terça-feira, 11 de abril de 2006

Favoritismo exagerado como em 74

Nos últimos dias eu estava fazendo uma pesquisa para a minha monografia (acreditem, será sobre futebol) e encontrei um site retratando as histórias das Copas do Mundo, especificamente a de 1974. Quem era nascido naquela época (não é o meu caso, mas como eu estudei muito antes de escrever para o site eu sei), lembra que o Brasil era o grande favorito para a conquista daquele mundial.

Mesmo sem Pelé, Tostão e Gérson, o Brasil tinha Clodoaldo. Tinha, pois dias antes do mundial o atacante se machucou. Mesmo assim a seleção canarinho era franca favorita, pois tinha Rivelino e Jairzinho, artilheiro brasileiro da última Copa, além de Ademir da Guia. Contudo o time jogou defensivamente.

Mas, mesmo assim, o então técnico da seleção admitiu que “todos tremem quando vêem a amarelinha” e que o Brasil séria tetracampeão.Porém, ficou apenas com o quarto lugar (perdeu para Polônia por 1 a 0). O mesmo discurso vem sendo utilizado veementemente pela mesma pessoa. O velho lobo Zagallo, atualmente como auxiliar-técnico. E naquela mesma Copa, o grupo era extra-fácil, mas só conseguiu dois empates sem gols contra Escócia e Iugoslávia e sofreu para vencer por três gols de diferença o Zaire (!!!). Pelo menos teve um consolo: Venceu a Argentina por 2 a 1.

Nesta Copa, a “invencível seleção” brasileira, como prega Zagallo, pegará: Croácia, que fazia parte da Iugoslávia, Japão, seleção no qual o Brasil suou para empatar na Copa das Confederações (além de ter o Galinho Zico ensinando seus jogadores a baterem faltas) e a Austrália, time que eliminou o Uruguai, seleção que na qual não perdeu para o Brasil, porém não passou para a fase final da Copa.

Tudo bem, os brasileiros vão e têm que passar pela primeira fase. Mas depois podem pegar a República Tcheca, de Nedved ou a poderosa Itália. Aí sim, será a prova de fogo dos ‘nossos’ maestros brasileiros. Caso pegue os EUA ou Togo, aí eu digo... O Brasil está com muita sorte e pode ser campeã. Mas se isso não acontecer é melhor procurar um médico antes, pois muitos irão passar muita raiva, principalmente com o Triângulo das Bermudas...

0 comentários: