quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ARSENAL ESTRÉIA COM O PÉ DIREITO NA LIBERTADORES

Para os desligados de plantão, como o próprio que vós escreve, começou ontem a Copa Libertadores da América. É bem verdade que fora o torneio preliminar que classifica seis equipes para a fase de grupos. Quem abriu a competição foi o último campeão sul-americano, o Arsenal de Sarnadí.

A equipe do filho do presidente da AFA, Julio Grondona, venceu o frágil Mineros (VEN) por 2x0, em partida realizada em Sarandí (ARG). O vencedor do embate classifica-se para o Grupo 8, que conta com Fluminense (BRA), LDU (EQU) e Libertad (PAR).

A vitória era considerada como obrigação pela diretoria do Arsenal, principalmente pela situação de ambas equipes. Os argentinos, como citado acima, venceu a Sul-Americana, e os venezuelanos, no campeonato local, não venceu nas duas primeiras partidas.

Os gols do embate foram anotados por Calderón (foto), aos 41min. Após uma boa jogada de Gomes, o meia tocou para Andrizzi que dividiu com a zaga. No rebote a bola sobrou para o veterano atacante (37 anos) marcar. Na segunda etapa, em cobrança de falta, Leguizamón fechou a contagem. 2x0. A partida de volta será na próxima terça-feira, em Puerto Ordaz.

RIVER E LANÚS CONQUISTA TORNEIOS DE VERÃO

Depois de mais um pequeno período de abandono do VirandoaCasaca.com, desta vez por problemas técnicos e profissionais, retorno com as novidades e resultados dos Torneios de Verão, que chegam ao fim no próximo dia 2.

Mesmo com a quebra de um pequeno tabu, o Boca Juniors não conseguiu evitar o título do River Plate no Torneio Pentagonal, na noite de ontem. No último dia 26, Battaglia e Palermo marcaram para os Xeneizes sobre os arqui-rivais, terminando assim a sua jornada na competição. Foram apenas cinco pontos dos 12 disputados. No sábado subseqüente, foi à vez do Independiente e Racing darem adeus ao certame. O Rojo com uma vitória garantiria o título do certame. Mas o empate contra o rival de Avellaneda, obrigou o clube a depender de um tropeço do River Plate contra o San Lorenzo.

Mas, não foi dessa vez. Com um gol do uruguaio Abreu, de pênalti, o River conquistou o bi-campeonato do torneio, igualando ao San Lorenzo, campeão de 2004 e 2005. O Boca ainda é o detentor de títulos, com três conquistas.

Já na Copa Cidade de Buenos Aires, o Lanús conquistou a taça após o empate contra o Estudiantes. Como o clube de La Plata perdeu para o Vélez, o triunfo fora para equipe que estreará amanhã na Copa Libertadores, na fase preliminar, contra o Olmedo, do Equador, fora de casa.

Os Torneios de Verão terminarão neste fim de semana. Na sexta-feira o Independiente encara o San Lorenzo, em Salta, pela copa da cidade e sábado, com mais um superclássico, desta vez em Mendonza, pela Copa Revancha.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PALERMO X ORTEGA: COMEÇOU O SUPER-CLÁSSICO

Seja em apertura, seja em libertadores, seja em pentagonais. O duelo River Plate e Boca Juniors sempre é motivo de provocação por parte dos jogadores, torcedores e aficionados por futebol. Tanto que a Fifa escolheu o duelo como o melhor do mundo na última segunda-feira. Mas, o assunto não é esse e sim as farpas que os mais experientes trocam nas prévias dos embates.

Hoje, o atacante Palermo e o meia Ortega, de Boca e River respectivamente, soltaram suas opiniões e gostos pela imprensa. O primeiro a falar foi o veterano Millonario (que cedeu uma entrevista fascinante a Revista Trivela deste mês). “Vai ser muito bom porque os dois querem ganhar, mas queremos mesmo é passar por cima deles”, declarou Ortega que recusou uma oferta para jogar no Atlético-MG.

A resposta de Palermo veio rápida. “Ortega deve ter tomando algumas para se animar. Ele pode estar seguro desta confiança, mas vamos ver o que acontecerá sábado. Eu espero responder com gols”, satirizou o xeneize entre as suas risadas. Em relação ao seu contrato, que expira em julho, o atleta declarou que pretende jogar por muitas temporadas e que cobra isso porque espera render muito para equipe.

Os clubes devem ir com as seguintes formações: Boca Juniors: Pablo Migliore; Maidana, Cáceres, Gabriel Paletta, Morel Rodríguez; Pablo Ledesma, Sebastián Battaglia, Neri Cardozo; Juan Román Riquelme; Rodrigo Palacio e Martín Palermo; River Plate Juan Pablo Carrizo; Danilo Gerlo, Gustavo Cabral, Eduardo Tuzzio; Augusto Fernández (Paulo Ferrari), Leonardo Ponzio (Oscar Ahumada), Rodrigo Archubi; Mauro Rosales, Ariel Ortega, Alexis Sánchez; Abreu.

RUBEN DEIXA O RIVER E FALCÃO TAMBÉM PODE IR

A onda de jogadores que deixam a Argentina e América do Sul em um todo continua. Bastou o atacante Marco Ruben, do River Plate, ser convocado para ser negociado com o futebol espanhol. O atleta irá defender o ex-clube de Juan Román Riquelme, o Villareal. Entretanto, o clube vermelho e branco irá ter para temporada o meia Sebastián Leto, hoje reserva no Liverpool. O atleta fora revelado pelo Lanús e está disposta a jogar seis meses na Argentina.

Os valores da transferência de Marco Ruben giram em torno de US$ 7 milhões. O clube argentino ainda receberá 20% em uma futura transferência. O atacante já deixou a concentração em Mar Del Plata onde a equipe se prepara para o Super-Clássico do Torneio Pentagonal, no próximo sábado e viajará para Espanha nesta sexta-feira.

Outro atleta que pode deixar o argentino é o colombiano Radamel García. O Deportivo La Coruña ofereceu uma proposta pelo atacante, mas a diretoria, após a vende de Ruben, pode recusá-la, obviamente solicitando uma contraproposta com um preço maior. O único atacante que ficaria com a saída de Falcão seria Sebastián Abreu, da seleção uruguaia.

NOTAS DOS TORNEIOS DE VERÃO

Quatro partidas movimentaram os torneios de verão que movimentam o país neste início de ano. O Olimpo sagrou-se campeão da Copa Cidade de Tandil ao derrotar o Quilmes por 2x0 na final na última segunda-feira. Os gols foram de Robles e Gonzáles. Também na segunda, o Colón ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Cerro Porteño(PAR) na Copa Santa Fé. O clube da cidade empatou no tempo normal, mas caiu nos pênaltis, por 4x3.

Já ontem, houve a abertura da Copa Cidade de Buenos Aires. O anfitrião, ao menos como estádio, foi derrotado pelo atual campeão argentino por 2x0. Os gols foram de Valeri e Graieb. Já pelo Torneio Pentagonal, que reúne os cinco principais times da Argentina, o Boca Juniors não saiu do zero com o Racing Club, em partida realizada em Salta. As atenções Xeneizes estão voltadas para o próximo sábado, onde a equipe enfrenta o seu maior rival no Super-Clássico contra o River Plate. Daqui a pouco novidades sobre a partida.

Hoje a noite o Independiente faz a sua terceira partida, assim como o San Lorenzo na cidade de Mar Del Plata. O Rojo é o vice-líder da competição, mas com os mesmos pontos que o River Plate. A diferença é o saldo de gols (2x1 River). O Racing vem em seguida com a mesma pontuação e um saldo negativo de um gol. Boca Juniors com 2 pontos e San Lorenzo com 1 completam a classificação.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

BATISTA CONVOCA OS PIBES PARA PEQUIM

O técnico Sergio Batista, que irá comandar a Seleção Argentina nas Olimpíadas de Pequim, convocou 18 atletas para o embate ante a Guatemala no próximo dia 6, em Los Angeles. A principal ausência foi Lionel Messi, por retornar recentemente de uma lesão. Gonzalo Higuaín, que havia solicitado dispensa no Mundial Sub-20, foi convocado, assim como Juan Riquelme, Demichelis e Mascherano, ambos como os três acima dos 23 anos.

Os demais nomes são: Fernando Gago (Real Madrid/ Espanha), Oscar Ustari (Getafe/ Espanha), Pablo Zabaleta (Espanyol/ Espanha), Ezequiel Garay (Racing de Santander/ Espanha), Sergio Agüero (Atlético de Madrid/ Espanha), Federico Fazio (Sevilla/ Espanha), Ever Banega (Valencia/ Espanha), José Sosa (Bayern Munich/ Alemanha), Angel Di María (Benfica/ Portugal), Cristian Ansaldi (Rubin Kasan/ Rússia), Ezequiel Lavezzi (Napoli/ Itália), Sergio Romero (AZ Alkmaar/ Holanda), Damián Escudero (Vélez Sársfield) e Marco Ruben (River Plate).

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

RIVER VENCE, ROMÁN REESTRÉIA... SÃO OS TORNEIOS DE VERÃO

Fim de semana movimentado no Torneo Pentagonal de Verão 2008. Na última sexta-feira o River Plate conseguiu sua primeira vitória ao comando de Diego Simeone no comando. Com gols de Ferrari e Rubens, nos dez minutos finais, o Millonarios saiu vitorioso sobre o Racing, que demonstrou mais vontade com muita falta de pontaria.

No sábado, Boca Juniors e San Lorenzo ficaram no empate, 1x1, e ainda não venceram na temporada. O Ciclón saiu na frente com gol de Torres e Morel Rodriguez descontou. A partida marcou as estréias de Lucas Castromán, pelo Boca e Diego Placente, pelo San Lorenzo. Juan Román Riquelme também vestiu a camisa xeneize no embate.

Confira a tabela completa dos Torneios de Verão (Pentagonal, Provincia de Salta, Revancha, Ciudad de Buenos Aires e Tadil)

Amanhã o Boca Juniors encara o Racing e na quarta-feira o San Lorenzo pega o Independiente, vice-líder por conta do saldo de gols. O River Plate jogará apenas dia 26, no primeiro super clássico do ano. Também nesta terça-feira inicia a Copa Ciudad de Buenos Aires com a participação de Vélez Sarsfield, Lanús e Estudiantes LP. A partida de amanhã será entre Vélez x Lanús, às 20h no estádio do Fortín.

Pela Copa Ciudad de Tandil, na sexta-feira o Olimpo passou pelo Argentinos Juniors pelo placar mínimo. L. González converteu para o time de Bahia Blanca. Na disputa do terceiro lugar, ontem, o Argentinos recuperou-se da derrota e venceu o Nueva Chicago por 2x0, gols de Hauche e Barzola. A final será hoje, às 21h30 entre Quilmes x Olimpo.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

TORNEIOS DE VERÃO MOVIMENTAM ARGENTINA

Com um time repleto de suplentes, o River Plate vai para sua segunda partida na temporada e no Torneio Pentagonal de Verão em busca de uma vitória. O adversário desta noite é o Racing Club, que iniciou sua jornada com uma boa vitória sobre o San Lorenzo. A partida será em Salta, a partir das 22h10.


E amanhã, o Boca Juniors e San Lorenzo farão seu segundo duelo na competição, na cidade de Mar del Plata. Assim como o duelo de hoje, a partida será às 22h10 do sábado. O Independiente lidera a competição com quatro pontos e dois jogos. Racing vem no segundo posto com três pontos em um jogo. O River Plate, também com um jogo, tem um ponto e San Lorenzo e Boca Juniors seguram a lanterna com nenhum ponto em um jogo.


Por outro torneio de Verão, o Ciudad de Tandil, o Quilmes passou pelo Nueva Chicago nos pênaltis, após empate no tempo normal em 1x1. Os gols foram de Pontiroli para o Quilmes e Cevera para o Nueva Chicago. Na final, a equipe do sul de Bueno Aires, encarará Olimpo ou Argentinos Juniors, que duelarão hoje, a partir das 20h. O perdedor pega o Chicago no domingo e o vencedor enfrenta o Quilmes na segunda, ambas partidas às 21h30.


Confira a tabela completa dos Torneios de Verão (Pentagonal, Provincia de Salta, Revancha, Ciudad de Buenos Aires e Tadil)

AMISTOSO CONTRA GUATEMALA SERÁ COM O SUB-23

A Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou na tarde de hoje que o primeiro amistoso da Seleção Argentina será, de fato, contra a Guatemala, como informei há alguns dias.


Entretanto, esse desafio terá os possíveis atletas que irão a Pequim, em agosto. Além destes jogadores, Sergio Batista, comandante da equipe Sub-20 e que comandará o selecionado nas Olimpíadas, afirmou que irá convocar Riquelme, Mascherano e Demichelis para o duelo, colocando-os no páreo da briga pelos três atletas acima de 23 anos que podem ir para China.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

INDEPENDIENTE VENCE BOCA E ASSUME LIDERANÇA

O Boca não obteve uma boa estréia no Torneo Pentagonal de Verão, realizado nas cidades de Tadil e Mar del Plata. Com gols de Germán Denis e do jovem Rodríguez, o Independinte derrotou o mistão Xeneize por 2x1. Mauro Boselli descontou para o Boca, quando a partida estava ainda no 1x0.

Ratificando que as principais contratações do Boca Juniors para a temporada não estavam presentes na partida de estréia, mas poderão estar em campo no próximo sábado, no embate contra o San Lorenzo, válido pela terceira rodada. O Independiente volta a campo somente no dia 23 deste mês, também contra o San Lorenzo.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ISCHIA E BOCA ESTRÉIAM NO PENTAGONAL

Assim como seu maior rival, o Boca Juniors estréia na temporada com um novo comandante. Carlos Ischia, contratado para suceder Miguel Angel Russo após o Mundial de Clubes da Fifa, será o principal atrativo na noite de hoje, em Tadil. Isso porque Riquelme, Castroman e Cáceres, os três principais reforços para a temporada, não foram selecionados para a estréia no Torneo Pentagonal, contra o Independiente. A partida será às 22h10, horário local.


Ansiedade, obviamente existe, principalmente porque o comandante planeja reconquistar a América e subsequentemente o país. Assim como os demais clubes, o time será uma mescla de jogadores não aproveitados, com alguns juniores recém promovidos, como é o caso de Luciano Monzón, que vai no lugar de Krupoviesa. Paulo Mouche, que retorna após uma grave lesão e Jesús Dátolo, que será emprestado para o Colo-Colo do Chile, também serão relacionados pela equipe xeneize.


Por outro lado, o Independiente, que vem de um empate na estréia no último sábado, começa a colocar seus principais jogadores. Neste caso, Daniel Montenegro e Gérman Denis, que no fim de ano sofreu um ataque de um cachorro. Além disso, Troglio espera alguns reforços prometidos pela diretoria para variar os jogadores, uma vez que ele não quer contusões, principalmente na pré-temporada.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

GRÊMIO PERDE D'ALESSANDRO MAS NEGOCIA COM OUTRO ARGENTINO

A contusão no púbis de Pablo Aimar, do Zaragoza, acabou com os sonhos do Grêmio ter o argentino D’Alessandro para esta temporada. O longo tempo parado em função da cirurgia colocou o ex-River dentre os titulares e assim, valoriza o jogador. O clube espanhol agora quer nada menos de R$ 19,3 milhões, um valor fora de cogitação para o Grêmio e o futebol sul-americano em um todo.Mesmo assim, o Grêmio ainda pretende contratar um argentino, nome este mantido em sigilo.

ALFIO BASILE NÃO SERÁ O TÉCNICO EM PEQUIM

As especulações de que Alfio Basile não comandaria a seleção argentina chegou ao fim. Em entrevista a rádio Del Plata, o presidente da AFA, Julio Grondona declarou que o técnico da equipe principal não irá para Ásia, em agosto próximo. “Já havíamos conversado a respeito disso”, disse o presidente da AFA que revelou que Sergio Batista, atual técnico do Sub-20, irá ser o comandante em Pequim.

Conheça a trejetoria de Batista como jogador [es]

Vale lembrar que três jogadores acima de 23 anos podem juntar-se ao elenco e Riquelme já manifestou o interesse de estar entre esses três. Grondona gostou da atitude do atleta do Boca Juniors e deu uma boa expectativa aos fãs do atleta. “Me orgulha o que disse, já que faz as coisas ficarem mais fáceis”, expressou.

ROMÁN MANIFESTA O INTERESSE DE IR PARA AS OLIMPÍADAS

O astro da seleção Argentina, Juan Román Riquelme, declarou neste final de semana que deseja fazer parte do plantel que irá a Pequim, em Agosto, defender a medalha de ouro conquista há quatro anos, ao comando de Tévez e cia. “Estive no Mundial, na Copa, em torneios locais, pero não nos Jugos (Olímpicos). Então, vou fazer o melhor, me preparar bem para ter um lugar em Pequim”, declarou ao Diário Olé.

Riquelme ainda declarou o desejo de jogar todas as partidas possíveis, tanto na seleção, quanto no seu atual clube, o Boca Juniors, que luta para conquistar o hepta-campeonato e empatar com o Milan em número de títulos, já que fora ultrapassado no último dezembro, ao ser derrotado no Japão por 4x2. “Eu sempre quero jogar, no Boca o na Seleção, principalmente porque temos partidas importantes em ambos lugares”, revelou.

Além disso, Riquelme não deixou de alfinetar a seleção brasileira, país na qual não vence há três confrontos, todos com Román em campo. “Contra o Brasil, uma das melhores seleções do mundo, sempre queremos ganhar. A eles acontece o mesmo”.

domingo, 13 de janeiro de 2008

D'ALESSANDRO COM UM PÉ NO GRÊMIO

Acostumado em contratar jogadores argentinos, o Grêmio anunciou que falta apenas alguns detalhes para contratar, por empréstimo, o ex-River Plate D'Alessandro. A informação gerada na página do UOL Esporte, foi uma confirmação de Paulo Pelaipe, diretor de futebol do clube gaúcho para substituir Diego Souza, que fora para o Palmeiras, para a Rádio Guaíba. De acordo com a reportagem do site brasileiro, a negociação foi acertada por telefone e quer o argentino o quanto antes em Porto Alegre.

"Vamos
nos reforçar, mas não queremos alguém que só coma e durma no clube. Se for assim, ficaremos com os jovens da base. Estamos nos adequando à realidade financeira, e queremos montar um time para os próximos cinco anos", comentou Pelaipe.

Atualmente, Andrés D'Alessandro atua no Real Zaragoza, da Espanha e sua saída do clube espanhol daria pela confusão com o compatriota Pablo Aimar no final do ano passado, deixando-o fora da titularidade por algum tempo. Antes disso, o argentino defendeu o Wolfsburg, da Alemanha e o Portsmouth, da Inglaterra.

ANÁLISE DOS GRUPOS DA LIBERTADORES DA AMÉRICA

A pedidos, colocarei a análise que eu fiz sobre a Copa Libertadores 2008 no Orkut. Em relação àquela postagem, há algumas alterações, já que foram definidos o clube chileno que faltava, além dos representantes do México, definido na noite de ontem na Califórnia, Estados Unidos.

Confira os jogos da fase preliminar

Grupo 1: San Lorenzo (ARG); Real Potosí (BOL); Caracas (VEN); Cruzeiro (BRA) ou Cerro Porteño (PAR)

O péssimo início do San Lorenzo no torneio apertura preocupou os torcedores do campeão do primeiro semestre na Argentina, com Ramón Díaz no comando. Se no campeonato argentino está assim, como será na Copa Libertadores? Mas, uma recuperação surpreendente mostrou que a equipe tem sim poder de reação. Entretanto, perdeu pontos preciosos em casa, um total de nove, que colocaria a equipe ao lado do Lanús na classificação, obrigando um jogo extra. Vale então a ressalva: não perder pontos em casa, principalmente contra o vencedor de Cruzeiro x Cerro Porteño na primeira fase, certamente as equipes mais perigosas do primeiro grupo ao lado da equipe argentina.Mas, não posso deixar de citar as duas outras equipes. Se o Caracas tiver parte daquela equipe deste ano, dará dificuldades para os demais. Vale lembrar que a equipe venezuelana venceu por duas vezes o River Plate (1-0 e 3-1). Apesar da temida altitude de 4 mil metros de Potosí, creio que não será complicado passar por essa equipe boliviana, uma vez que venceu apenas uma partida no torneio passado, contra os reservas do Paraná, por 3-1, na última rodada da chave cinco.

Apostas: San Lorenzo(ARG) e Cruzeiro(BRA) ou Cerro Porteño (PAR)
Corre por fora: Caracas (VEN)

Confira os jogos e datas

Grupo 2: Estudiantes (ARG); Danubio (URU); D.Cuenca (EQU); Lanús (ARG) ou Olmedo (EQU)

Um grupo diferente dos demais, já que poderemos ter dois argentinos ou equatorianos, uma vez que há um confronto de pré-libertadores nesta chave, entre o atual campeão argentino* Lanús x Olmedo, que conquistou o terceiro lugar no seu país. O Estudiantes, campeão do Apertura 2006 e com uma boa campanha no Clausura 2007, chegou a ter sérios problemas após as saídas de Sosa e Pavone. O sexto lugar no atual campeonato argentino foi ótimo para uma equipe que não começou bem (sete tropeços e três vitórias). Entretanto, a saída de Simeone do cargo do clube de La Plata pode, novamente, desestabilizar a equipe. Creio que os outros membros do grupo não trarão problemas a Estudiantes e Lanús (aposto minhas fichas nesta equipe na fase preliminar). O Danubio sequer passou pela fase classificatória no ano passado, perdendo por duas vezes para o Vélez. O ano, é verdade, é outro, e pode sim correr por fora nesta chave. O Cuenca, atual vice campeão equatoriano, será o grande azarão.

*uma observação: os clubes argentinos foram definidos pelos torneios Apertura 2006 e Clausura 2007, onde o Lanús foi o sexto melhor clube do país em ambos os torneios. Só conseguiu a vaga por conta do título do Boca, que abriu uma vaga para Argentina.

Apostas: Estudiantes (ARG) e Lanús (ARG)
Corre por fora: Danubio (URU)

Confira os jogos e datas

Grupo 3: Boca Juniors(ARG); Colo-Colo(CHI); Maracaibo(VEN); La Paz(BOL) ou Atlas (MEX)

O atual campeão da Copa, o Boca chega como o grande favorito ao título, o que seria o sétimo na história do clube. A missão, entretanto será complicada, já que poderá enfrentará o Atlas, do México, vice-campeão da Copa InterLiga 2008, encerrada no dia 12 de janeiro. Isso porque a equipe mexicana terá de passar pelo La Paz, da Bolívia, outro time da altitude. O Colo-Colo, apesar de não ser o mesmo de anos atrás, ainda dá trabalho. Campeão do Apertura e Clausura, respectivamente, chegará como um dos favoritos a vaga na segunda fase. O Maracaibo tem como vantagem a altitude, onde o Boca não venceu nenhuma vez em 2007. Se bem que, no torneio passado, o clube venezuelano conseguiu apenas dois empates, ambos contra o Potosí. Vale lembrar que há muitas equipes mexicanas que também jogam na altitude. Ou seja, a vaga será suada, assim como neste ano. Não será, de fato, o grupo da morte, mas se o Boca não se cuidar, pode perder a vaga para esse clube mexicano.

Apostas: Boca Juniors e Colo-Colo (CHI)
Corre por fora: Atlas (MEX)


Confira os jogos e datas

Grupo 4: Flamengo (BRA); Nacional(URU); Coronel Bolognesi (PER); Cienciano (PER) ou Montevideo Wanderers (URU)

Um dos grupos mais previsíveis da competição. O Flamengo, com um pacote bom de reforços, chega como o grande favorito da chave e também da competição. Pegará um clube que estreará na competição após três anos de existência: o Corenel Bolognesi, do Peru, atual campeão do Clausura. Assim como os demais clubes uruguaios, o Nacional não é aquele que sempre assustou os rivais. Irá brigar pela segunda vaga com o Cienciano, que possivelmente irá passar pelo Montevideo Wanderers. A equipe de Cuzco é a grande polêmica da chave por ter cede em um local com mais de 3 mil metros de altitude. O clube carioca já afirmou que não jogará na altitude, temendo outra crise dos jogadores, assim como em Potosí, neste ano. O Boca, no torneio passado, com os seus reservas, não segurou os peruanos: 3-0 para o Cienciano. Caso o Flamengo não jogue em Cuzco, possivelmente será suspenso pela Conmebol. Ou seja, apesar de ser previsível a classificação rubro-negra, pode haver muita confusão ao fim da segunda fase.

Aposta: Flamengo (BRA)
Pela segunda vaga: Cienciano (PER) e Nacional(URU)
Corre por fora: Coronel Bolognesi(PER)

Confira os jogos e datas

Grupo 5: River Plate (ARG); Universidad Catolica (CHI); Universidad San Martín (PER); América (MEX)

Depois de um péssimo ano, o River Plate começou a renovação a partir do técnico. Daniel Passarella deixou a equipe após mais um fracasso, abrindo espaço para Diego Simeone, que até então estava no Estudiantes LP. Os bons resultados levaram a equipe platense a Libertadores, como já falei acima. Desta maneira, a torcida Millonaria espera soltar o grito de campeão em torneios importantes, já que é o atual campeão do Torneo Revancha e Torneo Pentagonal. O grupo, entretanto, não é o dos mais fáceis. Enfrentará o Universidad do Católica, segundo colocados em pontos na soma do Apertura e Clausura e o América do México, que só não passou pelo Santos nas quartas-de-final por jogar com o time reserva, pensando no Campeonato Mexicano. mais complicada.

Apostas: River Plate(ARG) e América(MEX)
Corre por fora: Universidad Católica(CHI)

Confira os jogos e datas

Grupo 6: Santos (BRA); San José (BOL); Chivas Guadalajara (MEX), Cúcuta (COL)

O Santos não terá vida fácil na próxima Copa Libertadores. Encarará três times na altitude: o San José, da Bolívia, atual campeão do país; Chivas, em Guadalajara, campeão mexicano no primeiro semestre; e o temido Cúcuta, clube revelação do ano passado, ao chegar nas semifinais e ser derrotado pelo Boca Juniors. Sem vários atletas que deixaram a equipe após a lista de dispensas de Emerson Leão, novo comandante do clube litorâneo de São Paulo, o clube necessitará de muito futebol e sorte, principalmente nos morros. Entretanto, a equipe brasileira é a grande favorita da chave (assim como River Plate era neste ano). O Chivas não vem muito bem, já que terminou o Torneio Clausura na quarta colocação. O interessante é que dois semifinalistas do torneio passado, que se vencessem seus respectivos confrontos se enfrentariam na final, vão duelar por duas vezes no próximo ano, mas sem as principais estrelas.

