segunda-feira, 30 de abril de 2007

ANÁLISE DA RODADA_CLAUSURA

Ontem tive uma dificuldade em escrever sobre os jogos depois das respectivas partidas. Sei que isso desvaloriza o site, mas pela equipe ser somente eu e eu é mais complicado do que muitos imaginam. Peço desculpas mais uma vez pelo ocorrido. Desta maneira, não falarei nessa coluna apenas sobre os jogos de ontem e sim de toda rodada, como sempre faço as segundas. Espero que entendam.

***

Depois de uma rodada magra e chata como a da semana passada, os jogadores decidiram mostrar um futebol digno de ser acompanhado e citado. E começou de uma forma magistral, diga-se de passagem. O golaço de Núñez, ainda no seu campo, deu a vitória do Argentinos Juniors sobre o Belgrano na casa do adversário e afundou mais os rivais e de quebra conseguiu se afastar da zona de rebaixamento. O Bicho continua há dez pontos do líder San Lorenzo, na quinta colocação. Já o Belgrano continua na gangorra e ocupa a 18ª posição.

No mesmo dia, o Arsenal de Sarandi não conseguiu voltar a série de vitória e tropeçou no fraco Colón (1-1), em Santa Fé. Muitos podem dizer que o jogo era fora de casa, mas um time com a competência do Arsenal de Sarandi, que por pouco não derrotou o River na quinta rodada, não pode desperdiçar pontos contra equipes inferiores, ao menos atualmente. Ambas as equipes estão com uma rodada de desvantagem dos demais.

Quem quase tropeçou foram Estudiantes e River Plate. As duas equipes não apresentaram um futebol de quem merece o campeonato e conseguiram a vitória pelo peso da camiseta. O Pincha, na sexta-feira, sofreu uma pressão imensa do Godoy Cruz, que luta para não cair. O resultado foi injusto, mas o futebol proporciona esse tipo de coisa. Dá mesma forma o Millonarios, que graças ao atacante Rúben conseguiu a boa vitória sobre o Rosario Central por 2-0.

Um time que vem decepcionando no Clausura é o Vélez Sarsfield. Ricardo La Volpe tem essa mania de poupar jogadores para partidas maiores e acaba deixando o seu clube em péssima situação na classificação. É lastimável ver uma equipe, na Copa Libertadores, na 12ª posição do torneio nacional. E o pior, vai pegar o segundo melhor deste mesmo campeonato nas oitavas-de-final. Neste fim de semana perdeu para o Independiente e pode perder a vaga do próximo ano para o torneio continental (hoje já estaria fora).

O Quilmes, depois de várias semanas sem jogar, parece ter sentido a falta de ritmo. Perdeu para o Gimnasia de Jujuy (2-1), outra equipe que entrou na briga por uma vaga nas copas, principalmente na sul-americana. Já o Gimnasia de La Plata, por mais uma vez, saiu derrotado. Jogou em estádio neutro, sem torcida, por conta dos incidentes no clássico, e caiu para o Lanús, aquele que eu vivo chamando de chato. Tanto que está na 7ª colocação no Clausura e estaria na Copa Sul-Americana, tirando Vélez, Independiente e Rosario, com justa causa, já que essas equipes não vem merecendo essa vaga.

A surpresa negativa foi a derrota do Newell’s por 4-0 para o Banfield, que até então era um dos sacos de pancadas da competição.Cvitanich marcou três em menos de 25 minutos. Mas isso não esconde a péssima campanha: onze pontos em doze partidas.

Para finalizar, outras duas surpresas. A vitória sofrida nos instantes finais do San Lorenzo sobre o Nueva Chicago e o empate mais do que merecido do Racing com o Boca. Sofrido sim, pois abrir 3-0 e quase deixar empatar é lamentável. Manteve a liderança, pois o adversário não conseguiu manter a postura. Já o Racing mereceu o empate. Abriu o placar com um cabezazo, evitou um pênalti mal cobrado por Palermo, e fez no final, quando perdia por 2-1. Foi só Merlo sair para a Academia voltar ao seu nível normal... Ainda bem!

0 comentários: