estádio esse que recebe pouco mais de mil pessoas em suas partidas. Hoje tem capacidade de 44 mil pessoas com projeto de ampliação para 78 mil (números não exatos). Só uma revolução do futebol candango pagará, com receitas dos jogos, a conta da Copa (vale lembrar que Gama e Brasiliense tem estádios próprios: Bezerrão e Serejão respectivamente).

Outros estádios também virarão elefantes brancos. Hoje, o que é o futebol em Amazonas? Quantos clubes o estado têm na primeira ou segunda divisão? Nenhum. E, sem dúvidas, isso não mudará. O Pará da mesma forma (Remo está prestes a cair e Paysandú sequer passou da primeira fase da Série C). Campo Grande, Rio Branco e Cuiabá então, nem se fala!

A segurança, o “trem-bala Rio-São Paulo” podem até melhorar, principalmente porque o PCC, os responsáveis pelos cartéis da droga e o governo adoram o futebol. Rebeliões nas cadeias públicas para que televisões sejam instaladas no presídio no período da Copa existe, e não deixará de existir, uma vez que, mesmo presos, os homens do tráfico comandam o Brasil melhor do que qualquer um (leia-se governo federal). E com essa privatização das estradas interestaduais e a contratação de trens, pode até ser que se melhore alguma coisa, já que o Brasil é um país ‘em desenvolvimento’ e não de terceiro mundo.

Os governantes terão sete anos para mudar tudo isso que citei, além de várias outras coisas ou manter-se na mesmice. A Copa do Mundo de 2014 será no Brasil. A Fifa, de fato, não gostaria que fosse aqui, já que os ingressos populares diminuirão a renda liquida da federação. Mas, será aqui Bom para todos, principalmente para os governadores, burgueses e presidentes. E porque não para nós, já que poderemos ver a Argentina sedenta por um novo Maracanazo.

Agora só nos resta juntar (muito) dinheiro e esperar para vermos. A Copa é do Brasil, mas só a sede, como em 1950. Que assim seja.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ARGENTINOS PRÓXIMO DE EMBATE NAS SEMIFINAIS

Diferentemente dos clubes brasileiros, os argentinos vem demonstrando um bom rendimento na Copa Sul-Americana 2007. Das duas equipes que passaram para as quartas-de-final, uma já garantiu sua presença na fase seguinte e outra está com um pé nas semifinais.

Na madrugada de hoje, o Arsenal de Sarandi surpreendeu o Chivas Guadalajara, do México, com um 3 x 1 fora de casa. Na primeira partida, na Argentina, o clube de Grondona não saiu do zero. Desta maneira, os argentinos enfrentarão o América do México (algoz do Vasco), isso se o River Plate não conseguir a classificação em casa na próxima terça-feira ante o Defensor.

A primeira partida do Millonarios (argentinos) aconteceu na noite de ontem, em Montevidéu. A equipe dirigida por Passarella e organizada por Falcao, esteve à frente do marcador por duas vezes, mas cedeu o empate em 2 x 2 nos minutos finais. Desta maneira, basta o River manter o 0x0 ou, no máximo, o 1x1 para classificar-se. Outro resultado idêntico ao de ontem leva a partida para os pênaltis.

Caso o River Plate se classifique, o regulamento prevê que times do mesmo país não podem disputar a final, obrigando-os a jogar as semifinais. O adversário dos argentinos seria o Millonarios da Colômbia, que na noite de quarta-feira eliminou o São Paulo. Mas, como o Arsenal já garantiu a classificação para as semifinais esse duelo só ocorreria um uma hipotética final.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ARGENTINA LIDERA RANKING DA FIFA

Pela segunda vez no ano, a Seleção Argentina assumiu o posto de melhor equipe no tão polêmico ranking da Fifa na manhã de hoje. As duas vitórias nas Eliminatórias África do Sul 2010, colaboram com a subida do terceiro para o primeiro posto, invertendo as posições com a Itália. Brasil continua como vice.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

NÃO PODERIA SER MELHOR

A rodada para o Lanús não poderia ter sido melhor. Fez a sua parte na última sexta-feira ao vencer o San Martín por 2x0 e viu os seus adversários caírem, um por um. Boca Juniors, por pouco, não é derrotado pelo Estudiantes em plena Bombonera. E o Independiente tropeçou em casa ante o San Lorenzo, atual campeão. Único que não caiu foi o Tigre, que bateu o Arsenal de Sarandi, que nesta quinta-feira joga a sua vida na Copa Sul-americana.

Sobre o Lanús, leia a coluna de André Lacerda, no Trivela.com

Os resultados beneficiaram também o River Plate, que venceu a segunda partida consecutiva, desta vez derrotando o Gimnasia, em La Plata. Ótimo resultado, principalmente porque joga a sua primeira partida nas quartas de final da Sul-Americana contra o Defensor (URU), em Montevidéu no dia 25. Buonanotte, apesar das duas boas apresentações, não jogará na quinta-feira. Rosales entrará em seu lugar.

Outro resultado importante para a rodada aconteceu no sábado. O Vélez bateu o Rosário fora de casa e por consequentemente derrubou Carlos Ischia do cargo de diretor técnico do Canalla. Com apenas uma vitória em quatorze partidas, Ischia foi tarde. Ricardo Scheir assume o comando até o dia 11 de novembro, quando haverá as eleições no clube. Algo parecido com um clube brasileiro famoso em importar, recentemente, vários argentinos???
Resultados:
Tigre 2 x 0 Arsenal
Lanús 2 x 0 San Martín
Rosário 0 x 2 Vélez
Olimpo 1 x 1 Banfield
Colón 0 x 1 Gimnasia Jujuy
Argentinos 1 x 0 Racing
Independiente 1 x 2 San Lorenzo
Huracán 3 x 1 Newell's
Gimnasia LP 0 x 2 River Plate
Boca Juniors 1 x 1 Estudiantes

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

RODADA PROMETE NA ARGENTINA

Após a dupla rodada das Eliminatórias África do Sul 2010, as atenções voltam aos campeonatos nacionais. Na argentina, tudo se caminha para um final eletrizante, uma vez que as posições mudam a cada rodada.

Para se ter uma idéia, do líder Independiente ao atual campeão San Lorenzo, a diferença é de sete pontos. Em seis rodadas, principalmente com as pausas para as próximas rodadas das Eliminatórias entre a 16ª e 17ª rodada, tudo pode mudar principalmente a liderança, já que Lanús, Boca e Tigre, com apenas um vitória, podem empatar em pontos com o Rojo.

Essa rodada, por exemplo, o Rojo pode perder a liderança e ver o incrível Lanús assumir a ponta. Isso porque os de Troglio encaram um San Lorenzo em recuperação, e o Lanús recebe um San Martín cada vez mais abatido neste campeonato. O Boca, por outro lado, pega um Estudiantes irreconhecível dos dois campeonatos passados (hoje na 13ª posição), na Bombonera.

Vale lembrar que no torneio passado, Rojo e San Lorenzo fizeram uma das melhores partidas do campeonato.

Obviamente, não se pode esquecer do River Plate, embalado pela vitória no Superclásico. Há seis pontos do líder, os de Passarela tem pela frente o Gimnasia, em La Plata. A situação do adversário não é das melhores, o que facilita (em tese) a partida para o Millonarios.

O Racing, dito por muitos como um dos grandes favoritos ao título encara um adversário direto pelas primeiras colocações: o Argentinos. Essa, com exceção dos empates de Rojo e Boca, respectivamente, é uma das principais partidas da rodada.

Enfim, uma rodada emocionante nos espera neste final de semana. Infelizmente, nenhuma partida ao vivo no SporTV, detentora das transmissões do Campeonato Argentino no Brasil.

GUTIÉRREZ PRESTES A DEIXAR O MALLORCA

Uma das recém surpresas da lista de Alfio Basile para representar a Seleção Argentina ultimamente, o meia Jonas Gutiérrez é um dos nomes do Portsmouth para a janela européia no fim do ano. O clube inglês desembolsaria 10 milhões de euros pelo passe do argentino.

O interesse já havia surgido, mas a proposta inicial era inferior a que o Mallorca e Vélez, donos de seu passe, gostariam.

De acordo com o TyC Sports, os ingleses já ofereceram um contrato três vezes superior ao do clube espanhol. No entanto, o Mallorca não pretende vender-lo por essa quantia, uma vez que receberia apenas metade do valor, já que a outra iria para o Vélez.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

D’ALESSANDRO E AIMAR BRIGAM EM TREINO

Os argentinos Andrés D’Alessandro e Pablo Aimar, do Zaragoza, por pouco não se socaram nos últimos minutos de um treinamento na cidade espanhola. A discussão, de acordo com o Diário Olé, ocorreu após um gol de D’Alessandro em um rachão. Aimar questionou a marcação e a discussão iniciou. Em um certo momento, quando as coisas começaram a esquentar, Diego Milito, também argentino, separou-os para evitar uma briga generalizada.

Após o ocorrido o treinador do clube espanhol deu por encerrada as atividades e todos seguiram para os vestiários. D’Alessandro saiu sem falar com a imprensa, mas Aimar e alguns outros jogadores revelaram que os jogadores fizeram as pazes. “Nos treinamentos, quando se treina bem e forte, isso acontece. Quando não ocorre, temos que nos preocupar, porque não estamos trabalhando com a intensidade que temos de fazer. Todos estão muito motivados”, explicou Aimar.

BURDISSO PASSA BEM APÓS PANCADA NA CABEÇA

O lateral da seleção argentina, Nicolás Burdisso recupera-se bem após o incidente de ontem com o atacante venezuelano Juan Arango. Em uma briga pela bola no alto, o atleta da Venezuela cabeceou fortemente a nuca do argentino que caiu desacordado em campo. Burdisso saiu de campo com um imobilizado para evitar fraturas graves.

O médico da seleção, Homero D’Agostino, juntamente com Raúl Madero, chefe do departamento médico das AFA, deram o laudo do atleta após a partida. “Ele teve um traumatismo craniano com um corte que provocou a perda da memória, mas houve uma recuperação imediata e não tem nenhum tipo de complicações neurológicas”, explicou. O atleta respondeu bem aos primeiros estudos e seguiu direto para o hotel onde a seleção ficou hospedada e já seguiu para Milão para reapresentar-se a Internazionale.

SÓ O NECESSÁRIO

Em um jogo morno em boa parte do tempo, a Seleção Argentina conquistou a sua segunda vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A vítima da vez foram os venezuelanos, que mesmo dentro de casa e com maior posse de bola, não evitaram os 2 x 0. Os gols foram de Gabriel Milito e Messi, ambos na primeira etapa. O resultado coloca a Seleção na liderança provisória das Eliminatórias Sul-Americanas.

No primeiro tempo, a Argentina chegou poucas vezes ao gol, mas quando obteve a oportunidade concretizou. O primeiro tento surgiu após uma cobrança de falta de Riquelme. Gabriel Milito, sozinho, cabeceou no fundo das redes. Até os 42’ Lionel Messi e Tévez mantiveram-se apagados em campo. No entanto, El Apache encontrou o atleta do Barcelona livre, que cortou o marcador e mandou para o fundo das redes. 2x0.

Carlitos, por sinal, pouco fez além do passe. Na segunda etapa, em três oportunidades, não conseguiu finalizar. Tanto que foi substituído por Denis ao fim da partida. Riquelme, destaque na partida passada, sequer foi notado apesar de alguns lances com Messi. O atacante do Barcelona teve até mesmo a oportunidade de ampliar por duas vezes. Mas, solidariamente (e erroneamente) tocou para Tévez e Denis, respectivamente, quando tinha espaço para finalizar.

Um lance isolado assustou várias pessoas presentes no Panchacho Romero. Aos 28’ do segundo tempo, Burdisso tomou uma cabeçada de Arango e ficou desacordado. O lateral saiu imobilizado de campo. Apesar de uma substituição forçada, ela deu resultados, uma vez que os venezuelanos pararam de perturbar os argentinos, o que ocorria sempre nas costas de atleta da Internazionale.

A próxima partida da Argentina acontece no dia 17 de novembro, em Buenos Aires, contra a Bolívia. Já os venezuelanos visitam a Colômbia, na mesma data.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

VENEZUELA x ARGENTINA EM TEMPO REAL

FINAL DE JOGO. Argentina 2 x 0 Venezuela. Albiceleste assume provisoriamente a liderança das eliminatórias, com uma partida a mais.

45' Livre, Germán Denis desperdiça mais uma chance de ampliar o placar.

45' Acréscimos: quatro minutos

43' Denis ganha do zagueiro e a bola sobra para Messi. O argentino cortou mais um defensor e, mais uma vez solidário, desperdiçou a chance de ampliar ao tocar com erradamente com Denis

40' Argentina administra a partida e Venezuela toca a bola para que não sofra mais gols.

36' Substituição na Argentina: Sai Tévez; entra Denis, artilheiro do Apertura.

35' NA TRAVE!!! Tévez tocou para Mascherano que encontrou Cambiasso livre. O meia da Internazionale aproveitou a liberdade da zaga para mandar no canto esquerdo de Vega.

33' Messi, até o momento, foi o argentino que mais acertou e demonstrou vontade de jogar. Tévez, apesar do belo passe para o segundo gol, não conseguiu mostrar muita coisa em campo. Riquelme ligeiramente apagado na segunda etapa.

28' Substituição na Argentina: Díaz entra no lugar do contundido Burdisso.

26' Venezuela quase diminui com um gol contra de Zanetti, salvo por Abbondanzieri. No seguimento da rodada, Arango cabeçou fortemente a nuca de Burdisso. O argentino saiu de campo imobilizado.

23' Em uma tabela entre Messi e Riquelme, o inapto do Villareall tocou para Messi que mandou para o fundo das redes. Mas, a arbitragem anulou alegando impedimento

22' Substituição na Venezuela: Rojas sai entra Vielma

21' Guerra e Rosales fazem a festa em cima de Burdisso.

17' Substituição na Argentina: Gago entra no lugar de Ibarra. Desta forma, Zanetti retorna para a lateral direita, muito vulnerável até então.

16' Messi recuperou uma bola pela esquerda e partiu em direção ao gol. Após perder o tempo da bola, o atleta do Barcelona tocou para Tévez, mas o defensor venezuelano salvou no último instante.

15' Tévez obteve duas oportunidades de marcar, após lançamento de Messi, mas desperdiçou ambas. Uma caiu pedindo pênalti e a outra não conseguiu finalizar com perigo. O atleta busca jogo, mas sem objetividade.

12' Venezuela continua arriscando de fora da área. Desta vez foi Guerra, que mandou a esquerda do arqueiro argentino.

10' Substituição na Venezuela: Seijas sai para entrada de Guerra

4' Em cobrança de escanteio de Páez, Maldonado cabeceou rente ao travessão, assustando os argentinos.

1' Arango recebeu um passe perfeito nas costas de Burdisso, mas concluiu mal, recuando a bola para Abbondanzieri.

Começa o 2º tempo.

Nenhuma substituição pelo lado argentino. Na Venezuela, Rosales entra no lugar de Vallenila


ANÁLISE: Jogo morno nessa primeira etapa. Argentina chegou poucas vezes ao gol, mas quando estee presente conseguiu concretizar. A primeira vez com Gabriel Milito, após uma bela cobrança de falta de Riquelme. Depois disso, a equipe de Basile cadenciou o jogo e sofreu uma ligeira pressão venezuelana, que só arriscou chutes de fora da área e algumas investidas em cima de Ibarra.

Tévez e Messi pouco apareceram. Em uma das únicas oportunidades no primeiro tempo, Carlitos tropeçou na bola após um contra ataque iniciado por Mascherano, aos 38’ do primeiro tempo. Lionel Messi, por outro lado, bem marcado, teve pouca liberdade, isso quando a bola chegou a ele. Em uma dessas oportunidades, o garoto do Barcelona não teve piedade de mandar para o fundo das redes. Argentina 2 x 0.

Riquelme, por enquanto, o melhor da Argentina.

FINAL DO PRIMEIRO TEMPO

45' +1: Cartão Amarelo: Maldonado, da Venezuela, após falta em Messi.

ACRÉSCIMOS : DOIS MINUTOS

42' Em única oportunidade no primeiro tempo, Lionel Messi recebeu na entrada da grande área e bateu de esquerda, colocando a bola no fundo do gol venezuelano. 2 x 0.

42' GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL!!!!! MESSI

40' Diferentemente do normal, Riquelme bateu rasteiro, em cima da barreira.

39' Cartão Amarelo: Falta na entrada da grande área em Cambiasso. Cichero sofre cartão amarelo. Riquelme na bola.

37' Argentina cadencia o jogo. Messi e Tévez pouco se apresentaram na partida.

30' Argentina investe pouco e vê anfitriões tocar a bola e chegar com perigo ao gol argentino, sempre pelo lado esquerdo.

24' Cartão Amarelo: Arango faz fila na defesa argentina obrigando Ibarra a parar a jogada deslealmente.

23' Gabriel Milito fez o seu primeiro gol com a camiseta celeste y blanca. Essa é a sua 28ª vez que o atleta defende o país.

21' Arango, de fora da área, arriscou sem muito sustos para Abbondanzieri. Venezuelanos só arriscam de longe.

16' Messi cobra falta rente ao poste direito de Vega.

15' Riquelme, em cobrança de falta, colocou na cabeça de Milito, que aproveitou o vacilo da defesa para abrir o placar em Maracaibo. 1 x 0 Argentina!

15' GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL da ARGENTINA!!!!

12' Páez faz um belo passe para Maldonado, que na entrada da área, mandou por cima do gol. Venezuela melhor na partida.

10' Bola recuada para Abbondanzieri. O goleiro quase entregou o 'ouro' para Maldonado, que ao pressioná-lo, fez uma falta no arqueiro de 35 anos, vinculado ao Getafe, da Espanha.

7' Messi, na raça, ganha de quatro marcadores e lança para Cambiasso, que cabeceou mal.

5' Arango sofre falta por trás de Mascherano. Simón não mostrou amarelo.

3' Zaga vinotinto afasta o lance.

2' Falta para Argentina. Riquelme na cobrança.

2' Os donos da casa demonstram nos minutos iniciais que pretendem surpreender a Argentina. Seleção Argentina toca bola no meio campo.

0' Exatamente às 22h40, começa o primeiro tempo

RETROSPECTO: A seleção argentina nunca perdeu para os venezuelanos em toda história, assim como sequer cederam um empate. O menor placar foi no último confronto, quando a Argentina venceu por 3 x 2, em Buenos Aires, em partida válida pelas eliminatórias da Copa de 2006. O resultado mais dilatado aconteceu em 1975, em Santa Fé: 11 x 0.

AGÜERO FORA: Por conta de uma ferida na perna esquerda, o astro do Atlético de Madrid, Kun Agüero está fora até mesmo do banco de reservas. Para seu lugar foi escalado Germán Denis, do Independiente. Outros suplentes: Carrizo, Diáz, Belluschi, Gago, Insua e Saviola

PRÉ-JOGO: Alfio Basile mexeu mesmo na equipe. Gabriel Heinze, lesionado, cede lugar para Burdisso. Outra modificação é a entrada de Ibarra no lugar de Maxi Rodríguez. Desta maneira, a equipe argentina irá a campo com: Abbondanzieri; Ibarra, Demichelis, Milito, Burdisso; Zanetti, Mascherano, Cambiasso; Riquelme; Messi e Tevez.

Já a venezuela foi definidada por Paéz com Vega; Vallenilla, Rey, Cichero, Rouga; Seijas, Mea Vitali; R. Páez, J. Rojas, Arango; Maldonado

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje o VirandoaCasaca irá colaborar com aqueles que não usufruem da TV a Cabo para acompanhar a segunda partida de nossa seleção a partir das 22h40, horário de Brasília contra a Venezuela, em Maracaibo. A transmissão será em tempo real. Basta você, internauta, apertar F5 a cada minuto para ver a atualização. No intervalo, comentários desse repórter que vos escreve. Usufrua e comente!

PRÓXIMO CAPÍTULO

Após a primeira vitória nas Eliminatórias África do Sul 2010 dentro de casa, a Seleção Argentina busca o triunfo inicial longe da sua fanática torcida. O adversário de hoje são os surpreendentes venezuelanos, vitoriosos na primeira rodada ante o Equador, fora de casa. O embate começa às 22h40, horário de Brasília com transmissão do SporTV, ESPN Brasil e BandSports.

Para evitar que uma catástrofe aconteça, o técnico Alfio Basile manteve os mesmos onze atletas que estiveram no Monumental de Nùñez na confronto ante o Chile, onde Riquelme marcou os dois gols da vitória. Pelo menos é isso que se supõe, já que não houve treinamentos no palco da partida, o estádio Pachencho Romero, local onde Messi deu show contra o México, mas que a Seleção, dias depois, foi abatida pelo Brasil.

Há suspeitas de que Gabriel Heinze, com fortes dores musculares no adutor esquerdo, ceda a vaga para Ibarra ou Burdisso, sendo que a primeira opção iria para a direita e Zanetti ocuparia o posto do atleta do Real Madrid. No banco de reservas, Agüero ficaria de fora por conta de uma ferida na perna esquerda e daria chances para Denis entre os suplentes.

O retrospecto contra o adversário de hoje é infinitamente superior a qualquer outro fantasma do estádio. Foram quatorze partidas todas elas com vitórias argentinas, sendo a última em 2004, quando a albiceleste fez 3 x 2, na Argentina. O confronto derradeiro em Maracaibo foi um sonoro 4 x 0, nas Eliminatórias Coréia/ Japão 2002.

VENEZUELA
Renny Veja; Luis Vallenilla, José Rey, Alejandro Cichero, Andrés Rouga, Luis Vera, Miguel Mea Vitali, Jorge Rojas, Ricardo Paez, Juan Arango e Giancarlo Maldonado
Técnico: Richard Páez

ARGENTINA
Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Martín Demichelis, Gabriel Milito, Gabriel Heinze (Ibarra ou Burdisso), Maxi Rodríguez, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso, Juan Román Riquelme, Lionel Messi e Carlos Tevez
Técnico: Alfio Basile

Estádio: Pachencho Romero, Maracaibo (VEN)
Horário: 22h40 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRa)
Transmissão: ESPN Brasil, SporTV e BandSports - Ao vivo.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

MASCH PODE IR PARA O BARCELONA, DIZ JORNAL

Apesar de dar prioridades para outro atleta do futebol inglês, o volante da Seleção Argentina, Javier Mascherano, hoje vinculado ao Liverpool, pode ser uma peça de reposição do elenco do Barcelona para a segunda metade da temporada. As informações foram noticiadas no site do Diário Marca, da Espanha.

O atleta em mente dos dirigentes catalães é Cesc, do Arsenal. Caso a operação não flua, o ex-River Plate poderia assinar com o clube espanhol, uma vez que sua renovação de seu empréstimo não foi adianta pelo clube inglês.

SELEÇÃO NÃO TREINARÁ HOJE

Depois de uma belíssima estréia, a Seleção Argentina embarcou para Maracaibo na noite de domingo. Após oito longas horas de viagem, o avião pousou no Aeroporto Internacional de Chinita e de lá foi para o Crowne Plaza Maruma, local onde após a Copa América os jogadores tiveram de dormir com a cabeça inchada.

Para apagar aquela situação, os jogadores descansam o máximo possível para que amanhã, às 22h40 (horário de verão brasileiro), o domínio argentino possa prevalecer sobre a surpresa venezuelana, no qual saiu vitoriosa na primeira rodada, fora de casa, ante o Equador. Hoje, por exemplo, a seleção só irá fazer um reconhecimento do gramado ‘Pachencho’ Romero no período da tarde.

sábado, 13 de outubro de 2007

IMAGINE SE ESTIVESSE ATIVO...

A seleção argentina fez o seu dever de casa na tarde/noite de hoje em Buenos Aires ao vencer o Chile por 2 x 0. Os gols foram de Juan Román Riquelme, que apesar dos tentos, pouco fez por conta da inatividade que o cerca no Villareal. Mesmo com a vitória, a equipe comandada por Alfio Basile não ficou com a liderança provisória, uma vez que o Uruguai, na partida inaugural da competição, anotou 5 x 0 sobre a Bolívia.

Durante toda a partida, a seleção argentina manteve um domínio maior com a posse de bola. Tanto que sofreu o maior número de faltas. Para se ter uma idéia, cinco jogadores chilenos já entram pendurados para o embate contra o Uruguai, no dia 17 de novembro, além de um desfalque: C. Alvarez expulso na segunda etapa, não encara o Peru na segunda rodada.

Lionel Messi, mesmo bem marcado, obteve um bom rendimento. Os aplausos de pé da torcida no Monumental de Núñez foram mais do que justos. Carlos Tévez teve uma atuação apagada. Tão nula que Agüero, que entrou no seu lugar no segundo tempo, jogou mais do que um dos astros do Manchester United.

Riquelme, como citado acima, teve duas partidas duras: a inatividade e a marcação chilena, que pouco deixava pegar na bola. Mas, quando pegou... Dois gols que o goleiro Bravo ficou citando o seu nome por um bom tempo. Por pouco um terceiro bis não ocorreu na segunda etapa. Imagine se ele estivesse sendo titular em seu clube...

A próxima partida da seleção argentina será na terça-feira, às 22h40, horário de Brasília, contra a Venezuela.

INÍCIO DO MARTÍRIO

A Copa do Mundo começa hoje, já que às partidas que teremos até 2009 serão mais do que desgastantes. Algumas partidas complicadas, como as fora de casa contra Bolívia, Brasil e Uruguai (estas duas mais pela rivalidade), e outras tranqüilas, por estarem em casa, no Monumental de Núñez, como hoje, ante o Chile, às 17h40, horário de Brasília com transmissões da ESPN Brasil, SporTV2 e BandSports. O canal aberto Bandeirantes transmite o VT às 03h30 de domingo, já no novo horário de verão.

Com excessão de Ayala e Véron, ambos solicitaram dispensa da seleção (la Bruja não o fez publicamente, mas declarou seguir o mesmo caminho do zagueiro), a base da equipe derrotada pelo Brasil, na Copa América 2007 é a mesma. Somente as entradas de Demichelis, autor do gol contra a Austrália, no último amistoso, em Melborne, e Maxi Rodriguez que não participou da competição sul-americana por conta da lesão sofrida em outubro de 2007 entram no lugar dos respectivos jogadores. Isso de acordo com especulações, já que Basile não divulgou a equipe.

Três dos atletas citados pela Fifa para os melhores do mundo, como antecipou o VirandoaCasaca na terça-feira, estarão em campo. Riquelme, inativo, causa preocupações para os alguns torcedores. Carlos Tevez vem de um regular início na Liga Inglesa e Lionel Messi, diferente dos demais, além de favorito ao prêmio da Fifa, é o artilheiro da Liga Espanhola.

A dúvida na cabeça de Basile é Mascherano. Ontem o atleta sofreu um acidente automobilístico com a sua esposa na via que liga Rosario à Santa Fé. "Por sorte, não foi nada grava, não passou de um susto" declarou Javier. "Minha esposa, mia filha e minha cunhada não tiveram nenhum arranhão", aliviou-se o atleta.

Duelo particular
Conhecido por sua audácia, o técnico Marcelo Bielsa fará ao comando do Chile a sua primeira partida contra sua ex-seleção em eliminatórias. Mesmo fora de casa e sem vários jogadores suspensos pelo uso de bebidas alcoólicas (exemplo de Valdivia, do Palmeiras que tomou 20 jogos de suspensão - já cumpriu dois), o comandade confia em sua equipe. "Podemos surpreender", disse El Loco que relacionou Marcelo Salas para a títular, apesar dos 32 anos e dois anos ausente da seleção. Além disso, a classificação para o Mundial renderá 1 milhão de dolarés divididos entre os jogadores e comissão técnica participantes da campanha.


ARGENTINA
Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Martín Demichelis, Gabriel Milito e Gabriel Heinze; Javier Mascherano, Esteban Cambiasso, Maxi Rodríguez e Román Riquelme; Lionel Messi e Carlos Tevez
T: Alfio Basile

CHILE
Bravo; Álvarez, Ponce e Riffo; Fierro, Iturra, Estrada e Matías Fernández; Mark González e Rubio; Salas
T: Marcelo Bielsa

Estádio: Monumental de Núñez, B. Aires (ARG)
Horário: 17h40 (de Brasília)
Árbitro: Martín Vázquez (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Wálter Rial (URU)
Transmissão: ESPN Brasil, SporTV2 e BandSports - Ao vivo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

BASILE DEFINE EQUIPE DA ESTRÉIA

Após dois treinos com bola, o técnico Alfio Basile deu folga para os jogadores que se preparam arduamente para estréia, com casa cheia, contra o Chile, amanhã, às 17h40 horário de Brasília. A partida terá a transmissão dos canais ESPN Brasil e SporTV2, direto do Monumental de Núñez.

Ontem, contra uma seleção sub-20 que trabalha em Ezeiza, Basile colocou a mesma equipe que venceu um selecionado de juniores na terça por 7 x 0. Ontem, com o apóio de Ustari e Germán Denis, os jogadores da sub-20 deram um pouco mais de trabalho nos 70 minutos com bola rolando, divididos em dois tempos. Um 4 x 0 com gols de Carlos Tévez, duas vezes, Saviola e Agüero; os dois ambos no segundo período.

A equipe confirmada por Basile é: Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Martín Demichelis, Gabriel Milito e Gabriel Heinze; Maximiliano Rodríguez, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso e Juan Román Riquelme; Lionel Messi e Carlos Tevez.

AGUËRO PODE TER CONTRATO RENOVADO

Após um belo início de temporada de Sérgio Agüero, o Atlético de Madrid, clube detentor de seu passe, pretende renovar o contrato da jovem promessa argentina. Isso porque vários clubes europeus com maior poder aquisitivo já pretendem juntá-lo em seu plantel. Nomes, até o momento nenhum. Mas a bagatela de 36 milhões de euros não é nada para os poderosos do velho continente.

"A temporada acaba de começar e estamos em contato permanente com o club. A relação é muito cordial. Sergio tem que seguir jogando e tratar de fazer o melhor possível. eevando em conta que sua cláusula não é baixa, mas também não é absurdamente alta, suponhamos que el Atlético analisaria a possibilidade de renovar-lo", disse Maxi Lo Russo, uno de los representantes do jogador ao Diário Olé.

‘Kun’ Agüero chegou à capital espanhola no final de maio após o Atlético de Madrid desembolsar 28 milhões de euros pelo atleta. Neste ano, o atacante foi um dos principais responsáveis pelo bi-campeonato Mundial Sub-20 (o sexto no currículo da seleção) no Canadá, torneio no qual venceu em 2005 na Holanda.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

MESSI E TEVEZ SAEM NA FRENTE POR VAGA NO ATAQUE

A Seleção Nacional realizou o primeiro coletivo na tarde de ontem, em um amistoso contra os juvenis que também estão no Complexo Ezeiza. Em 80 minutos, divididos em dois times, a equipe principal fez 7 x 0, com gols de Tévez (2), Agüero (2), Messi, Saviola e Montenegro.

No primeiro período, onde Basile deixou praticamente visível a formação que iniciará a partida contra o Chile, o plantel fez 3 x 0 com Riquelme como armador principal, Messi e Tévez no ataque. Gabriel Heinze permanece na esquerda. Com o time reserva, teoricamente, Agüero jogou com Saviola. Entre os juvenis, o arqueiro Carrizo e o atacante Denis foram ‘cedidos’ para os juvenis.

O primeiro time e possivelmente o titular foi: Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Martín Demichelis, Gabriel Milito e Gabriel Heinze; Maximiliano Rodríguez, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso e Juan Román Riquelme; Lionel Messi e Carlos Tevez.

Hoje, ao comando de Carlos Dibos, a seleção realizou uma sessão física no ginásio de Ezeiza e em seguida os jogadores cederam entrevistas à imprensa. Na parte da tarde, com os portões fechados, Basile deve fazer outro coletivo, este apenas com jogadores da seleção ou treinar algumas jogadas ensaiadas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

BASILE EXPLICA AUSÊNCIA DE CRESPO

Em uma coletiva à imprensa na manhã de hoje, o técnico Alfio Basile explicou o porquê da ausência de Hernán Crespo, segundo maior artilheiro da história da seleção argentina, marca obtida na Copa América 2007. De acordo com o comandante da albiceleste, a contusão que o atleta ‘ganhou’ ainda na competição sul-americana foi fundamental para poupá-lo um pouco mais.

“Quando fiz a convocação, há quinze dias, respeitando o tempo regulamentar, ele estava jogando pouco, no entanto pensava no que os diretores da Inter solicitaram-me dias antes, que não viajaria para Austrália, porque estava buscando a sua melhor forma física”, explicou Basile.

Após a convocação para as partidas preliminares das Eliminatórias África do Sul 2010, o atleta da Internazionale declarou-se chateado com a sua ausência. Basile, no entanto, sequer comentou o fato e disse que, “assim como o seu clube exige sua presença em campeonatos, ele também faz questão que esteja na seleção”, isso na próxima convocatória.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

PORTÕES FECHADOS

Debaixo de muita chuva, o primeiro treinamento em Ezeiza ocorreu por volta das 10 da manhã ao comando de Carlos Dibos. Três jogadores treinaram em separado: Jonas Gutiérrez (este já confirmado que não participará dos dois primeiros jogos), Daniel Díaz e Gabriel Milito, esses dois com fadigas musculares.

Por solicitação de Alfio Basile os primeiros treinos foram realizados sem a presença da imprensa. Apesar disso, especulasse que Riquelme, mesmo inativo, começa a partida desde o início contra o Chile e a dupla de frente seria dos artilheiros do Campeonato Espanhol: Messi e Agüero.

A possível equipe: Abbondanzieri; Ibarra (Zanetti), Demichelis, Milito, Heinze; Mascherano, Cambiasso, Maxi Rodríguez; Riquelme; Messi e Agüero. O treino da tarde pode esclarecer algumas incógnitas.

DENIS SE DELEITA EM EZEIZA

Artilheiro do Campeonato Argentino, o atacante Germán Denis teve a sua primeira convocação e consequentemente a primeira oportunidade em estar no prédio em Ezeiza, onde a Seleção se prepara para as primeiras partidas das Eliminatórias África do Sul 2010. O atleta, por sinal, quase não sai do quarto, aproveitando o deleite de sua primeira concentração com a equipe de Basile.

E em sua primeira entrevista com o uniforme de treinamento da albiceleste, o atleta do Independiente se mostrou emocionado e encantado ao estar ao lado dos melhores jogadores argentinos da atualidade, de acordo com Alfio Basile.

“Estar dentro deste plante é uma enorme satisfação. Aqui há jogadores de primeiro nível mundial. E só ter a possibilidade de treinar com esse grupo é algo que orgulha. Todavia me custa acreditar que estou treinando para partidas de tanta importância como são as Eliminatórias”, comentou Germán Denis no site da Associação de Futebol Argentino (www.afa.org.ar).

O atleta ainda comentou o que passa na cabeça da maioria dos jogadores: “O anseio de todo grupo é ter um bom começo na partida contra o Chile que, com segurança digo, vai se expor. No entanto confia até a morte na capacidade deste plantel”, finalizou.

GUTIÉRREZ, COM LESÃO, FORA DA ESTRÉIA ARGENTINA

Após o primeiro treinamento na tarde de ontem, em Ezeiza, a primeira baixa para o técnico da seleção argentina, Alfio Basile. O meia do Mallorca Jonas Gutiérrez não recebeu o aval de Homero De Agostino, médico do plantel para os confrontos ante Chile e Venezuela.

“Por conta de uma distensão no ligamento interior da perna direita, está é a razão para que ficará fora das partidas contra Chile e Venezuela”, declarou o médico no site da Associação de Futebol Argentino (www.afa.org.ar). No entanto, o meia continuará a trabalhar com os jogadores convocados em busca de uma reabilitação rápida.

O primeiro embate contra o Chile acontecerá no próximo sábado no Estádio Monumental de Nuñez a partir das 17h40, horário de Brasília e terá a transmissão dos canais ESPN Brasil e SporTV2.

ARGENTINOS ENTRE OS 30 MELHORES DO MUNDO

Três jogadores da atual seleção argentina que se preparam em Ezeiza para a primeira partida das Eliminatórias África do Sul 2010 foram selecionados para concorrer o prêmio da Fifa de melhor jogador do ano. Juan Román Riquelme, atualmente inativo no Villareal, Carlos Tévez, atleta no qual começou a encantar no Manchester United, e Lionel Messi, um dos maestros do Barcelona são três dos 30 nomes divulgados pelo principal órgão do futebol mundial no último dia 8.

Dentre esses 30 nomes, três atletas serão selecionados para a premiação final que ocorrerá em 17 de dezembro, em Zurique, na Suíça. Desde 1991, quando iniciou a premiação, nenhum argentino foi escolhido pelos treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa como melhor do mundo. A melhor colocação de um argentino neste prêmio ocorreu em 1999, quando Gabriel Batistuta ficou com o terceiro posto, derrotado por David Beckham e Rivaldo respectivamente.

Também concorrem ao prêmio os italianos Gianluigi Bufon, Fabio Cannavaro, Gennaro Gattuso, Alessandro Nesta e Andrea Pirlo; os portugueses Cristiano Ronaldo e Deco; os ingleses Steven Gerrard, Frank Lampard, Wayne Rooney e John Terry; os franceses Thierry Henry, Franck Ribéry, Lilian Thuram e Patrick Vieira; os brasileiros Juninho, Kaká e Ronaldinho, os alemães Miroslav Klose e Philipp Lahm, o holandês Ruud van Nistelrooy, o mexicano Rafael Márquez, o espanhol Fernando Torres, o ganes Michael Essien, o camaronês Samuel Eto’o, o marfinense Didier Drogba e o checo Petr Cech.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SITES BRASILEIROS E CONMEBOL DESTACAM O SUPERCLÁSICO

Quatro influentes sites brasileiros enalteceram a vitória do River Plate sobre o Boca Juniors no Superclásico de ontem, por 2 x 0, no Monumental de Núñez.

O Trivela.com declarou que o primeiro gol “derrubou o até então apático time xeneize, que caiu ainda mais de produção depois do gol de Ortega, convertido em uma cobrança de pênalti aos 31 minutos”.

Já o Lancenet, do grupo Lance!, descreveu que essa foi a “melhor atuação neste ano” do River Plate e que a pressão desde o início fez com que o time de Passarela não desse “nenhuma chance para o atual campeão da Copa Libertadores”, da mesma forma que o Globoesporte.com destacou em sua página.

O UolEsporte falou do atropelamento do River sobre o rival, além de citar que “Em clássico, definitivamente, o favoritismo pouco conta”. O site da Conmebol, em sua página principal, tem como destaque a partida que parou a Argentina. Radamel Falcao, Ariel Ortega e Diego Buenanotte foram os principais jogadores do “excitante encontro”.

CINCO LOCAIS RELACIONADOS POR BASILE

Após a 13ª rodada do Torneio Apertura, o técnico Alfio Basile relacionou cinco atletas para complementar a seleção principal. Os duelos contra o Chile, no próximo final de semana, e Venezuela, na quarta-feira posterior, terão mais dois atletas do River Plate, vitorioso no Superclásico, outros dois do Independiente (líder do campeonato) e um campeão sul-americano, o Boca Juniors.

O artilheiro Germán Denis e o meia Daniel Montenegro, pelo Rojo, o goleiro Carrizo e o meia Belluschi, do Millonarios, e o lateral Ibarra, do elenco Xeneize já se apresentaram na manhã de hoje no Complexo Habitacional Deportivo de Ezeiza. Outros 17 jogadores que atuam no exterior – apenas Heinze, Gago e Saviola, ambos do Real Madrid, não conseguiram tomar um vôo para Buenos Aires a tempo de se apresentarem pela manha – fizeram um trabalho regenerativo.

MAIS QUE UM NÓ

Se clássico é clássico é vice versa, o superclásico é único. Tão único que antecipou a partida para ver uma partida de Rugby, no qual a seleção argentina venceu a Escócia por 19 x 13. Tão único que um time abaixo na tabela conseguiu vencer o vice-líder.

Mas, depois da ‘Batalha de Núñez’, tudo se pode esperar.

O River Plate conseguiu uma vitória sensacional. Se Renato Gaúcho disse que deu um nó tático no Flamengo, o que Daniel Passarela fez com Miguel Angel Russo foi mais do que um nó de marinheiro. Não tem palavras para descrever. Só posso dizer que foi um 2 x 0 incrível e inesperado.

Tudo bem que a defesa do Boca Juniors colaborou com o fato de ontem. Um pênalti infantil de Palleta em cima do bom Diego Buenanotte. A expulsão de Banega também foi desastrosa para o meio campo xeneize. Ou seja: não era o dia do Boca, de Caranta, que até pegou um pênalti (na linha da pequena área, é verdade) bem anulado por Héctor Baldassi.

Carrizo, que praticamente nada fez, Belluschi bem marcado, e Ibarra, o único dos bons defensores Xeneizes se juntaram a outros compatriotas para os duelos contra o Chile e Venezuela respectivamente. Que Carrizo não seja ameaçado, assim como Belluschi não seja anulado e Ibarra evite o pior para nossa seleção... isso se forem relacionados para a titular.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

FINALMENTE

Enfim, de volta ao VirandoaCasaca.

Para quem não sabe, parei de escrever não por desgosto e sim por dois motivos:

1) O tempo curto, já que um tal de trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como monografia atormentou a minha vida.

2) O blog se tornará site (estou quase lá).

Nesse meio período, para quem não sabe, falei muito a respeito do futebol argentino, já que o meu tema na monografia é o próprio desporto de nosso querido país.

Pena que o período escolhido foi trágico, principalmente no final: Copa América 2007.

Mas, como diz o poeta: nem só de alegrias vivem os homens.

Nesse período, vi o Boca Juniors cair no Morumbi e finalmente acompanhei uma classificação do River Plate em cima de um clube brasileiro.

Observei um péssimo início do atual campeão argentino, o San Lorenzo, no Torneo Apertura e surpreendentemente me delicio com os gols de Germán Denis pelo líder Independiente, primeiro clube a contratar na temporada.

Vejo também o Tigre dar sufoco em vários clubes de tradição. Recém promovido esse clube de Victoria está em terceiro, a frente de Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, River Plate, Arsenal de Sarandí (que disputarão a Libertadores 2008), Racing, Rosario, Vélez...

Vi várias outras coisas nesse período. Uma delas: a Argentina estar em segundo no ranking da Fifa mesmo tendo perdido para a Noruega e o Brasil, que anteriormente esteve na liderança, cair para terceiro mesmo vencendo três jogos que disputou nesse período. Coisas da Fifa...

E o mais lastimável: não vi Riquelme jogar pelo Villareal.

E o melhor: vi a nova dupla de ataque da seleção argentina em alguns anos serem os principais artilheiros do Campeonato Espanhol. Sérgio Agüero e Lionel Messi

A partir de agora quero não só ver, mas também escrever a respeito dos clubes e seleções argentinos.

Obrigado pela paciência e seja novamente bem vindo