Aposta: Santos (BRA)
Lutam pela segunda vaga: Chivas(MEX) e Cúcuta(COL)


Confira os jogos e datas

Grupo 7: São Paulo (BRA); Sportivo Luqueño (PAR), Atlético Nacional (COL); Boyocá Chicó (COL) ou Audax Italiano (CHI)

O bi-campeão brasileiro (sim, bi-campeão, já que pentacampeonato é só quando se ganhar um campeonato por cinco vezes consecutivas) pegou a chave mais fácil possível. Se bem que encarará o Atlético Nacional, campeão indiscutível da Colômbia, tanto do Apertura quanto do Clausura. Outro adversário interessante é o Deportivo Luqueño, clube onde o primo de Lionel Messi, Maxi Bianccuchi desencantou e arrancou suspiros dos torcedores flamenguistas no segundo semestre. O outro adversário, entretanto, será mais fácil (se bem que não podemos falar isso quando se trata de Libertadores). Boyocá Chicó, da Colômbia, e Audax Italiano, do Chile, que neste ano deu um certo trabalho ao “San Pablo” na fase preliminar. Como fiz previsões em todos grupos anteriores, não deixarei de opinar sobre a segunda vaga, abaixo:

Aposta: São Paulo (BRA)
Segunda vaga: Atlético Nacional (COL) e Luqueño (PAR)
Corre por fora: Audax Italiano (CHI), se passar da preliminar

Confira os jogos e datas

Grupo 8: Fluminense (BRA); Libertad (PAR); LDU (EQU); Arsenal (ARG) ou Mineros (VEN)

O grupo mais complicado tinha de ser o último. Mesmo participando pela segunda vez da competição sul-americana, o Fluminense chega com muita força nesta próxima temporada. Contratou Wasghington, artilheiro do Mundial FIFA 2007, com o japonês Urawa, Dodô, que possivelmente será banco se Leandro Amaral acertar com o tricolor das laranjeiras. O Libertad conquistou recentemente o Clausura de seu país e o LDU sempre deu trabalho aos seus adversários, com exceção no ano passado, que fracassou ao ficar na primeira fase, ao lado do River Plate. O outro representante provavelmente será Arsenal de Sarandí, mesmo com o alto número de jogadores abandonando a equipe após a conquista da Copa Sul-Americana, no início do mês. O grupo será bem competitivo e trará muitas emoções para os torcedores de todas essas equipes. Mesmo assim, faço a minha aposta, mas com muita cautela.

Aposta: Fluminense (BRA) e Arsenal (ARG)
Disputam acirradamente: Libertad(PAR) e LDU(EQU)

Confira os jogos e datas

Meus classificados na primeira fase:
Cruzeiro(BRA); Lanús(ARG); Atlas(MEX); Cienciano(PER); Audax(CHI) e Arsenal(ARG)

Meus classificados na chave de grupos:
San Lorenzo(ARG) e Cruzeiro(BRA) ou Cerro Porteño (PAR); Estudiantes (ARG) e Lanús (ARG); Boca Juniors e Colo-Colo (CHI); Flamengo (BRA), Cienciano (PER) ou Nacional(URU); River Plate(ARG) e América(MEX); Santos (BRA), Chivas(MEX) ou Cúcuta(COL); São Paulo (BRA); Atlético Nacional (COL) ou Luqueño (PAR); Fluminense (BRA) e Arsenal (ARG)

EMPATE DE VERÃO

Em uma típica partida de início de temporada, Independiente e River Plate ficaram no 1x1 e encerraram a primeira rodada do Pentagonal dividindo o segundo posto, atrás do Racing que vencera o San Lorenzo na sexta-feira. Os gols foram anotados por Matías Abelairas, de pênalti, aos 35 min do primeiro tempo para o River Plate e Gastón Machín aos 29 min da segunda etapa descontou para o Independiente.


Confira a tabela completa dos Torneios de Verão (Pentagonal, Provincia de Salta, Revancha, Ciudad de Buenos Aires e Tadil)


Na próxima rodada, o Independiente encara o Boca Juniors, que estréia na competição, no dia 15 de janeiro. Já o River Plate encara o líder Racing, dia 18 de janeiro. As partidas serão em Mar del Plata e Salta, respectivamente.

GUATEMALA É O PRIMEIRO DESAFIO ARGENTINO EM 2008

A Seleção Argentina de Futebol fará seu primeiro amistoso no ano contra a Guatemala no início de fevereiro, dia 6. A partida, por conta de um contrato publicitário, será no Memorial Coliseum, em Los Angeles. A confirmação chegou através de Carlos Monge, gerente da Federação Nacional do país centro-americano. Essa será a primeira vez que ambas as equipes se enfrentarão.


Além desse embate, foi confirmado também um desafio contra a Seleção da Catalunha, província espanhola onde fica Barcelona, no dia 24 de maio, no estádio principal clube de lá, onde jogam Messi e Milito.

sábado, 12 de janeiro de 2008

JOGO DE SUPLENTES

Atual campeão do Torneo Pentagonal, o River Plate estréia diante o Independiente com vários suplentes e com um novo treinador, Diego Simeone, que estréia após uma tumultuada saída do Estudiantes LP. A partida começa às 22h10, horário argentino e fecha a primeira rodada do certame.


A idéia do novo comandante é jogar com apenas um homem de área, neste caso Marco Ruben, e com uma linha falsa de meio-campos, que se tornam automaticamente atacantes, assim como faz a seleção argentina, mas de forma inversa (o River jogará no 4-3-2-1 e a Seleção joga no 4-3-1-2).


Confira a tabela completa dos Torneios de Verão (Pentagonal, Provincia de Salta, Revancha, Ciudad de Buenos Aires e Tadil)

Da mesma forma, o Rojo vai a campo com uma equipe formada de jogadores pouco utilizados no decorrer do último campeonato, principalmente para dar ritmo aos jogadores que, quando entravam do decorrer do Apertura, não mantinham um bom condicionamento, tanto que perdeu o título após 13 rodadas na liderança.

Prováveis formações

River: Juan Ojeda; Danilo Gerlo, Mateo Musacchio, Cristian Nasuti e Cristian Villagra; Nicolás Domingo e Matías Abelairas; Damián Lizio, Sebastián Sciorilli e Diego Buonannotte; Marco Ruben. T: Diego Simeone.


Independiente: Adrián Gabbarini; Ricardo Moreira, Carlos Baez, Guillermo Rodríguez e Matías Di Gregorio; Machín, Adrián Calello, Matías Oyola e Rodrigo Díaz; Sosa e Cristian Ledesma. T: Pedro Troglio.

RACING VENCE NA ABERTURA DO PENTAGONAL

Na abertura do Torneo Pentagonal na noite de ontem, o Racing superou não só a crise econômica que ronda o clube há alguns meses como também o San Lorenzo, em vitória por 1x0, em partida realizada na cidade de Salta, na Argentina. O gol foi de Menghi, aos 37 minutos.


Não viu o gol? Veja aqui (cortesia 26noticias.com.ar)


Vale lembrar que além da situação financeira, o Racing Club luta para não cair para Primera B na próxima temporada (atualmente com uma média de 1.242, 53 do Newell’s, 17º colocado). Ressaltando também que o campeão do último Clausura não está com os seus principais jogadores, uma vez que os mesmos estão se preparando para a Copa Libertadores.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PENTAGONAL ARGENTINO COMEÇA HOJE, EM SALTA

O sétimo torneio pentagonal, que reúne os cinco principais times da Argentina, inicia sua jornada na noite de hoje, na cidade de Salta. O duelo será entre o Racing e San Lorenzo, esse último sem Ramón Diáz no banco de reservas, já que o mesmo não viajou. O duelo começará às 22h10, horário local. Na última edição, o River Plate, de forma invicta, levantou a taça (vitórias sobre Racing e Boca e empate ante Independiente e San Lorenzo). O maior vencedor, todavia, são os xeneizes, com três troféus.

O torneio segue o mesmo padrão dos principais campeonatos do mundo, onde todos encaram todos em apenas um turno. O clube que obter maior pontuação garante o título. A dificuldade, entretanto é, para muitos, maior do que o próprio campeonato argentino, uma vez que todos os embates são um clássico a parte. Mas, vale lembrar que os times normalmente não estão entrosados e com a sua melhor forma física.


Duelo

Com vários problemas econômicos e dentro de campo, o Racing estréia na noite de hoje em busca de uma reestruturação. Desde segunda-feira em Salta, Migule Micó assegurou que esse será mais um desafio como tantos outros. “Sempre tive que enfrentar adversidades, desde a época de Lanús, quando trabalhei como os juvenis e que logo foram a equipe principal e subsequentemente levantou a taça do apertura. Quando cheguei ao Racing, sabia que enfrentaria situações complicadas, como aquela”, argumentou.


Por outro lado, o San Lorenzo desembarcou apenas na noite de ontem sem o técnico Ramón Díaz (Rambert comandará). Todavia, o mesmo já confirmou de Buenos Aires que seu filho, Michael Díaz, estreará na lateral direita. Vale lembrar que este é um ano onde a diretoria espera muitos títulos por conta do centenário da equipe de Almagro.


Prováveis formações:


Racing: Navarro; Menghi, Cáceres, Mercado y Gonzalo García; Matías Sánchez, Bastía, Yacob y Fileppi; Navia e Sava.
T: Miguel Micó.


San Lorenzo: Orión; Michael Díaz, Aguirre, Alvarado y Formica; Hirsig, Juan Manuel Torres, Acevedo y Aureliano Torres; Claudio Acosta e Romeo.
T: Ramón Díaz.


Confira a tabela completa dos Torneios de Verão (Pentagonal, Provincia de Salta, Revancha, Ciudad de Buenos Aires e Tadil)

Retorno de postagens em breve!

Aguarde.