sexta-feira, 16 de junho de 2006

Força Americana

O torcedor que esperava boas atuações de seleções européias nesta Copa do Mundo está decepcionado. Quem vem tomando as atenções neste Mundial são as equipes das Américas. Com exceção de Estados Unidos, Paraguai e Costa Rica – os dois últimos já eliminados - os outros cinco representantes tem grandes chances de se classificar para as oitavas-de-final.

A grande surpresa ficou no Grupo A onde o Equador conquistou a classificação com uma rodada de antecedência podendo até mesmo garantir a liderança de sua chave. Basta um empate contra a Alemanha, outra seleção que já se classificou, para ficar com a primeira vaga do Grupo.

Já os grandes sul-americanos estão vivendo em lados opostos. Os hermanos conseguiram mostrar que se recuperaram do vexame em 2002 e conquistou a vaga para a próxima fase com uma goleada sobre a Sérvia e Montenegro (6 x 0), seleção que se classificou para o Mundial da Alemanha com apenas um gol sofrido nas eliminatórias européias. Já no lado brasileiro, a atuação frente a Croácia (1 x 0), deixou a desejar. Além disso, Ronaldo não vem apresentando um bom futebol como nos outros Mundiais.

Porém, a escrete comandada por Parreira não deverá encontrar tamanha dificuldade contra Austrália e Japão nas próximas duas rodadas e poderá garantir a classificação sem muitos problemas, até mesmo na próxima rodada, em caso de empate na outra partida da chave, entre Croácia x Japão.

Concacaf
Nos lado caribenhos e norte do continente americano, a situação está parecida. O México venceu (e convenceu) o Irã com uma mãoZinha brasileira. Já os rivais americanos estão por um fio no certame. Terá de vencer os tchecos, que apresentaram um bom futebol na primeira partida, e a seleção de Gana para conquistar uma vaga do Grupo E. Já os costarriquenhos tentaram estragar a festa dos alemães, mas a tradição pesou: derrota por 4 x 2. Na segunda rodada não conseguiu se recuperar e perdeu para os equatorianos por 3 x 0.

Mas quem vem surpreendendo nesta Copa do Mundo, é Trinidad e Tobago seleção cotada para ser o saco de pancadas. Com um empate frente os suecos (0 x 0) e uma derrota no final contra a Inglaterra (2 x 0), os caribenhos poderão se classificar caso vença a sua partida frente aos paraguaios e torcer para um empate entre as equipes européias, na próxima terça-feira, às 16h.

0 comentários: