sábado, 6 de maio de 2006

A verdade da Copa de 98

Quem não se lembra do dia 12 de julho de 1998? A data não é familiar a você? Tudo bem, vou ajudar mais um pouco: 3 x 0. Bem, se ainda não descobriu, foi o dia da final entre Brasil e França na Copa de 98, quando a seleção de Zagallo era a franca favorita. Na véspera da partida, um dos melhores jogadores do mundo (Ronaldo), se sentiu mal, teve uma convulsão, foi comprado pela Nike. Uma dessas opções que acabei de citar, esta nas cabeças de qualquer torcedor ou jornalista que acompanha futebol.

Sim, jornalistas.... Eles não sabem o que realmente aconteceu naquele 12 de julho. Como todos acreditavam que a seleção brasileira iria ganhar aquela partida, nenhum repórter se preocupou em ir ao castelo onde os brasileiros estavam hospedados. Um excesso de confiança de todos fez com que o Brasil perdesse a Copa. Logo nós (jornalistas), que nos sentimos donos do mundo, fizemos isso com a seleção. Se a verdade fosse dita em um boletim da Copa, por qualquer um canal, todos poderiam ficar mais despreocupados, ou até mesmo mais conformados com a perda da Copa, pois saberíamos o que tinha acontecido verdadeiramente naquele dia.

A mesma coisa pode ter acontecido também na última Copa do Mundo, só que do lado alemão, pois, depois da final, muitos jornais da Alemanha afirmaram que Oliver Kahn tinha tido um corte na mão as vésperas da partida. Imprudência da imprensa? Falta de vontade? Não sei, mais espero que um Mundial não possa ser manchado por culpa da gente (jornalistas). Espero que possamos fazer o nosso trabalho com dignidade, sem preguiça e sem um otimismo surreal, pois no futebol, tudo pode acontecer, até mesmo o Brasil ganhar só de 3 x 0 de Andorra, como nas vésperas do deste mesmo Mundial da França....

0 comentários: