segunda-feira, 20 de agosto de 2007
VOLTAREMOS EM BREVE
sábado, 18 de agosto de 2007
ROJO SOFRE, MAS SEGUE COMO LÍDER
No outro embate do dia, o Argentinos aumentou a crise do Gimnasia LP ao vencer, fora de casa, por 2x0. A lesão de Piatti, ainda nos vestiários colocou a equipe na defensiva. Para piorar a situação dos platenses, com apenas um ponto no Apertura, o Bicho veio empolgado com a vitória sobre o Boca no último fim de semana e impôs o mesmo ritmo. Os gols foram de Alejandro Delarte, no primeiro tempo, e Roberto Battión, no fim da partida.
Hoje quatro jogos movimentam o Campeonato Argentino. O Huracán recebe o Tigre às 15h10; uma hora depois o Lanús, em Santa Fé, encara o Colón. No início da noite, às 18h20, o Olimpo pega o Arsenal em casa e por fim, às 21h10, o Vélez brigará pela liderança contra o Banfield, fora de casa.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
BOCA CONTRATA ‘SUBSTITUTO’ DE RIQUELME
Apesar da chegada de Gracián, os dirigentes do Boca insistem em concretizar o retorno de Riquelme. No entanto, a briga (que já era difícil graças ao Villareall), aumenta graças a um interesse do Milan, de acordo com o site argentino TyC Sports.
AGÜERO DÁ SHOW E ATLÉTICO VENCE
A superioridade espanhola foi comprovada no primeiro tempo a partir dos números. 76% com a posse de bola. Forlán teve um gol anulado e Agüero foi impedido, erroneamente pela arbitragem, de fazer um belo gol graças a marcação de um impedimento. Kun, que por sinal foi o melhor jogador da partida de acordo com o As.com, teve uma boa movimentação, tentou por várias vezes arrematar a meta do clube sérvio, isso principalmente na primeira etapa.
O primeiro gol, por sinal, saiu dos pés dele. Aos 36 minutos, após uma condução rápida com a bola, Kun enfiou para Maxi que só teve o trabalho de bater Kahriman, o melhor da equipe servia apesar da goleada. Ao fim do jogo, quando o placar a vitória estava definida, Agüero, de cabeça, sacramentou a goleada e praticamente a classificação, que será conhecida em 15 dias.
NINGUÉM QUER RIQUELME?
Durante toda Copa América o meia Juan Román Riquelme era pretendido por Atlético de Madrid, Real Madrid, Zaragoza além do Juventus italiano. Isso retratando apenas os clubes europeus. Mas, surpreendentemente após a competição sul-americana o jogador não recebeu propostas, e de acordo com o site, ficou apenas em especulações com o Atlético. Será isso mesmo?
O Villareal não liberou Roman para o Boca Juniors por um simples motivo: queria vendê-lo, ou seja, fazer dinheiro, algo em torno de US$ 18 milhões, ‘pouco’ em relação a outros jogadores do restante do mundo que não tem a mesma categoria do craque argentino. Dá mesma forma, o Submarino Amarelo não quer liberá-lo para outro clube europeu a não ser por empréstimo, mesmo admitindo a não utilização do atleta para a temporada.
Mas, porque os clubes espanhóis e italianos não adquirem o passe do argentino por definitivo? A palavra extra-comunitário te lembra algo. A maioria dos clubes citados acima já passou da sua cota contratação de jogadores que não tem o passaporte europeu.
Na Itália, por exemplo, a partir desse ano, somente um atleta pode ser contratado. Por isso o Alexandre Pato não jogará. Não é por conta dá idade e sim por que o clube italiano já contratou outro atleta extra-comunitário antes de adquiri-lo. Na Espanha a cota é de três jogadores por partida e como o próprio atleta queria concentrar-se na Copa América, os clubes procuraram outros jogadores.
O fato é que Riquelme tem pouco menos de 15 dias para acertar com algum clube para jogar nessa temporada. Hoje ele até treinou, mas já declarou a TyC Sports que se sente tranqüilo por saber que irá ser transferido “apesar de escutar isso da boca dos próprios dirigentes”. Ou seja, que iria ser negociado, até o mais desligado sabia, ele não gostou da postura dos dirigentes, diferentemente do que o site brasileiro informou.
Que duas coisas aconteçam: o Villareal libere-o por empréstimo com opção de venda para um clube que almeja título ou venda-o por um preço menos salgado (se bem que se eu tivesse essa quantia não pensaria duas vezes em comprar o passe do atleta e emprestá-lo para algum clube argentino). Para o bem do melhor futebol, que isso aconteça.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
MESSI MARCA GOLAÇO EM AMISTOSO; TÉVEZ ESTRÉIA
Essa foi a primeira vez que Messi jogou na pré-temporada. O argentino entrou no lugar de Ronaldinho após o intervalo. Até o momento o 'quarteto fantástico' não atuou junto, por opção do próprio comandante do Barcelona, o holandês Frank Rijkaard.
Tévez estréia em empate
Apache teve algumas chances de marcar o seu primeiro gol com a camiseta de seu novo clube, o Manchester United, mas não conseguiu evitar o empate ante o Portsmouth em 1x1. Tévez teve quatro chances reais de gol e rendeu além do esperado, uma vez que não tinha entrosamento com o atual plantel.
Bétis vence Real Madrid com gol argentino
O ex-jogador do Arsenal de Sarandí, Juan Pablo Caffa, marcou o único gol da partida que sacramentou a classificação do Bétis para a próxima fase do Torneio Ramon Carranza após um tiro livre. Além de Caffa, Mariano Pavone atuou com a camisa alviverde. Já o Real Madrid teve a presença apagada de Javier Saviola, que entrou no segundo tempo no lugar de Ruud Van Nistelrooy e de Fernando Gago, desde o início do embate.
ERRATA
Diferentemente do que anunciou no último post, Kun Agüero será títular na partida de amanhã e não na de hoje como divulgado.
ARSENAL ARRANCA EMPATE NOS ACRÉSCIMOS NA COPA SUL-AMERICANA
Visitante no confronto, o San Lorenzo saiu na frente aos 22min do primeiro tempo com Andrés Silvera. O Arsenal conseguiu a igualdade apenas aos 47min da etapa final, através de gol do zagueiro Carlos Casteglione.
Apesar de sofrer gol no final, o San Lorenzo leva para a partida de volta boas possibilidades de classificação, uma vez que conseguiu empatar com gols na casa do adversário, em critério de desempate importante na Copa Sul-Americana. O segundo jogo do confronto acontece no dia 6 de setembro.
O vencedor do duelo entre Arsenal de Sarandí e San Lorenzo irá enfrentar na próxima fase da Copa Sul-Americana um adversário brasileiro, que sairá do confronto entre Goiás e Cruzeiro.
Uol Esporte
TÉVEZ E AGÜERO TÍTULARES POR SUAS EQUIPES
Por outra competição, Sérgio “Kun” Agüero foi confirmado na titular do Atlético de Madrid pelo técnico Javier Agüire entre na partida de ida contra o Vojvodina, da Sérvia, pela Copa da Uefa. “Claro que vai jogar, pois ele está em excelente forma”, declarou o comandante do clube madrileno em coletiva à imprensa na manhã de hoje. Além de Kun, Maxi Rodriguéz e Leo Franco estarão defendendo a camisa vermelha e branca no embate de hoje.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
KUN VAI PARA O BANCO. MAXI É TÍTULAR
Por outro lado, o companheiro do uruguaio será Maxi Rodriguéz, que retorna de lesão e recentemente foi convocado por Alfio Basile para o amistoso ante a Noruega, em Oslo. Além dos dois homens de frente Leo Franco, Vara, Perea, Zé Castro, Pernía, Luis García, Costinha, Cléber Santana e Simão entrarão em campo nesta quinta-feira em partida válida pela Copa da UEFA, contra o Vojvodina, da Sérvia.
FOTO: TÉVEZ E FERGUSSON
TÉVEZ SUBSTITUIRA O CONTUNDIDO ROONEY
Com isso, o técnico ‘Sir’ Alex Ferguson, nesta manhã, oficializou que não irá contratar nenhum jogador para substituir o jovem contundido já que tem o ex-West Ham como grande opção. Desta maneira, tudo indica que El Apache estréie com a camisa 32 dos diabos ingleses já na próxima quarta-feira ante o Portsmouth.
domingo, 12 de agosto de 2007
BOCA SEGUE SEM VITÓRIAS NO APERTURA
Já são dois jogos até agora do clube da La Bombonera - um empate com Rosario Central em 0 a 0 no final de semana passada e a derrota deste domingo. Já o rival desta noite conseguiu os primeiros três pontos depois de perder para o San Martín em casa na estréia.
Os gols do Argentinos foram marcados por Alejandro Delorte e dois de Roberto Battión. Pablo Ledesma fez os gols do Boca.
Fonte: Uol Esporte
INDEPENDIENTE GOLEIA É LIDERA NO SALDO DE GOLS
Já na partida de ontem, os gols da equipe de Ricardo La Volpe foram marcados por Escudero, Zapata e Sena. E, finalmente, Braña marcou para os atuais campeões do Torneio Apertura (o San Lorenzo é o atual campeão argentino).
Nas outras partidas deste sábado o Rosario Central só empatou com o Gimnasia y Esgrima em casa por 2 a 2 e tem apenas dois pontos ganhos em seis disputados. O adversário somou o seu primeiro ponto na competição, após perder para o Tigre na estréia. Já o Racing, decepcionou. O clube perdeu a chance de seguir 100% no Apertura ao perder em casa para o Banfield por 1 a 0, gol marcado por Civelli aos 39min do segundo tempo.
Nos embates desta tarde, o Arsenal de Sarandi mostrou novamente o porque de estar classificado para as competições internacionais e venceu por 2x0 o Colón, de Santa Fé. Por outro lado Lanús só empatou com o Huracán mesmo jogando em casa. Diego Valeri, para os donos da casa e Franco Mendoza para o recém promovido marcaram os gols da partida.
Boca Juniors e Argentinos Juniors estão concluindo está segunda rodada. A partida entre River Plate e Newell’s Old Boys foi adiada por conta dos incidentes do meio de semana. Um dos lideres barra bravas do clube morreu baleado e seus irmãos e companheiros prometeram vingança já nesta partida. A AFA ainda remarcará o encontro. O River foi a única equipe que ainda não estreou na competição já que a partida entre o Gimnasia Jujuy também havia sido adiada na primeira rodada.
sábado, 11 de agosto de 2007
VÉLEZ E RACING ENTRAM EM CAMPO LOGO MAIS
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
ARSENAL É O NOVO LÍDER DO APERTURA
Isso ocorreu graças ao San Martín, que mesmo jogando em casa, não conseguiu evitar a derrota para o atual campeão argentino, o San Lorenzo. O clube de San Juan chegou a estar vencendo, com um gol de Luis Tonetollo, mas um gol contra de Alejandro Gómez e de Gastón Fernandez, no final da partida. Pacheco, do clube anfitrião foi expulso. Na próxima rodada o Ciclón encara o primeiro grande duelo contra o River Plate. Já o San Martín vai a La Bombonera encarar o Boca.
SAN LORENZO BUSCA RECUPERAÇÃO
Das quatro equipes que entram em campo, apenas o San Martín conheceu a vitória na primeira rodada. O atual campeão e o Colón saíram derrotados na estréias, para Newell’s e Vélez respectivamente, e o Arsenal não saiu de um empate com o Huracán.
EX-CLUBE DE BATIGOL QUE MAXI RODRIGUEZ
PORTO REJEITA MAIS UMA PROPOSTA POR LUCHO
Isso porque o jogador pertence a MSI, de Kia Joorabchian. Como o clube português tem apenas cinqüenta por cento do passe do jogador, pretende lucrar com a venda do argentino vendendo por um alto preço, mesmo não valendo tudo isso. Atualmente, o Porto conta com quatro argentinos, além de de Lucho, sendo que três deles chegaram nesta temporada: Mario Bolatti, Mariano González e Ernesto Farías.
SOMOZA PODE TROCAR VILLAREALL PELO BÉTIS
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
PATO SE GARANTE NA TÍTULARIDADE E ACONSELHA NOVATO A PROCURAR OUTRO CLUBE
A contratação mais importante da história do Getafe – em valores – foi aconselhado pelo seu compatriota a deixar a equipe nesta temporada para poder jogar com freqüência. A conversa, divulgada pelo diário As, é entre Abbondanzieri e Ustari, recém contratado pelo clube merengue. Atualmente, o veterano goleiro é o titular absoluto e crê que não deixará o cargo para o novato.
HIGUAÍN FORA POR UM MÊS
PROBLEMAS E NOVIDADES EM AVELLANEDA
Uma lesão no menisco pode deixar o meia Daniel Montenegro, do Independiente fora de toda temporada. A resposta a Pedro Troglio virá na próxima semana. Caso seja operado, não jogará mais. Por outro lado, o atleta pode até retornar na metade da temporada. O substituto até lá será Rodrigo Diáz. Por outro lado, Lucas Mareque foi regularizado é já pode estrear pelo Rojo no embate contra o Tigre.
MAXI MORALEZ VAI PARA RÚSSIA. SALCEDO O SUBSTITUIRÁ
Em dois meses o clube perdeu dois grandes jogadores. Bergessio saiu soltando farpas sobre De Tomaso, presidente do clube, e desta vez Moralez, que por outro lado, saiu em paz. Gustavo Costa revelou aos jornalistas presentes em Avellaneda que não ficou abalado com a saída do jogador. “Não é porque alguns deixam a equipe que iremos cair de rendimento”. O substituto será o paraguaio José Domingos Salcedo.
ESTUDIANTES CAÍ ANTE LANÚS NA SUL-AMERICANA
Quem só acompanha o Virando a Casaca não ficou sabendo do duelo entre Estudiantes e Lanús, primeiro duelo argentino válido pela Copa Sul-Americana. A partida ocorreu ontem, no estádio do Lanús que aproveitou o fator campo para vencer por 2x0 os rivais. Os gols foram de Agustín Pelletieri e José Sand, ambos na primeira etapa. A partida de volta será apenas no dia 5 de setembro, em La Plata. Quem se classificar enfrenta Atlético Paranaense ou Vasco, do Rio de Janeiro, que ainda não se enfrentaram.
RUSSO: “RÓMAN NÃO ESTÁ LONGE E NEM PERTO”.
Já sobre os rumores da contratação do lateral brasileiro Roberto Carlos foram negadas na manhã de hoje pelo próprio jogador. “Eu no Boca? De maneira alguma. Ninguém me ligou, nem estava sabendo disso. Mesmo assim, isso não me interessa, pois assinei um contrato de três temporadas com o Fernebahce”, assumiu. Os rumores surgiram através de um dirigente xeneize após a nova lesão de Juan Krupoviesa.
ARSENAL REPATRIA MATELLÁN
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
CAMPEÕES ARGENTINOS NO ÚLTIMO SEMESTRE ESTRÉIAM MAL
O San Lorenzo visitou o Newell's Old Boys e acabou surpreendido pelo time anfitrião. O jovem Leonel Vangioni entrou em campo no final da partida e marcou o gol da vitória dos donos da casa no último minuto de jogo.
Já o Boca Juniors, que não conta mais com Riquelme enquanto não conseguir renovar seu empréstimo com o Villarreal, não saiu de um empate sem gols com o Rosário Central em La Bombonera. Antes do confronto, a torcida fez festa para comemorar o título da Libertadores, conquistado em junho com vitória sobre o Grêmio na final. Os jogadores deram uma volta olímpica no estádio, sob chuva de papel picado amarelo e azul.
Ainda neste domingo, o Racing jogou fora de casa, mas derrotou por 2 a 0 o Olimpo, que está de volta à primeira divisão do futebol argentino.
No encerramento da rodada, o Huracán empatou com o Arsenal por 1 a 1. O encontro entre Gimnasia de Jujuy e River Plate foi adiado.
CAMPEÕES ARGENTINOS NO ÚLTIMO SEMESTRE PERDE
O San Lorenzo visitou o Newell's Old Boys e acabou surpreendido pelo time anfitrião. O jovem Leonel Vangioni entrou em campo no final da partida e marcou o gol da vitória dos donos da casa no último minuto de jogo.
Já o Boca Juniors, que não conta mais com Riquelme enquanto não conseguir renovar seu empréstimo com o Villarreal, não saiu de um empate sem gols com o Rosário Central em La Bombonera. Antes do confronto, a torcida fez festa para comemorar o título da Libertadores, conquistado em junho com vitória sobre o Grêmio na final. Os jogadores deram uma volta olímpica no estádio, sob chuva de papel picado amarelo e azul.
Ainda neste domingo, o Racing jogou fora de casa, mas derrotou por 2 a 0 o Olimpo, que está de volta à primeira divisão do futebol argentino.
No encerramento da rodada, o Huracán empatou com o Arsenal por 1 a 1. O encontro entre Gimnasia de Jujuy e River Plate foi adiado.
Como todos sabem, o VirandoaCasaca.com - que em poucos dias irá se tornar FutebolArgentino.com.br - era o meu estudo de pesquisa. Com essas mudanças, todo estudo foi por água abaixo, fazendo com que esse repórter ficasse atolado de livros para ler.
Por conta disso, o VirandoaCasaca.com não terá a postagem normal de alguns meses atrás até essa correria acabar. Quem sabe com algumas surpresas...
Peço desculpas mais uma vez e espero que entendam.
domingo, 5 de agosto de 2007
SAN LORENZO, BOCA E RACING ESTRÉIAM
No outro embate, o Racing, uma das equipes que melhor contratou na temporada vai a Bahia Blanca para encarar o Olimpo, campeão da B Nacional na última temporada. No entanto, os reforços ficam como opção para o segundo tempo, deixando a responsabilidade para o campeão mundial sub-20, Maximiliano Morales.
Assim como no semestre passado, a primeira rodada do Boca será sem o seu principal jogador inscrito. Juan Román Riquelme ainda não sabe se continuará na equipe, mas tudo indica que uma renovação no empréstimo está próxima, principalmente após a viagem de Macri para uma reunião com os diretivos do Villareall, dono de seu passe. No último ano, a estréia foi contra o Rosario, algo que não irá acontecer hoje, às 16h. Banega terá mais liberdade no meio campo, assim como tinha Román. (O SporTV2 transmite o VT às 22h)
Por fim, o Arsenal de Sarandi encara o Huracán fora de casa. Os visitantes visivelmente estão mais a fim de disputar a sua primeira competição continental ao invés do Argentino. Os donos da casa, por outro lado, esperam ansiosamente essa partida após quatro anos longe da primeira divisão.
River Plate e Gimnasia Jujuy encerram a rodada apenas no dia 23.
DEZ GOLS NA RODADA DE SÁBADO
Mas, a partida mais emocionante da rodada de sábado foi a vitória do Independiente por 5x3 sobre o Lanús. Apesar do resultado, a equipe derrotada jogou bem e pode demonstrar uma boa recuperação tanto no Apertura quanto no Sul-Americano (este psicologicamente). Por outro lado, Pedro Trogllio demonstrou que quando é atendido pela diretoria arma uma equipe boa capaz de fazer cinco gols em uma equipe difícil de se bater
sábado, 4 de agosto de 2007
KLIMOWICZ MARCA DOIS NA COPA DA ALEMANHA
INDEPENDIENTE X LANÚS AGITAM A RODADA DE SÁBADO
ARGENTINOS JRS x SAN MARTÍN (SJ) – às 18h20
Apesar de ter uma ligeira vantagem sobre os rivais que subiram recentemente a primeira divisão, o Bicho corre sério risco de rebaixamento. Com um plantel diferente do semestre passado (Choy Gonzalez, Desabato e Núñez negociados) os de Ricardo Lombardi pretendem fazer tão bonito como no Apertura para evitar a queda na próxima temporada.
Por outro lado, os rivais que retornam a divisão de elite após 27 anos mantiveram grande parte da base com alguns reforços vindos das divisões de elite. A meta, primeiramente, é fazer um bom papel para não cair e em seguida lutar por uma vaga dentre os primeiros, já que “todas as equipes, exceto San Lorenzo e Boca, são iguais a nós”...
GIMNASIA LP x TIGRE (V) – às 18h20
Muitos torcedores do Lobo perguntam o porquê de montar um plantel como esse agora quando não estão disputando nenhuma competição sul-americana. Com Maturana recebendo um aval do clube, o Gimnasia LP aparece com quatro fortes reforços dentre os titulares. Com tanta aspiração e moral pelos reforços, uma vitória hoje é fundamental, principalmente para valer à pena a boa pré-temporada (apesar de alguns tropeços).
Por outro lado, o técnico Diego Cagna chega com moral para o Apertura. Isso porque em menos de seis meses conseguiu colocar o clube de Victoria no alto posto além de colocá-lo na elite. Dentro de campo, Sebastián Ereros é o principal jogador dentre os titulares. E como uma boa equipe, o Tigre tem algumas peças de reposição como Alessandría (vindo do futebol espanhol) e Córdoba, ex-Argentinos.
INDEPENDIENTE x LANÚS – às 21h10
Outra equipe que precisa mostrar um bom rendimento após a péssima campanha no Apertura é o Independiente, equipe que melhor contratou para essa nova competição. No entanto, pega uma equipe com muito anseio, principalmente por conseguir a classificação para a Sul-Americana e na pré-Libertadores do próximo ano, o Lanús.
A partida, sem dúvida, promete muito. Com Lucas Mereque, repatriado, e Matías Oyola do lado do Rojo e o goleador Sand e o brasileiro Viera, tudo pode se esperar. Os visitantes não chegam com pretensões de títulos, diferentemente do Independiente, que precisa mais do que ninguém, recuperar a moral perdida nas últimas temporadas.
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
VÉLEZ E ESTUDIANTES VENCEM NA ABERTURA
A sorte ajudou o Vélez Sarsfield a conquistou a vitória na estréia ante o Colón por 1x0 com gol de Escudero aos 4 minutos da segunda etapa. Com vários problemas defensivos, o Fortín demonstrou que realmente dará muito trabalho a La Volpe durante a temporada. Sorte que os rivais se mostraram inferiores em boa parte da partida Na próxima rodada, o Fortín pega o Olimpo BB e o Colón se depara ante o Arsenal de Sarandi.
No outro embate, uma goleada. O Pincha meteu 3x0, fora de casa, no Banfield. A expulsão de Devaca foi crucial para que o resultado se dilatasse e evitasse uma boa partida, algo que aconteceu durante boa parte da pré-temporada. Na próxima rodada o Banfield tentará se recuperar ante o Racing e o Estudiantes pega o Gimnasia Jujuy.
DOIS JOGOS DÃO INÍCIO AO APERTURA
VÉLEZ – COLÓN, ÁS 19h
Com Leonardo Astrada no comando do Sabalero, a postura do clube pode ser outra, principalmente se manter o rendimento obtido ao fim da última competição. Ele que teve algumas dúvidas para montar a equipe que irá a campo logo mais. Piccoli e Garcé disputavam a vaga com Merlo e Reynoso. O restante está definido, como quadro meias e dois atacantes em um típico 4.4.2
Já os donos da casa visarão a partir desta próxima temporada apenas os campeonatos argentinos. Isso porque não se classificou para nenhuma Copa, o que colocou em risco Ricardo La Volpe. Com várias caras novas, o técnico que ajudou o plantel mexicano na Copa América através de telefonemas recebidos dos jogadores, um bom rendimento é esperado na atual competição, já que isso se torna obrigatório.
BANFIELD – ESTUDIANTES ÀS 21h
Com o técnico Juan Manuel Llop e várias incorporações, o Banfield chega com a meta de recuperar a moral perdida recentemente após os fracassos no Clausura e Libertadores respectivamente. Como terminaram a pré-temporada de forma invicta, o clube pretende fazer bonito neste campeonato e conquistar vagas paras as Copas para a próxima temporada.
TORNEIO APERTURA - CLUBES - PARTE VI
Se fosse apenas no lado de somar grandes peças, só de manter Ramón Diaz o clube saiu ganhando e muito dos demais adversários, que as vésperas da competição ainda sofrem para acertar os últimos detalhes. Dos jogadores que ajudaram a equipe a levantar a taça na última temporada, apenas quatro jogadores forma negociados, dentre eles Ezequiel Lavezzi. Mas a torcida não deve se preocupar, uma vez que a chegada de Bilos foi justamente para cobrir a posição. Se jogar como no Boca, anos atrás, o clube vai longe, mais uma vez
Altas: Daniel Bilos, Bernardo Romeo, Juan Manuel Torres, Gastón Aguirre, Michael Díaz, Emiliano Díaz, Walter Montillo, Jorge Ortiz e Germán Herrera.
Baixas: Ezequiel Lavezzi, Leonardo Ulloa, Darío Bottinelli e Cristian Ledesma.
O decepcionante primeiro semestre do River Plate foi algo de chacotas dos maiores rivais. Não há como esquecer a eliminação precoce na Copa Libertadores da América, onde estava em um dos grupos mais fáceis da competição, além de sequer ficar entre os três primeiros no Clausura, mesmo recheado de grandes jogadores. É fato que a presença de Daniel Passarella “ajudou” a equipe a estar no nível que está, além das contusões de vários jogadores importantes como Falcão, ainda no início da temporada, além da falta de entrosamento.
Daquele plantel, peças importantes como Juan Pablo Carrizo, Victor Zapata, Diego Galván e Ernesto Farías abandonaram a barca. O clube só contratou três jogadores, ou melhor, dois uma vez que Federico Higuaín volta de empréstimo após a frustrada campanha pelo Nuevo Chicago. Sixto Peralta e Rolando Zárate, o veterano, chegam para compor a equipe, que desta vez está mais entrosada. Pelo menos é isso que todos os torcedores do Millonarios esperam.
Altas:Sixto Peralta, Federico Higuaín e Rolando Zárate.
Baixas: Ruben Sambueza, Víctor Zapata, Nelson Rivas, Diego Galván, Matías Oyola, Juan Pablo Carrizo e Ernesto Farías.
Perder bons jogadores para o futebol europeu é normal para clubes da Argentina e do restante da América Latina. O pior é não conseguir repor as peças em um prazo mais do que grande. A venda de José Sosa para o Bayern de Muniche, ainda no início do ano, poderia abrir as portas para outros bons jogadores e manter, ao menos, Mariano Pavone e José Luis Calderón no plantel. No entanto, não foi isso que aconteceu. O clube até contratou sete jogadores, mas nenhum com o potencial dos três citados acima, uma vez que Pavone e Calderón também deixaram a equipe, assim como Mauricio Casierra.
Para piorar a situação, Juan Sebástian Verón, uma das grandes figuras do time na conquista do Apertura no último ano pode acertar com um clube dos Estados Unidos, celeiro de grandes jogadores que se aposentaram de suas respectivas seleções – o meia ainda não definiu se continuará na Seleção, mas cogitou sua saída após a derrota para o Brasil. O grande destaque do clube Pincha será, certamente, o meia Pablo Piatti. No entanto, a pressão da responsabilidade pode pesar para o jovem atleta. Tudo bem que após uma conquista de um Mundial Sub-20, toda pressão já foi por água abaixo...
Altas: Iván Moreno y Fabianesi, Lucas Wilchez, Leandro Desábato, José Basanta, Diego Galván, Juan Manuel Salgueiro e Edgar González.
Baixas: José Sosa, Mariano Pavone, José Luis Calderón e Mauricio Casierra.
A incógnita ainda persiste. Juan Román Riquelme renovará com o campeão das Américas? O clube ainda continuará se saindo bem, apesar da saída de três de seus principais jogadores na conquista da Copa Libertadores? Assim passa o Boca Juniors as vésperas de estrear no Campeonato Argentino. O fato de Román ter propostas do Atlético de Madrid coloca uma pulga atrás da orelha do jogador. O fato de disputar o Mundial Interclubes, em dezembro, pesa para que ele fique no plantel xeneize, no entanto, a proposta do clube espanhol é milionária.
Ainda continuam no clube Palácio e Palermo, mas sem as assistências precisas de Riquelme, por enquanto, para os dois campeonatos que o clube disputará. Matías Maidana e Álvaro González chegam para suprir o plantel após a saída de nove atletas, incluindo o enganche. Favorito a título? Sempre, assim como os últimos três clubes citados acima e outros que correm por fora. A situação que é complicada.
Altas: Matías Maidana e Alvaro González. Julio Barroso
Baixas: Clemente Rodríguez, Daniel Díaz, Guillermo Marino, Aldo Bobadilla, Sergio Orteman, Bruno Marioni, Juan Forlín, Juan Román Riquelme (?) e Santiago Villafañe.
TORNEIO APERTURA - CLUBES - PARTE V
O Rojo foi a primeira equipe a contratar. O jovem paraguaio Cristian Ledesma chega como uma das esperanças de gol. No entanto, o clube não contará com o atleta no início da temporada por ter rompido o menisco no último dia 23 e só retorna em 35 dias. Problemas: alguns, principalmente no gol com a perda de Oscar Ustari, que defenderá o Getafe, da Espanha.
Altas: Cristian Ledesma, Matías Oyola, Ricardo Moreira e Lucas Mareque.
Baixas: Sergio Escudero, Sebastián Carrizo, Oscar Ustari, Emiliano Armenteros, Juan Eluchans, David Abraham e Federico González..
Com várias peças a serem ajustadas a menos de um dia da estréia, o Gimnasia LP chega como um coadjuvante nesta nova temporada. Com algumas contratações inexpressíveis, a equipe pretenderá ficar, no máximo, na zona de classificação para Sul-Americana do próximo ano.
Francisco Maturana já começa pendurado pela péssima campanha no último campeonato. O colombiano pode, até mesmo, ser demitido em menos de cinco rodadas, se não ocorrer após um vexame em casa ante o recém promovido Tigre. A situação é árdua e assim se manterá até o fim da temporada...
Altas: Sebastián Cejas, Nicolás Medina, Elvio Friedrich, Pablo Batalla e Federico Domínguez.
Baixas: Juan Carlos Olave, Diego Herner, Gustavo Semino, Germán Basualdo, Roberto Cornejo e Antonio Pacheco.
A classificação para a Sul-Americana e para a Libertadores do próximo ano se torna cada vez mais normal para o simples clube argentino que nunca conquistou um título na primeira divisão – o mais conceituado foi a extinta Conmebol, em 1995 – Com algumas boas contratações, como José Sand e Lautaro Acosta, da Sub-17.
O clube chega com fama de tirar pontos dos maiores, no entanto perde para os menores clubes. A conquista do título é um sonho distante, principalmente com as forças de Boca Juniors, Estudiantes e San Lorenzo, além do River Plate. O clube deve mesmo é lutar por vagas nas competições continentais de 2008-2009 (Libertadores e Sul-Americana).
Altas: José Sand, Jadson Viera, Roberto Malingas Jiménez, Adrián Peralta e Leonardo Sigali, Lautaro Acosta
Baixas: Cristian Fabbiani, Mauricio Romero, Sebastián Leto, Rodrigo Archubi e Javier Almirón.
Dos grandes clubes argentinos, o Vélez foi a equipe que contratou mal. Apesar da chegada de Victor Zapata, renegado no River Plate, Pablo Lima, Leonel Rios e Jorge Núñez não passarão de coadjuvantes na equipe. Com o dinheiro desembolsado com a transação de Zarate para o futebol árabe, esperava-se nomes melhores, algo ilusório para o sofrido torcedor.
Para piorar, a debandada de jogadores faz com que a equipe fique, ao lado do Gimnasia LP, como a menos preparada para iniciar o torneio. Não será espantoso ver o clube nas posições de baixo. Sorte que na Argentina funciona o promedios, senão séria uma das favoritas a B Nacional da temporada 2008/2009.
Altas: Jorge Núñez, Víctor Zapata, Pablo Lima e Leonel Ríos.
Baixas: Lucas Castromán, Emiliano Papa, Sebastián Ereros, Iván Moreno y Fabianesi, Mauro Zárate, Ariel Broggi, Gastón Sessa, Javier Robles, Pablo Batalla, Santiago Bianchi e Pablo Pérez.
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
TORNEIO APERTURA - CLUBES - PARTE IV
O fato de jogar duas competições ao mesmo tempo pode pesar para esse estreante que não quer se passar por coadjuvante (apesar de enfrentar logo de cara o San Lorenzo, nos dia 14 deste mês com o a volta marcada para o dia 06 de setembro). Gustavo Alfaro certamente irá ter alguns problemas para acertar a equipe, mas como uma equipe com pinta de revelação, tudo pode se esperar.
Altas: Diego Villar, Jossimar Mosquera, Israel Damonte, Cristian Díaz, Sebastián Carrera, Martín Andrizzi, Andrés Ylliana, José Luis Calderón e Leonardo Ulloa.
Baixas: Mauro Obolo, Lucas Valdemarín, Jorge Ortiz, Ibrahim Sekagya, Cristian Llama e Luis Figueroa. Gastón Esmerado será cedido.
O péssimo Torneio Clausura colocou em cheque a vida do Banfield após aquele torneio. Classificado para a Libertadores deste ano após uma boa temporada 2005-2006, a equipe alviverde fracassou onde sequer passou a segunda-fase (assim como Gimnasia LP e River Plate), além de ficar entre os últimos na classificação. E para pior, perdeu jogadores importantes como Maidana, Lujambio, Andrizzi e Chatruc.
Com algumas contratações regulares – Ariel Broggi é o principal destaque – a equipe pretende demonstrar o porque de ter se classificado para aquela Libertadores. O novo técnico, Juan Manuel Llop mostrou que pretende fazer o melhor, uma vez que a pré-temporada foi finalizada de forma invicta (goleada sobre o Arsenal, vitória ante o Vélez, empate com o San Martín e outro massacre contra o Defensor Sporting, do Uruguai). Será que vai?
Altas: José Devaca, Ariel Broggi, Diego Herner, Jairo Patiño, Nicolás Pavlovich, Nilo Carretero, Luis Figueroa y Esteban Bujàn.
Baixas: Martín Andrizzi, Carlos Galván, Silvio González, Josemir Lujambio, José Chatruc, Roberto Salvatierra, Cristian Bardaro, Julián Maidana, Hernán Pagés y Angel Morales.
A crise econômica revelada pela diretoria ao fim da temporada passada fez com que o Rosario Central contratasse o mínimo de jogadores possíveis para se reforçar para a temporada que se inicia neste fim de semana. No entanto, Martín Arzuaga, vice-artilheiro do Clausura, assim como Emiliano Papa chegam como os destaques para essa nova temporada ao comando de Carlos Ischia.
No entanto, uma de suas principais peças foi embora. Angel Di María, destaque no Mundial Sub-20 no Canadá, onde a seleção argentina conquistou o seus sexto título o bi-campeonato, foi vendido ao Benfica por cerca de € 6 milhões, algo em torno de R$ 15,5 milhões. O jovem atacante fará muita falta para essa equipe que busca se reestruturar, principalmente após uma pífia campanha com um bom plantel. O jeito é promover outro atleta das categorias de base e com um nome tanto como, profano (ao menos no Brasil) Milton Caraglio…
Altas: Martín Arzuaga, Emiliano Papa, Oswaldo Vizcarrondo, Federico Martínez, Eduardo Martínez Colombo, Pablo Farías e Enrique Seccafién.
Baixas: Angel Di María, Andrés Díaz, Ariel Garcé, Roberto Acuña, Leonel Ríos, Cristian González, Germán Alemano e Ricardo Moreira.
Sem um título desde 2001, os comandados pelo experiente Gustavo Costas pretendem, ao menos, não fazer feio, algo que fez nas últimas temporadas. Classificar-se para as copas é mais do que um sonho, imagine então o título. O dedo do treinador pode reverter esse quadro, é fato, mas a tarefa é árdua, mas não impossível.
Altas: José Chatruc, José Salcedo, Marcos Cáceres, Erwin Avalos, Mauricio Ferradas e Hilario Navarro.
Baixas: Gonzalo Bergessio, Sebastián Romero, Celso Esquivel, Sergio Romero, Ezequiel Miralles, Sixto Peralta, Martín Vitali, Francisco Maciel, Juan Manuel Torres e Hernán Barcos.
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
TORNEIO APERTURA - CLUBES - PARTE III
Ou seja: Hoje tem trabalho dobrado para compensar o erro. Oito clubes serão retratados hoje, restando outros oito para os próximos dois dias. Você conhecerá um pouco mais de Argentinos Juniors, Gimnasia Jujuy, Colón, Newell’s – na primeira parte – e Racing, Banfield, Arsenal e Independiente – na matéria dois. Lembrando que a ordem dos times é em relação às chances de serem rebaixados na próxima temporada, em ordem decrescente.
Após um regular retrospecto no Clausura 2007, o Argentino Juniors chega para essa temporada com um plantel renovado e com bons jogadores, como Sérgio Escudero, Nicolas Saucedo, Andrés Romero, dentre outros. É fato que perdeu alguns jogadores, mas nada que uma boa pré-temporada para ajudar a entrosar a equipe. Isso porque, em um torneio nos Estados Unidos, a equipe conquistou, nos pênaltis, o título da Copa Futebol Mania, disputada em Seattle. Os adversários foram o Atlas, do México.
A luta principal não é pelo título. Apesar dos bons jogadores, o clube luta para somar o máximo de pontos necessários para escapar da degola ao fim da temporada, no meio do ano que vem. O sonho do segundo título na história vai demorar mais um pouco, com certeza – na primeira divisão o Bicho ganhou em 1985, assim como a América. Nós promedios, o Argentinos é o primeiro clube acima, o que abre um pouco de pânico nos torcedores do clube que revelou Diego Armando Maradona, o maior artilheiro do clube na história com 116 gols.
Altas: Andrés Romero, Nicolás Saucedo, Roberto Battión, Sergio Escudero, Juan Mercier, Martín Cabrera, Juan Savia, Alejandro Delorte e Alvaro Pereira.
Baixas: Marcelo Pontiroli, Pablo De Muner, Leandro Desábato, Facundo Pérez Castro, Gonzalo Choy González, Sebastián Carrera, Leonel Núñez, Rafael Viotti e Matías Córdoba..
Em silencio o Gimnasia de Jujuy adquiriu quase todos os reforços pedidos por Mario Gómez e partiu para Salta onde realizou a pré-temporada. Com pouca repercussão pela imprensa argentina durante essa preparação é incerto o que se pode esperar do clube.
Sabe-se que o clube mais um na luta contra o rebaixamento. Sem muitas cras conhecidas e renomadas, algo normal para o futebol argentino nesta temporada, o clube de Jujuy que, ao menos, melhorar a campanha realizada no último Clausura, onde terminou em penúltimo lugar, acima apenas do massacrado Quilmes. Um trabalho mais do que longo para um clube humilde como esse. E com humildade é que se chega longe...
Altas: Facundo Pérez Castro, Juan Manuel Herbella, Matías Miramontes, Eric Chmil, Darío González, César Carranza, Gabriel Ruiz, Nereo Fernández, Gabriel Loeschbor y Héctor Desvaux.
Ao comando de Leonardo Astrada, o Colón chega frustrado para a temporada. Sem Fuertes e Arzuaga, nomes solicitados pelo treinador, o clube terá de contar apenas com seis simples reforços e com a saída de outros vários atletas, como José Sand que foi para o Lanús. A pré-temporada, por sinal, foi no próprio país e com poucos amistosos (apenas contra times locais e de pouca expressão).
Ao comando de Astrada, a equipe entrou em ascensão no Clausura, onde terminou em sétimo lugar – a equipe chegou a estar entre os quatro últimos em boa parte da competição – o que deixa os torcedores um pouco mais animados. Mas, sem bons reforços e uma grande debandada de jogadores, a equipe terá um bom retrospecto? É esperar para ver.
Baixas: Germán Rivarola, José Sand, Diego Barrado, Gastón Esmerado, Jorge Guagua y Guillermo Imhoff. Sebastián Malandra, Martín Bravo e Fernando Alloco
Apesar da forte crise financeira que atingiu o clube no início do ano, o Newell’s Old Boys se reforçou bem para essa primeira parte da temporada. Repatriou Rolando Schiavi, que estava no Grêmio, adquiriu os passes de Pablo Aguilar e Jonny Peralta, além Matías Donnet e outros mais.
O bom torneio após a chegada de Pablo Marini, que praticamente livrou a equipe de uma crise maior, a equipe chegou a figurar dentre os sete melhores, mas a falta de regularidade fez com que terminasse apenas na 14ª colocação. Para essa temporada os sonhos são diferentes. Primeiramente, sair da zona dos oito que estão em risco e depois garantir-se em uma competição continental.
Principalmente se Ortega assinar com o clube, uma vez que o River pretende Justo Villar para a próxima temporada e o clube rosalino só o libera em caso de troca... No entanto, terminam-se amanhã o prazo para inscrições. Os torcedores aguardam ansiosamente a chegada de Burrito!
Altas: Rolando Schiavi, Marcos Gutiérrez, Pablo Aguilar, Diego Barretto, Jonny Peralta, Alejandro Da Silva, Matías Donnet e Diego Torres.
Baixas: Oscar Cardozo, Carlos Araujo, Adrián Peralta, Sebastián Arrieta, Mauro Cejas, Gastón Aguirre e Nahuel Guzmán.
Créditos:
Mercado de transações: TyC Sports http://www.tycsports.com/notas.php?id=31161
Escudos: Distintivos.com.br http://www.distintivos.com.br