quinta-feira, 28 de junho de 2007

VITÓRIA É OBRIGAÇÃO

Após as derrotas dos sub-favoritos ao título da Copa América (Uruguai e Brasil perderam na estréia) a pressão aumenta sobre a Argentina que hoje estréia na competição sul-americana ante os Estados Unidos, campeões da Copa Ouro no último domingo. Uma derrota ou até mesmo um empate coloca um ponto de interrogação na celeste y blanca, uma vez que chega a Venezuela como franca favorita por ter em seu plantel recheado de ótimos jogadores.

Nesta primeira partida, Alfio Basile coloca uma equipe ofensiva com Sebastián Verón, Román Riquelme e Lionel Messi como esperanças de gols, sem esquecer de Hernán Crespo como ponto de referência no ataque. Como opção de banco, Coco ainda tem Pablo Aimar, Carlos Tévez, Diego Milito dentre outros. (E ainda dizem que não temos bons jogadores...)

Os yankees, sem os seus principais jogadores, ainda crêem em uma classificação para a próxima fase, mesmo com apenas dois jogadores campeões no último domingo, um deles Benny Feilhaber, autor do gol do título contra o México.

No entanto, o retrospecto contra nossos primeiros adversários em Copa América não é muito bom. A única partida, em 1995, no Uruguai, os Estados Unidos nos venceram por 3-0. Todavia, nos outros seis embates, apenas uma derrota e cinco vitórias. O último jogo foi em 2003, em Miami. Triunfo por 1-0.

Para finalizar, não poderia deixar de destacar os comentários de toda imprensa brasileira a respeito do legado negativo de 14 anos sem vencer um torneio oficial (já que não se contam as Olimpíadas, por ser Sub-23). Ora, mas não se pode esquecer que os cinco vezes campeões mundiais ficaram na fila por 19 anos, uma vez que não levantaram nenhuma taça de 1970 a 1989, quando venceram a Copa América em casa... Por não jogarem nada, a única coisa a fazer é secar-nos.

Ficha técnica
ARGENTINA
Roberto Abbondanzieri; Javier Zanetti, Roberto Ayala, Gabriel Milito, Gabriel Heinze; Juan Sebastián Verón, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso; Juan Román Riquelme; Lionel Messi e Hernán Crespo
Técnico: Alfio Basile

ESTADOS UNIDOS
Kasey Keller; Marvell Wynne, Danny Califf, Jimmy Conrad, Drew Moor; Sacha Kljestan, Benny Feilhaber, Justin Mapp, Ricardo Clark; Eddie Johnson e Hérculez Gómez
Técnico: Bob Bradley

Estádio: José Pachencho Romero, em Maracaibo
Horário: 19h35
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)
Transmissão TV Fechada: ESPN Brasil e SporTV2

0 comentários: