sexta-feira, 2 de março de 2007

ANÁLISE DA LIBERTADORES - 3ª SEMANA

Tudo bem que ainda faltam quatro partidas para a maioria das equipes na Copa Libertadores da América. Mas isso não impede de sabermos os atuais classificados e quais seriam os confrontos das oitavas-de-final.

Grupo 1
Libertad (PAR) e Banfield sérias os classificados a próxima fase. O clube argentino esta empatado em três pontos com o América (MEX), mas vence no saldo de gols. (2 x -2).

Contudo, não devemos nos precipitar em uma classificação do Banfield a próxima fase. Tudo dependerá do confronto da próxima quarta-feira, quando enfrenta o time mexicano jogando fora de casa.

Grupo 2
Necaxa salvaria os mexicanos na competição classificando em primeiro de sua chave, na frente do atual vice-campeão do torneio, o São Paulo.

O time brasileiro perdeu dois pontos que podem ser decisivos contra o fraco Audax Italiano (CHI) e ainda terá dificuldades de passar pelo Necaxa jogando na altitude. Contudo, deve se classificar.

Grupo 3
O Grêmio é o líder isolado, sendo que Tolima e Cerro Porteño estão com um jogo a menos (as duas equipes se enfrentam na próxima quarta-feira). Sendo assim, o Cúcuta (COL) é o vice-líder da chave, com dois pontos.

Mas convenhamos que a equipe colombiana não tem muitas chances se classificar a próxima fase, principalmente num grupo que tem Cerro e Grêmio. Tudo bem que o Cúcuta tirou pontos do clube gaúcho jogando no Olímpico e pode fazer o mesmo no Paraguai...

Grupo 4
Sem sombra de dúvidas, este é a chave mais forte do certame, com exceção do Emelec (EQU), que não vem mostrando o futebol esperado por muitos. Vélez (ARG), Nacional (URU) e Internacional (BRA) irão brigar por essas duas vagas na próxima fase.

Os uruguaios e argentinos lideraram o grupo com 4 pontos e deverão terminar o primeiro turno na frente, já o Vélez joga em casa ante o Internacional e o Nacional enfrenta o fraco Emelec (EQU).

Grupo 5
Dois times vêm sobrando neste grupo. Os brasileiros Paraná e Flamengo estão nas duas primeiras colocações respectivamente. Potosí e Maracaibo jogam a favor da altitude, sendo que o primeiro até conseguiu arrancar pontos contra o time carioca jogando a 4 mil metros de altitude.

Mesmo com esses dois pontos perdidos, o Flamengo não deverá ser desclassificado, levando em conta que ainda tem a partida de volta.

Grupo 6
Este é um grupo onde as quatro equipes ainda fizeram uma partida. A segunda rodada do grupo será na próxima rodada. Contudo, o que podemos esperar dessa chave é que River Plate e LDU possam se classificar. Caracas, da Venezuela pode até surpreender quando jogar dentro de casa.

Grupo 7
Este é um grupo chato de se falar e de se jogar. As quatro equipes mostraram muita regularidade sendo que Bolívar e Boca Juniors saem na frente. A prova ocorreu nesta semana quando o Toluca perdeu mesmo jogando dentro de casa para o time boliviano.

Acredito que o clube argentino poderá fazer o mesmo com o Toluca, mesmo jogando fora de casa. O time boliviano pegará o Cienciano (PER), jogando fora de casa. Como os peruanos não vêm tendo sorte com a finalização pode ser que o Bolívar conquiste mais pontos fora de seus domínios.

Grupo 8
Por fim, outro grupo onde duas equipes ainda não fizeram à segunda partida. E ambas saíram derrotadas no primeiro confronto ao perderem para Santo e Defensor (URU), favoritos a classificação.

Trata-se dos azarões Gimnasia LP(ARG), que não vem tendo um bom desempenho nas duas competições que disputa, e o Deportivo Pasto (COL), que se enfrentam na terça-feira. Como afirmei assim, não acredito que essas equipes possam estar nas oitavas-de-final. Mas, todos sabem como é o futebol...

E como estariam as oitavas-de-final sem as possíveis alterações que poderão ser feitas pela Conmebol (que não irá permitir finais com times do mesmo país)?

Vale lembrar que a Libertadores da América tem um sistema diferente dos demais torneios continentais onde o primeiro geral dos classificados classifica o 16º e assim sucessivamente. Então, confira quais seriam os jogos:

JOGO A: 1º - Paraná (BRA) – Cúcuta (COL) - 16º
JOGO B: 2º - Libertad (PAR) – Defensor (URU) - 15º
JOGO C: 3º - Necaxa (MEX) – Banfield (ARG) - 14º
JOGO D: 4º - Santos (BRA) – Boca Juniors (ARG) - 13º
JOGO E: 5º - River Plate (ARG) – Grêmio (ARG) - 12º
JOGO F: 6º - Caracas (VEN) – Bolívar (BOL) - 11º
JOGO G: 7º - São Paulo (BRA) – Vélez Sársfield - 10º
JOGO H: 8º - Flamengo (BRA) – Nacional (URU) - 9º

Percebemos cinco grandes jogos logo nas oitavas-de-final. Três entre Argentina - Brasil. O torneio iria pegar fogo...

*Análise feita na porcentagem de pontos, já que River Plate e Caracas estão com um jogo a menos.

0 comentários: