sexta-feira, 3 de agosto de 2007

TORNEIO APERTURA - CLUBES - PARTE VI

Como atual campeão argentino, o San Lorenzo chega impondo moral e respeito aos adversários diretos na briga pelo título. Sem sombra de dúvidas, as melhores contratações e a maior quantia desembolsada para melhorar o plantel partiram do Ciclón. Ao repatriar Daniel Bilos e Germán Herrera além de contar com Gastón Aguirre e Emiliano Díaz, dentre outro, o clube é o principal clube na luta pela taça argentina, o que sacramentaria uma classificação para a Libertadores de 2009 (o clube já está classificado para o próximo ano).

Se fosse apenas no lado de somar grandes peças, só de manter Ramón Diaz o clube saiu ganhando e muito dos demais adversários, que as vésperas da competição ainda sofrem para acertar os últimos detalhes. Dos jogadores que ajudaram a equipe a levantar a taça na última temporada, apenas quatro jogadores forma negociados, dentre eles Ezequiel Lavezzi. Mas a torcida não deve se preocupar, uma vez que a chegada de Bilos foi justamente para cobrir a posição. Se jogar como no Boca, anos atrás, o clube vai longe, mais uma vez


Altas: Daniel Bilos, Bernardo Romeo, Juan Manuel Torres, Gastón Aguirre, Michael Díaz, Emiliano Díaz, Walter Montillo, Jorge Ortiz e Germán Herrera.

Baixas: Ezequiel Lavezzi, Leonardo Ulloa, Darío Bottinelli e Cristian Ledesma.

O decepcionante primeiro semestre do River Plate foi algo de chacotas dos maiores rivais. Não há como esquecer a eliminação precoce na Copa Libertadores da América, onde estava em um dos grupos mais fáceis da competição, além de sequer ficar entre os três primeiros no Clausura, mesmo recheado de grandes jogadores. É fato que a presença de Daniel Passarella “ajudou” a equipe a estar no nível que está, além das contusões de vários jogadores importantes como Falcão, ainda no início da temporada, além da falta de entrosamento.

Daquele plantel, peças importantes como Juan Pablo Carrizo, Victor Zapata, Diego Galván e Ernesto Farías abandonaram a barca. O clube só contratou três jogadores, ou melhor, dois uma vez que Federico Higuaín volta de empréstimo após a frustrada campanha pelo Nuevo Chicago. Sixto Peralta e Rolando Zárate, o veterano, chegam para compor a equipe, que desta vez está mais entrosada. Pelo menos é isso que todos os torcedores do Millonarios esperam.

Altas:Sixto Peralta, Federico Higuaín e Rolando Zárate.

Baixas: Ruben Sambueza, Víctor Zapata, Nelson Rivas, Diego Galván, Matías Oyola, Juan Pablo Carrizo e Ernesto Farías.

Perder bons jogadores para o futebol europeu é normal para clubes da Argentina e do restante da América Latina. O pior é não conseguir repor as peças em um prazo mais do que grande. A venda de José Sosa para o Bayern de Muniche, ainda no início do ano, poderia abrir as portas para outros bons jogadores e manter, ao menos, Mariano Pavone e José Luis Calderón no plantel. No entanto, não foi isso que aconteceu. O clube até contratou sete jogadores, mas nenhum com o potencial dos três citados acima, uma vez que Pavone e Calderón também deixaram a equipe, assim como Mauricio Casierra.

Para piorar a situação, Juan Sebástian Verón, uma das grandes figuras do time na conquista do Apertura no último ano pode acertar com um clube dos Estados Unidos, celeiro de grandes jogadores que se aposentaram de suas respectivas seleções – o meia ainda não definiu se continuará na Seleção, mas cogitou sua saída após a derrota para o Brasil. O grande destaque do clube Pincha será, certamente, o meia Pablo Piatti. No entanto, a pressão da responsabilidade pode pesar para o jovem atleta. Tudo bem que após uma conquista de um Mundial Sub-20, toda pressão já foi por água abaixo...

Altas: Iván Moreno y Fabianesi, Lucas Wilchez, Leandro Desábato, José Basanta, Diego Galván, Juan Manuel Salgueiro e Edgar González.

Baixas: José Sosa, Mariano Pavone, José Luis Calderón e Mauricio Casierra.

A incógnita ainda persiste. Juan Román Riquelme renovará com o campeão das Américas? O clube ainda continuará se saindo bem, apesar da saída de três de seus principais jogadores na conquista da Copa Libertadores? Assim passa o Boca Juniors as vésperas de estrear no Campeonato Argentino. O fato de Román ter propostas do Atlético de Madrid coloca uma pulga atrás da orelha do jogador. O fato de disputar o Mundial Interclubes, em dezembro, pesa para que ele fique no plantel xeneize, no entanto, a proposta do clube espanhol é milionária.

Ainda continuam no clube Palácio e Palermo, mas sem as assistências precisas de Riquelme, por enquanto, para os dois campeonatos que o clube disputará. Matías Maidana e Álvaro González chegam para suprir o plantel após a saída de nove atletas, incluindo o enganche. Favorito a título? Sempre, assim como os últimos três clubes citados acima e outros que correm por fora. A situação que é complicada.

Altas: Matías Maidana e Alvaro González. Julio Barroso

Baixas: Clemente Rodríguez, Daniel Díaz, Guillermo Marino, Aldo Bobadilla, Sergio Orteman, Bruno Marioni, Juan Forlín, Juan Román Riquelme (?) e Santiago Villafañe.

0 comentários: